Empréstimo sem retorno?

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Julgo que podemos analisar o empréstimo do jovem Urreta ao Peñarol sob duas perspectivas, a desportiva e a económica.

Desportiva: para mim não faz qualquer sentido que um jovem que já está há um ano e meio em Portugal, e desse modo completou sensivelmente metade de um percurso que lhe vai permitir desenraizar-se do seu país e dos tiques do futebol sul-americano, regresse à sua pátria. O risco de readquirir vícios antigos é elevado, o que deitaria todo o trabalho desenvolvido até aqui por terra. A ser emprestado, e de alguma maneira tentar aproveitar o que foi feito, que fosse dentro de Portugal. Seria peça chave na maior parte das equipas do nosso campeonato.

Económica: muito mais do que para um treinador, ter activos parados é uma dor de cabeça para qualquer gestor. Urreta é um jogador com algum mercado e com grande margem de progressão. Sem jogar, o seu valor diminui e a sua progressão pode levantar dúvidas. Se somarmos a tudo isto a hipótese, ainda que remota, de ser convocado para o Mundial 2010, chega-se à conclusão que Urreta tem mesmo que jogar. Nem que isso signifique voltar ao Uruguai, onde terá certamente muito mais atenção por parte do seleccionador.

Com base nisto, penso que é lícito afirmar que o Benfica apostou forte na presença de Urreta no Mundial e deixou cair a sua adaptação ao futebol português. E isso, na minha opinião, só significa uma coisa: Urreta é para vender.


P.S. O Bolatti do foculporto é um caso muito semelhante.

2 comentários:

Falando Benfica disse...

Talvez sim, talvez não, caro Éter.
O problema é que o Jesus não lhe podia garantir nem a titularidade, nem mais jogos porque temos Di Maria e F. Coentrão em circunstâncias normais. Então, em vez de manter um jogador descontente empresta-se, valoriza-se e se aparecer uma proposta milionária quem sabe, senão volta porque Di Maria deve sair.

sloml disse...

Éter, parece-me que neste caso pesou muito mais a vontade do Urreta de tentar ser chamado para o Mundial e o caminho mais fácil para tal acontecer será mesmo jogar estes 6 meses no Uruguai. E não me parece que lhe vá fazer mal de forma nenhuma rodar estes 6 meses. Ainda é muito jovem e tem muito tempo para brilhar na Luz. Neste plantel não tem muito espaço, só se ia estar a perder por mais 6 meses. Aliás, vê-se pelo tempo que leva de utilização esta época. Pouco mais de 100 minutos em 2 jogos... Mas o JJ conta com ele para o futuro.

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.