Desinteresse fatal

domingo, 28 de novembro de 2010

“Foi só mais um jogo de futebol. Não é propriamente importante na minha vida pessoal. Que se lixe a falta de atitude, profissionalismo e humildade de quem representa o SLB nos dias de hoje, é só um clube.

Com a crise, os impostos, a família… tenho muito mais que me preocupar do que com o estado actual do Benfica.”

Sócio do Benfica

Os últimos 20 anos mataram a Mística. Muitos Benfiquistas andam agora escondidos, saem debaixo da pedra nos bons resultados, vão para a rua nas escassas conquistas. Mas já não há motivação e interesse para acompanhar e sofrer com o clube.

Já não se consegue encher um estádio com metade da capacidade dos anos 80, não se consegue encher os estádios dos adversários como no passado. O clube que punha 120.000 na Luz leva agora 50.000 num dia bom, 30.000 num Domingo qualquer.

A ligação com o clube, algo emocional no passado, passou a ser racionalizada pela vasta maioria dos benfiquistas, confrontados com todas as preocupações que os rodeiam.

Aquilo que era um prazer é agora uma fonte de preocupação e gozo alheio. E a maioria dos adeptos não está para deixar que isso os afecte – dizem já “Eu nem ligo muito a futebol”.

Aquilo que era gerado pela simbiose clube-adepto só surge agora nos momentos de significativo empenho e luta dos atletas, consubstanciados em resultados positivos. Fora desta dinâmica, a maioria dos benfiquistas, excepto os 30.000 do costume, revelam desinteresse.

O maior desafio do Benfica não é ganhar o Campeonato ou a Liga Europa. É conseguir reconquistar a sua massa associativa (incomparável no passado), que neste momento não se identifica com o clube.

São eles que têm a capacidade de empurrar a equipa para os ciclos positivos, mas como vemos andam afastados do Benfica, assim como os jogadores estiveram afastados das camisolas que jogaram sozinhas em Israel na 4ª Feira.

Há jogo hoje? A que horas? Na TVI? Pode ser que veja, dizem muitos.

3 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Post muito pertinente e realista, caro Luís. Infelizmente, os benfiquistas (grande maioria) já não mostra aquela crença que tinha, excepção à última época.

Abraço.

JNF disse...

Percebo que muitos adeptos se sintam assim, têm razões para isso. A vida não se esgota no futebol e se há coisa que o nosso clube, pela sua grandeza, devia dar era alegrias.

patriarca disse...

EXCELENTE TEXTO, que de facto revela, diz, afirma, constrói, a realidade dos factos passados, recentes, presente e até simboliza o futuro, sem mordaça de clubismo, mas A VERDADE NUA E CRUA, da realidade que muitos não querem e outros muitos não deixam que se ouça, que se veja, que se sinta, é isso é o Verdadeiro Benfiquismo, o Verdadeiro "Amor ao Clube" que está em causa, é a Máfia constante e seus ataques ferverosos, cruéis, sem compaixão, sem regras, que MINAM todas as estruturas do Benfica INCLUINDO os Sócios e Apoiantes destes Glorioso Clube, que mesmo contra as AGRURAS dos resultados, contra tudo e contra TODOS lá vai "arrecadando" a cada dia que passa MAIS SÓCIOS e porque será que esses que recentemente, que presentemente que futuramente, mesmo vendo, assistindo o disvirtuosismo ganhador Encarnado, Vermelho, Benfiquistas, querem com o seu contributo, que lhe custa mensalmente SUOR E LÁGRIMES, fazer parte desta Grandiosa, Gloriosa e Desarmoniosa Familia Benfiquista, afinal o Benfica É GRANDE, a Familia Benfiquista é ENORME e quando finalmente um dia a UNIÃO tão desejada deste tão grande aglomerado de gente boa se faça na REALIDADE, NINGUÉM, mas mesmo NINGUÉM nos consegue fazer frente, em todas as virtuosidades da vida sejam elas Boas, menos boas ou até assim, assim, mas nessa altura chegaremos a um patamar que embora alguns quizessem destruir, outros pela sua insistência, conseguiram de forma INDISTRUTÍVEL chegar ao Cume, onde áureos proventos sairão como chamas de fogo encarnado para as encostas dos mal aventurados que profeciavam somente amarguras e incertezas, mas será tarde para eles e o recomeço com Glória dos que nunca Desistiram, nem desistirão.
Força Glorioso Benfica, Avante pela tua Glória.

patriarca

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.