O horror do desrespeito

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

De cada vez que vejo um jogador levar amarelo por ter chutado à baliza depois de o árbitro ter apitado eriçam-se-me os pêlos da nuca (ontem calhou a fava a Cardozo). Sendo que o objectivo máximo do futebol é marcar golo e dado que os jogadores são formatados para o procurar desde os escalões de formação, não será compreensível e lógico que quando se encontram perto da baliza a tentem instintivamente alvejar, abstraindo-se do que se passa à sua volta? É evidente que sim.

Mas a FIFA manda esta lógica às malvas e decide que não senhor, que não é assim, que o jogador é obrigado a estar atento a todos os ruídos que assolam o ar à sua volta, quiçá inclusivamente um peido do guarda-redes adversário ou até mesmo um arroto distante nas bancadas. E o apito do senhor árbitro, claro. Porque para a FIFA, se um jogador tenta o golo poucos segundos após o apito está a gozar descaradamente com o senhor árbitro e a insurgir-se de forma gravosa contra a sua decisão em parar o lance. E tem que ser punido, pois claro.

Ora sendo eu um amante do basquetebol, e em particular da NBA, não me chegam os dedos das mãos para contar a quantidade de vezes que, por jogo, um jogador lança calmamente a bola ao cesto ou prossegue o drible e termina com uma suave bandeja por baixo da tabela após os árbitros terem interrompido o jogo. Tudo entre sorrisos, às vezes com uns encontrões amigáveis dentro do garrafão, enquanto os árbitros conversam e tomam a sua decisão. O cesto não conta, como é evidente, mas ninguém se sente desautorizado, ninguém morre e o espectáculo prossegue.

Era pedir muito fazer igual no futebol?

5 comentários:

Anónimo disse...

Não estou a defender a regra muito pelo contrário mas n podes comparar com o basket pq lá o tempo pára.. e no futebol não...

Anónimo disse...

patriarca disse:


E o pior dissso tudo é quando as decisões arbitrais SÃO ERRADAS e PROPOSITADAMENTE, como o FOI e tem sido, é que o Cardoso ESTAVA EM LINHA e pelos Regulamentos não existe fora de jogo com um jogador em linha !!!!
Foi o cardoso se fosse qualquer JAVALI vestido de azul, CERTAMENTE que não via a cartolina amarela, pois eles, OS CORRUPTOS do Apito só vêm o que lhes agrada e para quem lhes dá ordens taxativas.

Éter disse...

Claro que o tempo pára, mas dei o exemplo fundamentalmente pela complacência que os árbitros da NBA têm com as brincadeiras dos jogadores. Até porque no futebol às vezes perde-se mais tempo com a bola que fica parada dentro do terreno e depois vai lá um defesa ou o guarda-redes buscá-la, do que quando a bola é rematada para a baliza e o guarda-redes só tem que dar um passo atrás para a agarrar.

dezazucr disse...

É essa regra e a regra que não se pode tirar a camisola para festejar um golo. É ridículo o facto de um jogador não poder extravazar as emoções que marcar um golo provocam.

JS disse...

Touché, primeiro, porque em Portugal só vale para o Cardozo (o Falcão fazia e amarelos nada se rematasse em 5 seg).

Não acho assim tão estúpida a regra em si, mas um jogador rematar pouco depois do apito é natural e faz bem. Se me disserem que é para quem continua toda uma jogada ignorando o apito, é outra coisa.

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.