Enorme

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Mas afinal onde está a gravidade do discurso de Luís Filipe Vieira? Qual é o mal de dizer que o Benfica é uma força aglutinadora que ajuda a unificar o país? Que o Benfica não faz discriminações regionais, sociais, políticas ou raciais? Eu compreendo que nem toda a gente possa ser do Benfica, mas negar estas evidências é ridículo, mesquinho e invejoso.

E porque raio é que o presidente do Benfica não se pode gabar disto, mas outro presidente já se pode gabar de querer ver Lisboa a arder, de o Porto ser uma nação, de abaixo do Douro ser tudo mouro e outras alarvidades do género que ouvimos há anos e anos?
Porque é que se dá mais valor a um discurso virado para o exterior, que fomenta ódio contra o resto do país nos adeptos do foculporto, do que a um discurso virado para dentro e que visa apenas estimular a união entre os adeptos do Benfica? Porque é que um discurso de raiva é "fina ironia" mas um discurso do coração já é boçal?

Porquê? Porque o Benfica não é Portugal. Ao longo da História, este país tem tratado demasiadamente mal o Benfica para pretender que o clube seja património nacional. O Benfica pertence apenas e só aos benfiquistas, que por sinal não são todos portugueses (há inúmeros por esse Mundo fora). E é bom não esquecer que Portugal deve infinitamente mais ao Benfica do que o contrário.

Quando o Benfica jogava, púnhamos os altifalantes virados para a mata e, assim, não havia ataques.
Parava a guerra. Até o MPLA era do Benfica. Era uma sensação ainda mais estranha porque não faz sentido estarmos zangados com pessoas que são do mesmo clube que nós. O Benfica foi, de facto, o melhor protector da guerra.

Quem não se lembra destas palavras de António Lobo Antunes numa entrevista à revista Visão? Haverá outra força no Mundo inteiro capaz de semelhante façanha? Parar uma Guerra durante 90 minutos? Só mesmo o Enorme Benfica!

Para encerrar, quero dizer que sobre este tema para mim não há qualquer dúvida: o Benfica é imensamente maior do que Portugal e Portugal não merece o Benfica.

1 comentários:

editor69 disse...

São opiniões...para mim o BENFICA é indissociável do Portugal contemporâneo...gostem alguns portugueses disso ou não!

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.