Não ler se estiver sensível

sexta-feira, 12 de novembro de 2010


Queria fazer um post à séria, mas estou com trabalho que dá para três de mim, pelo que vai ser curto e directo ao assunto.

É sobre militância, capacidade de mobilização e atracção para os jogos em casa.

Média dos jogos em casa para a Liga: 5 jogos: 42.125; 64,8% Ocupação, mas já tivemos Braga e Zbording

Média dos jogos em casa para a Liga: 2 jogos: 36.200; 55,7% Ocupação, já tivemos o Lyon
Média dos jogos em casa para a Taça: 1 jogo: 23449; 36% Ocupação, com o Arouca

Se este é o clube com mais sócios do mundo, se se venderam 30.000 redpass este ano, deixem-me dizer que estas assistências são uma vergonha.

Não somos capazes, consecutivamente, de encher o nosso Estádio, que leva quase metade do que já levou em tempos.

A responsabilidade é tripartida: Equipa, Direcção e Adeptos, mas eu só queria mandar um recado aos adeptos, porque da incapacidade da equipa em atrair as massas ao Estádio este ano já se falou e da direcção responsável pelas vendas de bilhetes falarei noutro dia.

Para um clube que tem milhões de adeptos, 200.000 sócios é alarmante ver que dos 50.000/60.000 dos dias de festa passamos sistematicamente para os 35.000 da ordem (sim, somos sempre os mesmos...).

Esta incapacidade de, enquanto adeptos, não sermos insensíveis a resultados desportivos, de independentemente do ciclo desportivo da equipa garantir o apoio ao Domingo em casa, é um desafio fundamental que temos de ultrapassar.

Claro que o clube pode ajudar com incentivos à compra de bilhetes (e que actualmente nada faz), mas a barreira mental e atitudinal está também nos adeptos e essa tem de ser estilhaçada como o vidro do nosso autocarro cada vez que ruma ao Norte.

Ou querem ver afinal que a Mística do Benfica, que BG afirmou ser a "incomparável massa associativa que não desiste e acompanha a sua equipa", são só 35.000? Os 35.000 que vão estar mais uma vez no jogo com a Naval?

6 comentários:

JNF disse...

Mas a culpa principal é precisamente dos adeptos, não da direcção nem da equipa. É uma vergonha. A área metropolitana de Lisboa tem 2,5 milhões de habitantes, seguramente mais de 1,3M serão do Benfica. Como é possível que, se amam tanto o clube, não estejam lá? Só se lembram quando estamos à beira de ganhar um campeonato, é triste.

Anónimo disse...

Infelizmente moro a mais de 300 km de Lisboa, por isso só consigo ir à Luz umas 2x por época... se morasse em Lisboa seria bem diferente!

Águia Preocupada disse...

Não falto a qualquer jogo (vivo a 5 minutos a pé do estádio!)faça chuva ou sol, seja á tarde ou altas horas da noite! Mas convenhamos que sair de casa, andar quilómetros de carro ou em transportes públicos, gastar um dinheirão e ter que "gramar" espectáculos deprimentes como foi o caso do jogo com o Lyon, não é motivador nem entusiasma ninguém!
Coloca-se a velha questão: São os adeptos que puxam pela equipa ou a equuipa que puxa pelos adeptos? Cá pra mim, esta última é a vencedora!

aNNóNNimo disse...

Apesar de sócios, os preços dos bilhetes (+ o estacionamento, + as buchas + a cervejola e a cola, para mim e para o meu filho- ainda universitário - ao intervalo) e os horários dos jogos são realmente muito, como hei-de dizer...

...'convidativos', para uma e única bolsa!

FelDriX disse...

Uma vez para o MBA estudei esta história das assistências e não tenham dúvidas, o que leva as pessoas ao estádio são resultados e bom momento da equipa. Dantes ainda se podia falar dos estádios e de apanhar chuva, hoje em dia já não é bem assim... Se bem que já apanhei uma bela molha no Glorioso.

E um pouco off-topic, já viram esta breve notícia no pasquim record? Continuo a dizer que o pior dos 5-0 é o facto de estarem esquecidos e branqueados os roubos e tráfico de influências que me parecem existir com muita força...

"O avançado Pires, titular nos últimos quatro jogos do Portimonense (com o Aves, por duas vezes, para a Taça da Liga, e frente a Vitória de Guimarães e Académica, para o campeonato) não integra o lote dos convocados para o jogo de domingo no Dragão, contra o FC Porto, por opção de Litos."

JNF disse...

Estacionamento? Vai de transportes.
Buchas? Come em casa.
Cervejola? Não bebas.

É o que eu faço, sai-me bem mais barato.

Percebo a tua indignação, mas temos de escolher prioridades. A minha é ver o Benfica, como a tua, certamente. Mas temos de abdicar de algo.

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.