Rio Ave 0-2 Benfica

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Grande exibição do Benfica... até chegar a altura de meter a bola lá dentro. Se a pontaria estivesse afinada, o Rio Ave hoje poderia ter sofrido uma goleada histórica. Combinações deliciosas entre os jogadores do meio-campo e do ataque, tabelinhas e triangulações com fartura... Enfim, futebol a rodos.

Hoje a arbitragem merece uma longa análise... O senhor João Ferreira, acabadinho de apitar um jogo do foculporto, veio obviamente com as ideias trocadas. O primeiro penálti é uma fita do caraças do João Tomás, há ali mão do Coentrão, é verdade, mas o João parece que apanha um choque eléctrico nas nalgas. O segundo penálti parece-me que a bola bate no peito. O terceiro penálti é muito semelhante ao primeiro mas fica a ideia de que o movimento do braço do Zé Gomes é suficiente para derrubar o Saviola, que não precisava de se ter mandado ao ar com aquele aparato. O quarto penálti é nítido mas fica outro penálti por marcar antes desse, por mão/braço na bola do Gaspar.

Ou seja, há um penálti mal assinalado contra o Benfica, há um penálti mal assinalado a favor do Benfica, há um penálti bem assinalado a favor do Benfica, há um penálti não assinalado a favor do Benfica e há o penálti do Saviola, que eu, honestamente, tenho muitas dificuldades em analisar. Por um lado parece que há força suficiente para o derrubar mas por outro lado aquela fita do Saviola deixa-me na dúvida. Aceitaria qualquer decisão do árbitro neste caso.

Resumindo: se aceitarmos que o lance do Saviola é penálti, o João Ferreira teve duas decisões correctas em cinco possíveis. Se não considerarmos esse mesmo lance como penálti, então o João Ferreira teve quatro decisões erradas. Qualquer que seja a situação, isto demonstra bem o calibre deste árbitro.


Júlio César: um penálti defendido, uma defesa fabulosa a remate de Bruno Gama e muita segurança nas bolas aéreas. Perfeito.

Maxi: Yazalde, com uma velocidade claramente superior, fez-lhe a cabeça em água e isso condicionou-o durante todo o jogo. Penso que tem sido o elo mais fraco em quase todos os últimos jogos.

Luisão: meteu o segundo melhor marcador do campeonato no bolso. Bem no fundo do bolso.

David Luiz: uma das melhores exibições da época. Pena o penálti falhado, pois merecia ter marcado. Apesar de tudo o que se passa, vou continuar a acreditar que não foi a última vez que o vi de águia ao peito.

Fábio Coentrão: amarelado injustamente logo de início, isso não o inibiu de fazer uma boa exibição.

Airton: dominador. É uma pena tê-lo no banco, tal como é uma pena ter o Javi no banco. Um bom dilema para Jesus.

Salvio: mais um grande jogo, sempre em altíssima rotação (até cansa!). Se o Salvio tivesse chegado logo no primeiro dia da pré-época, e mesmo apesar das arbitragens, hoje não estávamos a oito pontos.

Gaitán: têm-se notado melhorias de jogo para jogo, principalmente no entrosamento com Coentrão, Aimar e Saviola. Tem que deixar de marcar cantos durante uns tempos.

Aimar: é difícil exprimir por palavras a genialidade que vimos hoje, portanto limito-me a fazer-lhe uma vénia.

Saviola: joga tanto à bola... Mas hoje não esteve bem na finalização. Descansa nas Aves e marca no Dragão.

Cardozo: falhou um penálti e no outro ia decepando o guarda-redes do Rio Ave (se a bola lhe batia em cheio na cara... ui!). Correu quilómetros e quilómetros na frente de ataque e ainda molhou o bico outra vez no final do jogo.

Carlos Martins: muito apagado na luta do meio-campo.

César Peixoto: sem tempo para nada.

Weldon: ainda menos tempo.

2 comentários:

Berrante De Encarnado disse...

Excelente crónica, mais uma.

Este jogo foi melhor do que pareceu, gostei bastante. Espero que mantenham a intensidade.

BENFICA SEMPRE!!

Cumprimentos

marley disse...

Gostei muito do jogo mas também sofri muito. Benfica sempre

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.