Indicador Global de Benfiquismo

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Há cerca de um mês li/vi algures (não consegui hoje encontrar) umas linhas onde Miguel Góis apontava ao seu amigo Ricardo Araújo Pereira o defeito de, recorrentemente e algumas vezes de forma exagerada, demonstrar o seu Benfiquismo.


Miguel ia um bocadinho mais longe na afirmação e defendia que RAP não era mais benfiquista do que ele, apesar de o próprio Miguel admitir que expressava a sua condição menos vezes e de forma menos exuberante do que RAP o fazia.

Será que Góis tem razão? Quem é mais Benfiquista? É possível encontrar uma forma de medir o Benfiquismo? Difícil, é certo, mas vamos tentar.

Vou dividir esta questão em 3 momentosNeste primeiro post vou especificar 50 critérios de medição de Benfiquismo – todos eles factuais, uns obviamente mais importantes que outros. A resposta será sim/não. O racional base é simples:  Quanto mais sim, mais Benfiquista o respondente será.

A ajuda que vos peço neste post é que façam nos comentários a sugestão de itens adicionais de Benfiquismo que me tenha esquecido e que devam ser integrados.

Num segundo post vou estabelecer pesos para cada um dos itens, através da aplicação de um questionário cujo link deixarei aqui no blogue. O objectivo deste passo é saber quais os itens que demonstram mais benfiquismo e os que demonstram menos.

Por exemplo será mais benfiquista um sócio do que um adepto? Isso vão dizer vocês. E quem tenha a camisola do clube versus quem tenha apenas um cachecol?

No terceiro post vou deixar o link final do estudo onde vos vou pedir resposta aos indicadores finais. Após esta componente, vou aplicar os pesos e criar o vosso “Indicador Global de Benfiquismo”. Para fechar vou segmentar (criar grupos homogéneos) os benfiquistas em função das suas respostas (os activos, os distantes, etc). Estes 2 outputs irei publicar se acharem pertinente, assim como divulgar junto da nossa Direcção de Marketing.

Boa ideia? Espero que sim, porque vai dar trabalho… J.


Então estes são os itens que identifiquei:
  1. Já foi à Luz
  2. Já foi a um jogo das Competições Europeias na Luz
  3. Já foi fora ver o Benfica
  4. Já foi fora ver o Benfica em jogos das Competições Europeias
  5. Já foi ver treinos da equipa de futebol
  6. Já foi ver jogos das modalidades
  7. Já foi ver treinos das modalidades
  8. Já viu jogos dos escalões de formação
  9. Tem redpass
  10. É sócio
  11. É sócio fundador Estádio da Luz
  12. Tem alguém na família directa que é sócio
  13. Gerou / Incentivou pelo menos um sócio fora do núcleo familiar
  14. Tem quota das modalidades
  15. Votou em eleições
  16. Participou em Assembleias Gerais
  17. Tem/teve camisola da época em curso
  18. Tem pelo menos 2 camisolas oficiais
  19. Tem roupa do Benfica que veste fora do ambiente desportivo
  20. Tem outro merchandising do clube (cachecol/bandeira, etc)
  21. É coleccionador (camisola Eusébio, posters autografados, etc) – itens de colecção com valor de mercado
  22. Tem em casa um espaço para o SLB (um quarto/uma arrecadação/um altar, etc.)
  23. Fez ofertas de produtos do Benfica
  24. Já foi à Catedral da Cerveja
  25. Já foi à Loja do Benfica
  26. Já visitou o Estádio (fez o Tour)
  27. Já utilizou Infra-estruturas (Piscinas/Spa/Ginásio)
  28. Já foi ao Seixal (Centro de Estágio)
  29. Já foi a uma casa do Benfica
  30. Tem/teve Acções do Clube
  31. Tem/teve Operação Coração
  32. Tem/teve Obrigações do Clube
  33. Fez oferta/doações ao Clube
  34. Tem ou escreve num blog do Benfica
  35. Tem hino/ring tone do Benfica no telemóvel
  36. Compra/Comprou o Jornal do Benfica
  37. Compra/Comprou livros do Clube
  38. Comprou pedra na Praça dos Heróis
  39. Tem Benfica TV
  40. Tem Multimédia (DVDs / CDs do Benfica)
  41. Tem seguros Benfica
  42. Tem Benfica Telecom
  43. Já usou Benfica Viagens
  44. Usou algum benefício de sócio (Repsol, McDonald’s, etc.)
  45. É/foi atleta do clube
  46. É /foi colaborador não remunerado do clube
  47. Tem jogos do Benfica (no Iphone / jogo Trivial do jornal “A Bola”)
  48. Tem crianças com nomes associados/em homenagem a jogadores do clube
  49. Tem automóvel vermelho
  50. Tem sinais exteriores de benfiquismo no carro/casa


26 comentários:

Carlos Covas disse...

Eu gostava de responder sim a tudo mas como vivo nos USA nao posso por isso o meu benfiquismo deve ser muito pequeno. A subjectividade das perguntas e quanto muito falaciosa... existem imensos factores que podem dar negativa por razoes imensas. Nao concordo em absoluto com tal pertensao para mediro o benfiquismo das pessoas.

Anónimo disse...

também é preciso ter em conta a distãncia que existe entre a residência e o estádio, eu por exemplo tenho residência a 500 km de lisboa (bragança) e mesmo assim em 50 tenho 32 "sim"

Rodrigo Melo disse...

Há pessoas que nunca foram à Luz, nunca viram o SLB ao vivo, nem têm dinheiro para uma camisola e são grandes benfiquistas. Um item que acho mais importante que muitos outros na lista é o facto de um benfiquista (sócio ou adepto)defender sempre o clube perante adeptos de outros clubes.
Eu sou sócio desde 2005 porque consegui ter possibilidades para tal. Não me considero mais benfiquista por isso do que outros que não o são, considero-me feliz e orgulhoso por assim poder ajudar o nosso clube.

Rodrigo Melo disse...

Acho esse comentário por parte do Miguel Góis altamente idiota. Costumam-me dizer o mesmo e quando isso acontece sinto-me ofendido. Os benfiquistas expressam o seu amor pelo clube da forma como o sentem! Foi assim que nos tornamos quem somos! Porque teria que refrear o meu benfiquismo?

Luis Rosario disse...

Carlos,

O meu irmão está nas mesmas condições que o Carlos e tem Redpass, por exemplo.

O que teorizo neste post é se podemos pensar numa medida de avaliação (todas as medidas têm um quê de subjectividade, é certo), que meça o Benfiquismo - que para mim é o grau de envolvimento da pessoa com o nosso clube (o sentir, o estar, o defender, o demonstrar Benfica).

Se alguém está longe, mas mantém um Redpass para ver 1/2 jogos qdo cá vem no Natal e mais 1 nas férias grandes essa pessoa é mais benfiquista do que alguém que vive no mesmo país mas é apenas sócio? Para este exercício advogo que sim.

José Lemos disse...

Os itens que suportam a medição, são itens falacciosos.

No máximo, medem um Benfiquista com poder financeiro.

E, a mim que sou inquestionável benfiquista (nem mais nem menos do que ninguém), parece-me ridículo este post.

Grato.

Luis Rosario disse...

Olá José, o comentário é pertinente.

Eu sei que o tema é sensível e muito subjectivo, mas já que investiu 2 ou 3 minutos a ler e a comentar, diga-nos que itens "não falacciosos" podemos colocar adicionalmente para contrariar um pouco essa percepção com que ficou (atenção que há uma série de itens que nada tem a ver com dinheiro e outros onde o sim implica um esforço financeiro mínimo ou nulo - ver um jogo do SLB das modalidades, por exemplo).

Obviamente não se pode medir o "estado de alma". Mas não pensa ser legítimo uma tentativa de medição do envolvimento com o clube?

E não é o envolvimento com o clube (o sentir, o estar, o defender, o demonstrar Benfica) a expressão máxima de ser Benfiquista, de ser "E Pluribus Unum"?

Rodrigo Melo disse...

O post deveria ter então o nome de "Indicador Global de Envolvimento com o Benfica" e não "Indicador Global de benfiquismo".
Saudações benfiquistas!

Éter disse...

Parece-me que será um estudo útil e interessante para o departamento de marketing mas concordo com o Rodrigo Melo na questão do nome. "Indicador de benfiquismo" pode e vai com certeza ferir algumas susceptibilidades.

luis disse...

A frente do BENFICA só vem os meus filhos, e ai? Acho que todas as perguntas juntas valem menos do que essa afirmação.
Agora, moro no brasil e nunca pude ver um jogo do BENFICA da champions na luz, nem mesmo quando morava em VRSA, mas lembro-me muito bem como se fosse ontem , o golo do vata, e olha que estavamos a ouvir (4 BENFIQUISTAS ) o jogo num rádio menor do que um maço de cigarro.
Sou menos BENFIQUISTA, porque nem 10% das respostas são positivas?
A minha mulher me encheu o saco porque eu falei que queria fazer a passagem de ano com a camisa do BENFICA , em vez da camisa nova que ela me deu no natal,adivinha que camisa usei.
Outra,quando jogam clubes de verde e azuil , sou sempre a favor da outra equipe, não quero nem saber da conversa que são Portugueses, para mim só existe um clube em Portugal --- S.L. BENFICA.
Já vi o Eusébio num puteiro aqui em bh, isso conta, para ser mais BENFIQUISTA do que quem come no McDonald’s a borla?
SLB ATÉ NO INFERNO.

Carlos Covas disse...

Luis Rosario, pela sua intervensao mais vejo que tenho razao na subjectividade que defendo. O seu irmao pode ir ao pais por 1 ou 2 vezes e ver jogos do Benfica, ja eu nao posso por razoes que nao interessa descrever. Faz precisamente 8 anos que nao vou a Portugal e provavelmente nao sei se poderei mais ir. Como ve as parecensas por vezes iludem. Ja aora tenho 66 anos e sou do Benfica desde os 8 e pode haver quem sofra e exalte tanto como eu, mais tenho serias duvidas. Um abraco.

Luis Rosario disse...

Carlos, eu percebo isso tudo, lamento que não possa estar mais próximo, mas o que procuro com este post é algum do vosso feedback para robustecer este indicador.

Por exemplo o Luís do Brasil (bem haja) deu algumas pistas que podem ajudar a melhorar isto - itens do foro psicológico - vou reflectir sobre eles e tentar incluí-los.

Se pensarem no que é ser Benfiquista para vocês e o colocarem na caixa de comentários, talvez me possam ajudar a melhorar esta questão.

Abraço!

RedG disse...

O Benfiquismo, enquanto amor, não se mede, sente-se!

Saudações

Anónimo disse...

Eu tenho logo um problema no ponto 4. É que por ser tão benfiquista, mas tão benfiquista, que me recuso a ver o Benfica fora do estádio da luz. Recuso-me a dar de mamar a um clube que não é o meu. Moro a mais de 300kms do meu clube, do qual sou sócio, mas o meu benfiquismo não me deixa ir ver jogos fora do Benfica. Se vou dar dinheiro a ganhar a alguém, vai ser ao Benfica e a mais ninguém.

Por isso, lamento, mas segundo esta lista já não sou tão benfiquista como outros.

Desculpa lá, mas estes parâmetros são completamente descabidos. E tal como diz o Miguel Góis, ninguém é mais benfiquista do que eu, só por poder fazer "check" a todos os itens dessa lista.

Luis Rosario disse...

Pessoal, aceito de bom grado todos os comentários, mas não estão a ajudar a robustecer isto. Não há sugestões para dar?

Mato a ideia à nascença? Acham que vale a pena alterar alguma coisa ou não tem pernas para andar?

ZePissa disse...

Do irmao em Phoenix (cu do mundo), Estados Unidos.

Pessoal, toda esta tematica e' sempre subjectiva, mas ajuda a ficar mais objectiva se quem tem sugestoes de como qualificar o que sentimos em ser benfiquista possa ser colocado ao meu irmao para chegarmos o mais proximo possivel (REPITO POSSIVEL) da realidade.

ser benfiquista tambem e' ajudar o clube e ser CONSTRUTIVO!!!

Isto nao vai ser um exercicio de puro ranking com base no SIM or NAO dos itens. deem um pouco mais de credito ao autor :)

vao haver perguntas de localizacao, rendimento, etc que vao ajudar a qualificar a pessoa e tambem ajudar na criacao dos grupos homogeneos...

venham de la esses itens que vcs qualificam para servir como medida de benfiquismo, envolvimento, etc.

olhando para os itens do meu lado, e como alguns iluminados escrevem, nao sou 100% benfiquista no que diz respeito:
11.É sócio fundador Estádio da Luz
14.Tem quota das modalidades
32.Tem/teve Obrigações do Clube
34.Ten ou escreve num blog
35.Tem hino/ringtone
41.Tem seguros
42.Tem benfica telecom
43.Ja usou benfica viagens
46.E'/foi colaborador nao remunerado
48.Tem criancas com nomes associados (so se houve alguma Maria Francisca famosa)
49. Automovel vermelho (ja tive, agora e' cinzento)
50. tem sinais exteriores

Grandes falhas eu sei :)

abc gloriosos!!

Unknown disse...

Basicamente acho que tens um indicador muito medido na perspectiva financeira e pouco na perspectiva emocional.
Vou dar-te exemplos de Benfiquismo:
-No meu curso, fui eleito o mais benfiquista de todos
-Na benção das fitas enverguei a camisola do glorioso em vez da capa e batina
-Ao ouvir jogos no rádio, porque antigamente eram poucos os que davam na televisão, parti peças de mobiliário com a fúria das não vitórias
-No dia a seguir ao 7-1 fui pagar cotas do clube
-Sempre que o Benfica perde fico com mau humor
-Grande parte das vezes altero significativamente os planos em função dos jogos

Independentemente de maiores ou menores exemplos de Benfiquismo, acho que isso do Benficómetro, independentemente do nome pomposo que lhe possas atribuir é algo de profundamente negativo.

O Benfiquismo sente-se não se mede. Há pessoas que dão mais, outras menos importância ao Benfica nas suas vidas.

O Benfica sempre foi um clube popular, de pessoas com poucos meios e que por vezes com sacrifício pessoal deram o que tinham, e por vezes o que não tinham ao Benfica.

Num momento de crise económica e de desemprego generalizado, esperar que as pessoas deixem de comer ou de assegurar que os filhos tenham que comer em benefício do Benfica é esperar o impossível.

Seria bem mais proveitoso que o Benfica pensasse que quanto mais pessoas puder atrair melhor é, e isso passa por democratizar o acesso das pessoas ao Estádio, seja as que vão frequentemente, seja as que vão ocasionalmente para evitar ver um estádio quase sempre abaixo dos 2/3 de assistência.

O Benfica dos ricos arrisca-se a ser um Man United onde 3.000 benfiquistas calam 72.000 ingleses.

Conselho: Abandona o índice e procura antes perceber qual seria a política de preços mais adequada a maximizar as assistências

Anónimo disse...

Desculpem lá, mas ajudar em quê? Em "medir" um sentimento?

Tu és menos português do que eu só porque passas mais tempo fora do país (visto estares em Phoenix)?

A ideia que tenho, de alguns emigrantes na familia, é que vivem mais o país estando fora dele.

Se assim é, como é que queres medir algo intangível?

Como é que tu medes o amor que tens pela tua familia?
a) estás disposto a atirar-te para a frente de um carro?
b) pagas as contas todas da tua familia?
c) deste o teu nome próprio ao teu filho?

Sinceramente, acho que medir "quem é que é mais benfiquistas" é algo que tem de morrer às nascença.

Ou agora um gajo que pagas as quotas do Benfica e vai ver os jogos, mas depois não tem dinheiro a meio do mês para comer é mais Benfiquista do que eu?

E mais, sinceramente não estou a ver qual é a utilidade ou a lógica de se tentar medir um sentimento? Ou mesmo em materializa-lo.
Como é que tu consegues materializar comportamentos acéfalos que toda a gente tem a ver o seu clube jogar?

Como é que pretendes que sendo nós milhões de adeptos do Benfica (logo à partida pelos número se presume que não moramos todos em Lisboa) possamos ir ver treinos da equipa? Achas que é uma questão de ser mais ou menos Benfiquista, eu fazer 600 kms (300 para um lado e 300 para o outro) para ir ver um treino? Ou tirar férias para ir ver um treino? Ou fazer o mesmo para ir ver um jogo das camadas jovens?

Não faz qualquer sentido.

Queres medir o teu benfiquismo comigo, comparando coisas, como quantas vezes tens de defender o Benfica no meio de portistas? Ganho-te aos pontos, mas a léguas.

Isto não é algo mensurável nem o deve ser. Cada um vive o seu benfiquismo à sua maneira.

Luis Rosario disse...

Bcool973

"Conselho: Abandona o índice e procura antes perceber qual seria a política de preços mais adequada a maximizar as assistências"

Não deve haver ninguém na blogosfera com mais posts ou informação publicada sobre a matéria de pricing que eu.

Já demonstrei a importância da temática, já referi alguma informação do que pode ser feito e demonstrei disponibilidade para ajudar o Benfica nesta matéria, tudo aqui neste blogue. A Dir Mkt monitoriza as redes sociais, pelo que o clube sabe desta disponibilidade.

Mais informação online, disponível a qualquer um, benfiquista ou não, não coloco.

Também já referi várias vezes que a Dir Mkt tem orçamento limitadíssimo, pelo que percebo (não concordo) não ter apostado ainda na profissionalização da gestão do pricing dos bilhetes.

Dito isto, agradeço a todos os comentários, siga para bingo que pelos vistos isto de ver quanto cada um está envolvido com o clube não tem interesse.

ZePissa disse...

Gosto especialmente do comentario do Paixaovermelha, tao rapido a dizer:

"acho que medir "quem é que é mais benfiquistas" é algo que tem de morrer às nascença."

uma opiniao valida como as outras, mas alguns paragrafos depois afinal ja estamos a medir benfiquismo e quica tamanho da pilinha :)

"Queres medir o teu benfiquismo comigo, comparando coisas, como quantas vezes tens de defender o Benfica no meio de portistas? Ganho-te aos pontos, mas a léguas."

Olha a COERENCIA benfiquista amigo, entao ja 'es mais benfiquista que eu agora?? tens de me explicar como MEDISTE isso :)

saudacoes gloriosas e Luis, apaga ai isso que pelos vistos pra' frente nao e' o caminho em certos topicos :)

Anónimo disse...

Sugiro mais um critério de benfiquismo, que julgo que será de um enorme peso.

- Fazer sexo com uma portista usando um preservativo da marca Benfica. Mostrar-lho antes do acto (em jeito de antevisão) o slogan "Esta vai ser à Benfica".

Julgo que este critério só estaria ao alcance dos predestinados e temerários. Por isso, é que este critério deveria pesar bastante.

Carrega Benfica


Cachoas

Fehér 29 disse...

Por favor, não caiam todos em cima uns dos outros!
Na minha opinião podemos, de facto, medir o benfiquismo mas, em apenas duas categorias: os simpatizantes- aquelas pessoas do tipo:
"qual é o seu clube?"
"benfica"
"entao sabe quem é o emerson?"
"não"
"e o rodrigo?"
"tambem nao"
"O cesar paulo, talvez?"
"nao estou a ver..."
(olha agora...)
"carlos carneiro?"
"humm... nao, nao. eu so nasci em 93..."
(vai te foder!)

Neste caso posso dizer que eu (e provavelmente todos nós(seguidores indefectíveis, a OUTRA categoria) que aqui convivemos) sou bem mais benfiquistas que este individuo! Concordam ?
Acho que sim.
Porquê?
Ora, porque nós (sem contar com a informação básica) procuramos manter-nos informados sobre a vida do nosso clube!

AGORA, isso de viver nos EUA, Brasil ou Bragança é outra história... Tenho a certeza que são tão benfiquistas quanto eu.

POR FIM, (e visto que pouca gente o faz) vou responder a alguns requesitos do post:
-Para acabar já com metade, a verdade é que nem tenho 18 anos, portanto acções, obrigações, operação coração (como é possivel termos chegado a este ponto???), doações, tretas de automovel ( se bem que tenha, por minha iniciativa e da minha irma, um galhardete assinado pelo artur santos no carro) esquece! Agora, sou sócio, vejo todos os jogos da formação pela btv (lá está, nao tenho carro e sou de oeiras...), vou a alguns jogos do futsal, uso roupa dia-a-dia do benfica (a minha mais bonita camisola!!!), porta chaves do benfica, foto que tirei no estádio do maxi é o meu wallpaper, cachecois, camisas, visitei o estádio, não tenho filhos (pelos menos que eu saiba... XD), obviamente já fui á luz, e também ao restelo (o meu pai comprou bilhetes, sem querer, para o meio dos no name, ele que odeia claques..., isto no ano do titulo!) e para finalizar lembro-me de ter visto com o meu pai um treino do trapattoni ( ainda novito).
Pronto já está!
Até à próxima.
BENFICA SEMPRE

Luis Rosario disse...

És um grande benfiquista Feher!

Abraço

Unknown disse...

A operação coração só tem má fama, porque foi um insucesso, não porque a ideia em si fosse má ... Claro que com dirigentes daqueles, ninguém lhes confiava um tusto, bem ninguém não, eu ainda dei para esse peditório, pelo clube e não pelos dirigentes, mas a ideia em si volto a dizer que não foi má ...

Éter disse...

Também tenho cá em casa um título da operação coração. Apesar de o racional seria não ter dado dinheiro para aqueles incompetentes, o benfiquismo falou mais alto.

Luis Rosario disse...

Idem idem, aspas aspas.

Tenho de ir à procura disso, já não sei se era de 5 contos se de 25...

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.