Mister, isso não é ousadia

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Mais grave do que a derrota de ontem e consequente afastamento da Champions é o meu receio de que Jesus, ao afirmar que "a equipa não foi recompensada pela ousadia", vá continuar a insistir naquele esquema táctico com aqueles jogadores.

O mister que me desculpe, mas a táctica que ele concebeu para o actual plantel do Benfica tem tanto de "ousadia" como eu ir saltar de pára-quedas mas durante a queda não o abrir. "Ousadia" seria eu retardar ao máximo a abertura do pára-quedas. Não o abrir é... como é que hei-de explicar... Insensato? Não, é demasiado brando... É estúpido. É profundamente estúpido. Ninguém joga assim, ok? Nem Barça, nem Real, nem Manchester, nem Chelsea, nem Bayern, nem Lyon, nem Inter, nem Milan... Ninguém!

Ó mister, aquilo não é 4-4-2 nem é 4-1-3-2. Aquilo é seppuku ao melhor estilo dos grandes épicos do mestre Akira Kurosawa. Aliás, se o homem ainda fosse vivo e assistisse a um jogo do Benfica era bem capaz de processar o Jesus por plágio de uma cena do Ran - Os Senhores da Guerra.

Para ilustrar o que escrevi deixo aqui um esboço de como eu vejo o Benfica em muitos momentos dos jogos (a posição do David Luiz é mais ou menos indiferente porque ultimamente ele não quer nada com aquilo).


Isto é um amontoado de jogadores na frente e os de trás que se amanhem como puderem...

O último jogo do campeonato que me encheu as medidas foi contra o zbordin e isso já foi em Setembro, caramba! Exibição sólida, dominadora e o zbordin só não saiu da Luz de saco cheio por sorte.
Quem saiu da Luz de saco cheio foi, aqui há uns dias, a Naval. Mas apesar da goleada o Benfica revelou falhas defensivas gritantes e só não levou três golos porque estavam lá o Roberto e os postes. A nação benfiquista ficou entusiasmada com os 4-0 (e eufórica com o golo do Nuno Gomes) mas os males ficaram ali bem à vista de quem os quis ver.

A principal diferença entre estes dois jogos é que contra o zbordin jogaram de início Martins e Peixoto (é coxo e assobiam e mais não sei quê mas o homem equilibra a equipa, como se viu no banho de bola ao Lyon na Luz) e contra a Naval jogaram Salvio e Gaitán.
Caso ainda ninguém tenha dado por ela, estes dois miúdos não podem jogar os dois ao mesmo tempo de início, cada um em sua ala, porque isso significa uma imensa auto-estrada para o adversário. A facilidade e velocidade com que as outras equipas fazem a transição defesa-ataque contra o Benfica chega a ser penosa de ver. Continuar a insistir em Salvio e Gaitán vai trazer mais dissabores. Jesus tem que acabar com este desvario.

Por último, quero só deixar bem claro que sou totalmente a favor da continuidade de Jesus no Benfica e julgo que é tremendamente irresponsável estar a pedir a sua cabeça. Já chega desta loucura dos últimos anos de ter um treinador por época.

3 comentários:

Jotas disse...

Neste jogo, ficou mais uma vez evidente algo para que tenho a chamado constante a atenção, ou seja, o Benfica apresenta-se em campo partido em dois, o quarteto defensivo e Javi Garcia e o os 5 que atacam, ou seja, o meio campo do Benfica esta completamente partido, há os que atacam e o Javi a defender, simplesmente porque mais ninguém ajuda em tarefas defensivas, tornando assim a equipa demasiado permeável, ao contrario da época passada em que o bloco funcionava, porque quer Amorim, quer Ramirez ajudavam muito em tarefas defensivas e do outro lado, Di Maria não só ajudava a defender, como flanqueava o jogo, dando profundidade e velocidade nas transições, ora se isso já não existe no Benfica, porque raio insistir num sistema de jogo sem jogadores para lhe darem asas? Julgo que a isso chama-se incapacidade de ver mais alem e Jesus, insiste naquilo que já todo o mundo viu não ser possível no plantel actual.

Paulo Da Silva disse...

Enorme Éter, concordo em tudo com a tua analise ao jogo de ontem.
Ao ver o onze inicial pensei logo cá para comigo... isto vai dar merda... preferia estar errado mas enfim.
Como dizes e bem Gaitan e Salvio não podem jogar ao mesmo tempo.
A equipa fica coxa e abre-se uma enorme auto estrada e como se diz e bem, maior número de atacntes não quer dizer que haja própriamente maior qualidade a atacar.

Abraços meu caro.

Anónimo disse...

Mas que imagem mais acertiva! é Mostrar isso no estádio!

http://forcamagicoslb.blogspot.com/2010/11/agora-minha-vez.html

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.