Ai, vai sair... Ai, vai sair... Mas por que raio não pode ficar?

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Tenho um futuro espectacular à minha frente. Tenho 5 anos de contrato com o Benfica, o que é que posso querer mais?

Mais um grande jogo (meteu Alan no bolso com uma pinta do caraças) e mais umas grandes declarações.

E apesar de quase toda a gente estar resignada com a sua saída no final da época, eu não consigo fazer o mesmo. Lamento. Não me resigno a ver um jogador fabuloso, seguramente um dos melhores defesas esquerdos de sempre da História do Benfica, e que adora estar no clube, sair de uma maneira tão pacífica.

De uma forma que ainda não consegui perceber muito bem, conseguiu-se transformar isto numa inevitabilidade, numa fatalidade, numa trapaça cruel de um destino que há muito está escrito e não pode ser alterado. Pode. O Coentrão é um menino de 23 anos que pode e deve ficar no Benfica mais tempo. A história dele no Benfica ainda só agora está a começar e já lhe estão a arranjar um final. Um final piroso, como daqueles filmes que parecem prometer muito mas que acabam de maneira completamente idiota. Eu não quero esse final. Quero outro. Um que faça sentido. Estou farto de coisas sem sentido no Benfica.

Afinal o Benfica é ou não é dos sócios? Só por brincadeira, experimente-se fazer um referendo para ver quantos sócios quererão que o Coentrão saia. Assim de repente, só me lembro de dois ou três, e estão todos na administração da SAD. O problema é o dinheiro? Vendam outros jogadores que andam no relvado a coçar a micose ou outros para quem tanto faz estar no Benfica como estar no Terek Grozny a encher os bolsos de rublos, parem de fazer contratações imbecis como Menezes e Patrics, reduzam a folha salarial das carradas de emprestados a ganhar balúrdios como Zoros e Jorges Ribeiros. Avancem com o naming do estádio. Apertem os tomates ao Oliveira. Arranjem um patrocinador pessoal para o Coentrão. Vendam rifas nas escolas. Vão pedir para a porta das igrejas. Vão à noite para o Intendente ou para o Parque Eduardo VII. Desemerdem-se.

Mas mantenham os bons e que querem cá ficar, porra! É para isso que aí estão. Vender craques qualquer um faz, até o senhor Anacleto da mercearia ali da esquina.

13 comentários:

Anónimo disse...

ridiculo. mesmo com renovacao do oliveira ou com o que for, o benfica tem que fazer dinheiro a serio com vendas de jogadores.

e impossivel o benfica pagar ao nivel dos colossos em termos de salarios.

o fabio pode fazer as declaracoes, e bonito, os adeptos gostam, mas o fabio quer ganhar muito mais.

obvio que temos que vender o fabio. eu tambem queria que fosse em 2012. ou mais tarde. mas sou realista.

rkc disse...

Qual é que é o jogador que preferia estar no Terek Grozny? Não abram a pestana à merda que a CS vos enfia na cabeça não...

Mais uma vitória com assinatura do melhor marcador estrangeiro de sempre do Benfica.

RC disse...

Eu acho que tens razão, em ficar indignado, porque eu também o fico. Mas infelizmente a verdade é que isto é tudo um negócio, onde é preciso gerar dinheiro para se continuar a rolar.
Poder-se-ia fazer as coisas de muitas maneiras, incluindo arranjar um Departamento para o Coentrão (isto era uma piada à lá Futre).
Mas não depende só do Benfica. Na Gala de aniversário do Benfica, o LFV disse mesmo ali ao lado do Coentrão quando ele recebeu o prémio "Só te falta dizer que vais ficar até ao fim do contrato".

O problema é tudo o que está por trás, o jogador por muito amor que tenha à camisola, isto é o emprego dele e como todos nós, queremos mais, mais dinheiro, novos projectos, etc, etc.

Depois disso há os empresários que lhes interessa vender jogadores e ganhar comissões e pressionam os jogadores a fazerem de tudo para que os deixem ir.
Por isso, muitas vezes não é só uma questão de dinheiro no ordenado, porque o Luisão continua por cá, o contrato do David Luiz foi revisto, o do Sidnei também, o do Cardozo, etc, etc, etc.

E eles aceitam os contratos. Num emprego normal, se tu não aceitas as condições que o teu patrão te propõe, vais embora e o risco de arranjar outro emprego é teu, no futebol é ao contrário, se a empresa te oferecer melhores condições e tu aceitares e mesmo assim achares que ainda arranjas melhor, é só uma questão de fazeres birra, baixares o rendimento, etc. E logo virá outro clube para te ir buscar.

Enquanto não se mudarem leis de fundo em relação às transferências, aos ordenados dos jogadores, etc, vai ser sempre assim. Quem tem mais dinheiro vai aliciar sempre a maioria dos jogadores. É triste, mas é assim.

Anónimo disse...

Eduardo VII não, isso é para os rabetas lol.
A falar a sério, tens toda a razão e pelo que me pareçe, nem o próprio está com essa vontade toda de saír. Pessoas como o Coentrão merecem contratos a sério e sim, acabar com a molhada de emprestados e ficarem só com os de qualidade para um regresso à Luz. Zoros e semelhantes, se não se conseguem vender, é deixarem saír a custo zero, pois estamos a pagar salários para nada. Dar muito mais atenção às contratações, pois temos alguns que nem no scp conseguem jogar.
Enfim, pensar muito bem antes de comprar.

Miguel

Anónimo disse...

RC, disseste a realidade toda, ordenados loucos, empresários, etc. As leis têm de mudar, pois meia dúzia de clubes têm os melhores do mundo e depois têm a aquecer o banco Kaka, Higuain, etc, etc. Eu não acho isso normal; toda a equipa tem banco, mas jogadores desses no banco é crime, e como tal, e graças a essas leis dá nisso. Para mim é crime como disse, ver gente dessa alí esperando uma oportunidade???

Quero ver a lei dos estrangeiros voltar, pois promovia-se a cantera e este tipo de jogadres estariam noutras equipas a jogar e até quem sabe no nosso SLB. É fundamental acabar com o mercantilismo no futebol, mas infelizmente existe nuito tacho dependente dele e esses não querem que nada mude.

Miguel

Marciano disse...

Os dois ou três (...) que estão na SAD e que querem dar o Fábio Coentrão, NÃO SÃO BENFIQUISTAS!!!!!

JS disse...

O problema é óbvio: $$$!

É o jogador que melhor encaixe pode trazer este Verão.

Pessoalmente preferia vender Cardozo (mas alguém dá mais que 15M?), deixar Salvio e... quem é que o Benfica pode vender por mais de 10 ou 20 milhões?

Eu adorava continuar com Coentrão, vai se mesmo um rombo na equipa, mas parece-me inevitável tendo em conta a linha de financiamento que tem decorrido. Coentrão será uma espécie de Rui Costa duas épocas depois.

P.S.: No mínimo que vendam apenas pelos 30M (e vale mais). Em caso de facilitação de negócio, como troca, que nunca passe dos 25 para baixo e que o jogador 5M€ seja um jogador que nos valha 10/15M€ para cima.

Adamastásio disse...

"quantos sócios quererão que o Coentrão saia. Assim de repente, só me lembro de dois ou três, e estão todos na administração da SAD."
Na mouche.

Anónimo disse...

E eu a pensar que o Paulo Cardozo era o vidente das estrelas, mas não, enganei-me, temos outros por aí...
É que pagar as contas também é necessário.

Éter disse...

Quais contas? Os salários das dezenas de emprestados? Os sucessivos empréstimos que permitem torrar milhões em jogadores sem qualidade? Ainda não percebeste que o problema é mesmo esse, ter de pagar contas que nem sequer deveriam existir?

Mas tudo bem, a saída do Coentrão estava escrita nas estrelas, não é?

Méééé, méééé.

Tomás Pizarro disse...

Caro Éter, eu quando falei de contas, não me estava a referir a pagar salários a jogadores com falta de qualidade que nós temos. Referia-me sim às restantes contas do universo Benfica. Sou completamente a favor da tua linha de pensamento e conservar os nossos grandes jogadores, aumentar os salários a quem merece pelo que fazem em campo. Mas hoje penso que ainda não podemos competir com o RM, Chelsea, etc, etc. É complicado manter esses jogadores em matéria de salários, projecção de carreira e por aí a diante. Nós sabemos isso ao fim de cada época, não é verdade? Espero para breve, poucos mais anos, as finanças serem consolidadas para os podermos manter; hoje, lamento, mas sei que ainda não é possível tal.
Desculpa, mas acho que era escusado o mééé, pois nunca fui de ser carneiro. Penso pela minha cabeça, por vezes mal, outras bem.

Saudações benfiquistas!

Éter disse...

Se tal não é possível é porque se apostou num modelo de gestão errado, que enche os cofres mas prejudica a componente desportiva, como se viu nesta época em que temos um plantel desequilibrado e com poucas soluções em determinados sectores, isto apesar dos milhões encaixados com Di María, Ramires e David Luiz. É tempo de alterar esta política de gestão ou então só somos campeões de 5 em 5 anos.

Eu gosto de discutir as coisas com educação, mas quando alguém se arma em esperto eu faço o mesmo. O mééé foi tão necessário (e estúpido)como o Paulo Cardozo.

Abraço

Anónimo disse...

Tudo bem, defendemos o mesmo. Amigos como dantes.

Abraço,

Miguel

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.