O inconveniente do nosso modelo de contratações

terça-feira, 9 de agosto de 2011

O SLB optou desde há uns anos para cá, como sabem, por uma política de compra de activos com o intuito de identificar sobretudo jovens com elevado potencial de crescimento, que pudessem a curto prazo ser integrados na 1ª equipa do clube e mais tarde, alvos da cobiça de clubes de maior poder financeiro que permitiriam as mais valias necessárias à nossa subsistência.

Já no Sábado o Presidente reafirmou que esta questão é neste momento fulcral e faz parte do nosso modelo de negócio, pelo que se percebe e sobretudo se justificam as 10 ou 20 contratações por época, esperemos que baseadas em bom scouting, com o objectivo de encontrar novos “David Luiz” evitando os Filipes Menezes que proliferam por aí. Para além disso esta época, e esperemos que nas seguintes, a juntar aos activos de fora integramos também no rol de contratados um ou outro dos nossos juniores, pois a formação começa de novo a apresentar matéria prima de qualidade.

Já escrevi aqui também sobre a necessidade de ter 2 equipas responsáveis pela contratação de jogadores, não vou revisitar o tema. Quero sobretudo partilhar convosco uma preocupação que me assola há 3/4 semanas.

Com este modelo implementado há alguns anos para cá, surgem 3 áreas fundamentais onde é necessário tomar boas decisões:

1: Quem contratar?

2: Como e de que forma libertar o activo que não tem a qualidade necessária para integrar a 1ª equipa?


3: Quando integrar na 1ª Equipa?

É esta terceira que me tem tirado o sono, sobretudo depois do jogo do Arsenal, pensando na nossa linha ofensiva.

Alguém consegue sem sombra de dúvidas perceber qual a actual melhor solução este ano para Nelson e Rodrigo?

Em qualquer modelo de jogo do nosso clube não serão os preferidos em 2011/2012. Poderão jogar a espaços ou na Taça da Liga, mas provavelmente só um de cada vez. Necessitam de jogar regularmente como de pão para a boca. Podem crescer de forma tremenda este ano com utilização regular, existem clubes nacionais com interesse na sua colaboração…

Merecem ficar? Claro. Têm enorme potencial! Devem ficar? Cada vez mais me convenço que pelo menos um deles (eu até preferiria os 2...) deve jogar mais um ano fora, sendo que o outro ficará como alternativa directa a Cardozo (para mim Nelson ficará, mas "perderá" um ano de evolução...).

Mas também não deixo de sentir esta dor atroz de estar a emprestar jogadores do talento destes 2 tremendos avançados sub-20. Todavia, efectivamente, olhando para dentro de campo temos Cardozo e Saviola, secundados por Jara e Mora, o que podemos fazer? (Ah se fosse o Pringle, o Hassan e o Marcelo… era tão fácil decidir…)

A tomada de decisão. A fase mais importante do jogo de futebol, onde tudo pode dar certo ou falhar, também ela fulcral na gestão dos activos. E como é difícil esta decisão, ein? Do que viram até agora, como decidiam?

Ps: Também estou a banhos, mas vou verificando o blog e, quando se justificar ou tiver necessidade de "desabafar" convosco, passo por cá. Para todos boas férias!

4 comentários:

Bruno Pereira disse...

Excelente post!
Também concordo exatamente com o que disseste e quando o defendo em conversas com amigos sou imediatamente bombardeado com "nunca damos oportunidades ao jovens" etc...
Neste momento Rodrigo e Nelson Oliveira necessitam de explodir, por isso, ou vêm para jogar pelo menos 20 minutos/jogo + taça da liga/portugal + jogos em que cardozo ou saviola estejam castigados ou então que sejam emprestados a um clube português onde possam fazer sempre os 90 minutos.
No meu entender Nélson Oliveira e Rodrigo são superiores a Jara e a Mora, mas para estar a jogar 10 minutos de vez em quando, emprestem-nos...e explicar a alguém que devemos ficar com um jogador X mais fraco do que o Y no plantel e que o Y deve ser emprestado, nem sempre é facilmente aceite...

Abraço,
Bruno Pereira
http://orgulhosamentelampiao.blogspot.com

Marciano disse...

Emprestá-los! mas a que clubes? se os puserem a rodar no Fátima aprendem alguma coisa? claro que não!
Há o caso do Airton que é um bom jogador, mas quanto a mim deverua rodar cá em Portugal, aquilo no Brasil não há pressão é um deixa andar...

RicardoPreto disse...

Olá!
na minha opinião quem deveria ser emprestado era o Jara e o Mora... Estes 2 miúdos são ouro e há que trabalha-lhos... no plantel do SLBenfica. já fiz um post no meu blog sobre eles, podem lá passar a ler eheh ;)
abraço e boas férias, também vou a banhos mas à ilha de Porto Santo ;)

http://fundamentalismobenfiquista.blogspot.com/

Novembro21 disse...

estou plenamente de acordo com este post e axo k deviamos começar com esse modelo de contrataçoes.

já agr aproveito para vos pedir que vaiam ao meu blog com todas as actualizações na hora sobre o benfica:

http://santos-sempre-benfica.blogspot.com/

obg

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.