Falta de respeito

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Gosto bastante de humor inteligente, e normalmente pouco me importa se é extremamente ofensivo. Tem mesmo é que ser inteligente. Actualmente o expoente máximo desse humor corrosivo e tremendamente negro em Portugal é talvez o Rui Sinel de Cordes, que tinha um programa na Sic Radical chamado Preto no Branco, onde chegou a fazer piadas à custa de doentes em estado terminal. Compreendo que isso possa chocar muitas pessoas, mas na minha opinião o humor não deve ter qualquer espécie de amarras. No entanto, há que fazer aqui uma ressalva importante: tem que ser dado ao espectador o poder de decidir se quer estar sujeito a ouvir certo tipo de graçolas, ninguém pode ser obrigado a ouvir aquilo de que não gosta. Desse modo, quem estiver a ver um programa na televisão, pode simplesmente mudar de canal; por outro lado, se estiver a assistir a um espectáculo, pode levantar-se e sair.

Com base neste preâmbulo, vou agora passar para o espectáculo de Francisco Menezes ontem na Gala do Benfica. O tipo de humor brejeiro e confrangedoramente básico que esse rapaz pratica não consegue provocar-me sequer um mero sorriso. Claro que isto é um problema meu, e só meu, e há com toda a certeza muita gente que ri bastante e aprecia o trabalho do moço (até porque se assim não fosse ele nem seria conhecido). Assim, foi com prazer que utilizei o tal "poder do espectador" de que falei anteriormente: baixei o som da televisão, aproveitei para ir petiscar qualquer coisa à cozinha, mas ainda deu para o ouvir a gozar com os brasileiros.

Agora pergunto eu, como se estariam a sentir os jogadores brasileiros do Benfica enquanto ouviam aquele chorrilho de disparates? Alegres? Loucos de tanto rir? Pelas caras que a BenficaTv ia mostrando, não me parece que fosse esse o caso. Aliás, alguns deles estavam com uma expressão de tal maneira carregada que me pareceu que só lhes apetecia levantarem-se e ir embora dali, o que seria perfeitamente compreensível. Só que, infelizmente, aquilo era a Gala do Benfica e eles não podiam fazer isso, nem tão pouco tinham um comando para cortar o pio ao Menezes.

Eu confesso que não me importo nada que gozem com Portugal e com os portugueses, mas é preciso ter presente que há pessoas que levam esse tipo de graçolas muito a peito. Principalmente aquelas que estão longe da sua terra, e ainda mais os brasileiros, que amam o seu país como muito poucos povos. Obrigar pessoas a ouvirem falar mal do seu país, sem lhes dar outra alternativa, não se faz a ninguém. Considero que aquilo que se passou ontem naquele palco foi um ultraje para alguns atletas do Benfica. Senti uma profunda vergonha enquanto benfiquista e pedi mentalmente desculpa a todos eles.

Era bom que no próximo ano as pessoas responsáveis pela organização da Gala fizessem uma escolha. Ou o Menezes ou jogadores brasileiros.

3 comentários:

editor69 disse...

Meu...o quanto eu te entendo...
a minha sorte foi que tendo o MEO...fui passear o cão à rua e qdo voltei passei por cima do idiota...qual não é o meus espanto...teve direito a encore...segunda parte...POR FAVOR parem...aquilo de humor NÃO tem nada...é flat totalemente...percebo que haja quem goste mas porrra...2 anos seguidos?

Anónimo disse...

Também não gostei do que vi e ouvi por parte de Filipe Menezes, considerei completamente inoportuna a linguagem e os alvos do seu suposto espectáculo de humor. Não me identifico com este tipo de humor, recomendo algum cuidado da próxima vez. Fazer humor com o povo brasileiro ou com outros povos é normal, nós também somos objecto de humor por parte de outros desde que não seja ofensivo.
Como benfiquista peço desculpa!

Bimbosfera disse...

Boas!
Por acaso não vi a gala, gostava de ter visto, e não me ocorreu que podia ver a BenficaTV na net. Só me lembro da net para os jogos.
Duas coisas. Primeiro que tudo, sem ter visto, concordo em absoluto com o post. Da minha parte as minhas desculpas também como Benfiquista aos lesados.
Segunda coisa, do que me lembro, da primeira gala, foram lá três bem nossos conhecidos e aquilo correu minimamente bem, a piada do Zé Águas a segurar a Taça como ele segurava na filha, falo do RAP, e os outros dois Gatos Benfiquistas, no ano seguinte, ao que me constou, pois não vi, foi a Maria Rueff a fazer de «Zé Manel» o taxista do Benfica, e correu bem também, mas, ao que leio aqui, já é a segunda vez que dão oportunidade a esse atrasado do Menezes de ir tentar fazer humor à Gala do Benfica...
Que tristeza... Caramba, há tanto Benfiquista no ramo do humor, e certamente não falo de mim, apesar de ser Benfiquista e estar no ramo do humor há menos de dois meses, eheheh, que se deixaria de ter algo muito bom (eu não me considero grande espingarda, vou fazendo os possíveis para me rir com a bola e dar a rir a quem quiser, apenas) para apresentar na Gala, que é um evento único no clube e no ano, por isso, porra, atenção da próxima vez Benfica.
Atenção, não nos façam passar vergonhas!
Se não têm mais, ponham o Jesus «em conferência de imprensa» nos momentos de humor que a gente ri-se, irra!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.