Onde encontrar o presidente perfeito?

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Temos assistido diariamente a uma série de comentários, opiniões e um sem número de teorias da conspiração sobre a actuação do nosso presidente.

Como sempre, a comunidade benfiquista, sócia e simpatizante, apresenta a sua interpretação dos factos existentes, das leituras que faz da imprensa escrita e dos blogs da praça, do que ouve da boca dos jogadores, agentes desportivos e das TVs. Todos têm uma opinião, todos dão um palpite.

Fala-se muito do nosso presidente, Luis Filipe Vieira.

Em 2003 foi eleito como 34º Presidente, e fez a semana passada 61 anos de vida. Leva 3 mandatos, 7 anos de liderança. É o sócio 5199 do Glorioso.

Tem empresas, dinheiro que chegue para o resto da vida, amigos e família, mas optou por servir o seu clube, não sendo remunerado.

Decidiu servir este Benfica, de dimensão avassaladora – nunca até à data tão grande:

Mais de 200 mil sócios, milhões de simpatizantes, mais de 100 anos de história gloriosa
Contratos de milhões de Euros com parceiros, jogadores, agentes, televisões
Um Estádio novo, um Centro de Estágio novo, uma Fundação e um Museu a caminho
Um clube virado para o mundo, solidário e socialmente responsável.
Um clube novamente focalizado no sucesso desportivo, não só no futebol como também na formação e modalidades

Decidiu servir este Benfica, num contexto negativo que nos envolve e mantém a sua enorme influência:

O sistema e todos os seus agentes e clubes
Os outros grandes clubes mundiais com mais dinheiro para investir
A crise económica mundial
A CMVM
A pressão da banca nacional

O Presidente tem coisas a melhorar? Obviamente que sim. Sobretudo na comunicação e na negociação de jogadores…

  • Podia ser melhor comunicador, ajustando menos o discurso às massas.
  • Podia ser melhor negociador. Já são mais de 10 anos no futebol e situações como a de Simão e de Di Maria, onde afirma que vai acontecer A e no fim acontece B, fazem mossa na imagem dele, do clube e “desmoralizam” adeptos.
  • Podia ser mais reservado nas informações que passa para fora: em relação a jogadores, cláusulas, reforços, projectos futuros. 
Três aspectos de melhoria, mas quantas virtudes? Quantos méritos?

Queríamos 40 milhões pelo Di Maria? Sim claro. Era possível? Não fazemos ideia.

Queríamos 40 milhões por época de direitos televisivos? Sim claro. Será possível? Não fazemos ideia.
  
Queríamos o manto sagrado sem TMN azul? Sim claro. Era possível esta época? Não fazemos ideia.

Existem muitos aspectos onde apenas se vê a ponta do Iceberg. Não sabemos tudo o que está em jogo. Quando isto acontece, a crítica fácil será provavelmente injusta, inoportuna e enfraquecerá o clube.

Outros aspectos há onde tudo é claro e podemos melhorar:

Queríamos contratações com cláusulas por objectivos relacionados com a performance do clube e do jogador, como as que nos impingem? Sim, claro. Será possível? Sim, claro e deve ser conseguido já no futuro próximo.

É nestes itens que a nossa crítica construtiva deve incidir – é nestes que devemos todos opinar e garantir que num próximo processo se faz melhor.

Nos restantes, críticas inflamadas e injustas, sem conhecer os contornos de tudo o que levou ao desenlace que não era para nós o expectável, serve os nossos adversários e não o SLB.

Tivemos sorte em 2003, quando LFV avançou. Alguma comparação possível com JEB, Pinto da Costa ou outro cá da burgo? Nenhuma. Muito mais virtudes, muito menos defeitos.

Há melhor nos 50000 que podem ser presidentes do SLB? Pois que se apresente e prove méritos para ser opção daqui a 2 anos.

Entretanto, vamos ajudar este presidente a ser cada dia melhor para o clube e para os benfiquistas e terminar esta busca pela perfeição em cada acto visível que pratica?

É que o presidente perfeito só existiu um. O nosso fundador. Todos os outros que lhe seguiram as pisadas (com excepção do 32º) foram e são como nós, simples homens que amam o SLB, e que por vezes falham profissionalmente.

17 comentários:

Anónimo disse...

Quando falas no nosso fundador referes-te ao Cosme Damião? Nunca chegou a Presidente :(

Luis Rosario disse...

Desculpa discordar contigo anónimo, mas só não foi formalmente.

O nosso fundador foi tudo no clube, inclusive Presidente (só não aceitou formalmente o cargo...)

Abraço

Jotas disse...

Julgo que no geral, LFV tem feito um trabalho meritório, mas, também não sou ingénuo ao ponto de acreditar que ele não lucra nada pelo facto de não ser remunerado, como Presidente do Benfica.

Manuel Oliveira disse...

Apoio, Luís!

Anónimo disse...

faltou dizer que lutou contra a verdade desportiva e agora foi apoiar o FGomes para presidente da liga de clubes... não entendo certas decisões do presidente!!!

Luís Urbano disse...

Muito bem!

Luis Rosario disse...

Jotas:

Não tenho dúvida que LFV perde diariamente dinheiro por ser Presidente do nosso clube e que serve o clube muito mais do que se serve dele.

Eu sei que é difícil acreditar, mas nem todos felizmente estão no clube para se aproveitarem dele. Alguns estão para o tornar maior.

Anonimo 2:

Também me parece estranho, mas até ver o "iceberg" todo (e esse é muito grande), dizer que é errada a decisão só fragiliza o presidente e o SLB, não tendo nós a informação completa (e sabemos que o presidente não pode vir à praça explicar exactamente, com todos os detalhes, porque apoiou o ex director dos Corruptos).

Há coisas que nunca iremos saber... :(

Anónimo disse...

Parabéns pelo artigo. Infelizmente a mentalidade mesquinha, invejosa e tacanha muito típica de muitos portugueses, leva-os a fazer certas críticas que até podiam ser aceites se também fizessem referência às coisa boas feitas como por exemplo este artigo fez. Já cheguei à conclusão que existe uma mão cheia de blogs que juram a pés juntos serem Benfiquistas mas que na realidade são puros traidores. É que dos comentários que fazem diariamente, raras são as vezes que inaltecem o bem que tem sido feito - e neste capítulo há muito mais pano para mangas! O melhor a fazer nestes casos é dar-lhes o tratamento que merecem - despreso completo.

Éter disse...

Subscrevo.

(Fdx, esta foi à Rui Oliveira e Costa...)

jose garcia disse...

andava mesmo a precisar de ler uma coisa destas.
é que a minha paciência, com os acontecimentos dos ultimos 2 ou 3 dias, já se andava a esgotar.
e logo eu, que até tenho uma paciencia de chinês...

saudações benfiquistas

Anónimo disse...

É verdade que o nosso Presidente tem feito um trabalho excepcional nestes últimos 7 anos. Ainda me lembro bem de como estava o Benfica quando o Manuel Vilarinho ganhou as eleições e é inequívoco que hoje somos muito mais fortedo que éramos. Obrigado LFV.No entanto, não posso deixar de ficar chateado quando vejo estas fugas para o outro clube. Já foram várias e para nós, Benfiquistas do norte, isto dói.Temos de ser mais incisivos nas contratações e não andar 15 dias para contratar um gajo que os outros contratam numa tarde. Mas enfim, ainda bem que só com isto é que aqueles tacanhos nos conseguem irritar. Só demonstra que pensam no Benfica e em prejudicar o Benfica 24 horas por dia. É o que faz ser um CLUBE GIGANTE no meio de dois grandes. Agora só vejo uma saída, contratar um grande jogador (já feito) para o lugar dessa promessa e dar espectáculo e conseguir vitórias como na época passada rumo ao bi-campeonato e quem sabe algo mais. Ah e já agora, se o ano passado tudo fizeram para nos descridibilizar e tirar mérito, este ano vão voltar a fazê-lo, por isso temos que estar unidos cada vez mais, pois este ano vai ser 10 vezes mais difícil que o passado.
Força LV
Força JJ
Força RC
CARREGA BENFICA!
Cumprimentos de um Benfiquista do Norte

Carlos disse...

Muito bem.. Estou de acordo. Anónimo 2 n é contra a verdade desportiva é a favor.
Cumprimentos!

Anónimo disse...

Ah, pensava que te referias a presidentes oficiais :)

Abraço.

Bimbosfera disse...

Boas. Grande, grande artigo... Impecável.
Já agora, vou tentar dar o meu ponto de vista, num comentário enorme, sobre os vários pontos e até comentários.

Concordo com tudo até à listagem, com a listagem inclusive.

Sobre os 40M do Di Maria. Consta por aí que o City bateu a cláusula, dele e do David Luiz, no natal. Não foram, preferiram ficar pelo projecto desportivo e a hipótese de melhores contractos, ou melhores clubes, ainda que com menos ordenado, como agora acontece com o Di Maria, e no futuro, obviamente, com o David Luiz. Possíve ir pelos 40? Sem dúvida, mas é preciso ver que é mesmo muito dinheiro e a crise toca a todos, até ao Real. E parece que podemos contar já com 30 e mais 6 por objectivos, pois 5 são da assinatura, mais os 25 da venda.

Sobre os direitos televisivos, escrevi-o creio que n'A Bola, mas, quando recebemos os primeiros 7M por ano, não valíamos isso. Não valíamos nós nem ninguém, atenção. Quando apareceu a SportTV não havia hábito de mercado de desporto na TV pago. Eu trabalhava na TVCabo na altura, vendi os primeiros aparelhos de recepção digital, vendi em cabo os primeiros canais de cinema, vendi a SportTV quando apareceu, eu vi, in loco, como as coisas se passaram. É certo que o Oliveirinha é um bandido que vive à custa do trabalho dos outros, os jogos do Benfica, dos outros, sejam jornais, seja acções do nosso clube, de outros, seja o que for, mas na altura, efectivamente, devido à conjuntura nem o Benfica, nem os outros valiam o que recebiam por ano. Logo, quando precisámos, sim, fomos ajudados pelo Oliveira. Com interesses a longo prazo, mas sim, fomos ajudados. Uma espécie de agiota de luxo, ou por aí.
Hoje em dia valemos mais? Ah! Claro. Sem dúvida. O Tottenham recebe 40 ou 45M em Inglaterra, e não vale, enquanto clube, metade do que nós valemos, mas o mercado lá é muito, mas muito maior que o nosso e o poder de compra totalmente diferente. Já agora, já lá vivi e senti bem as diferenças de trabalhar e receber lá. Se LFV conseguir um valor acima dos 25M é bom, nos 30M é muito bom, e mais do que isso é óptimo.

Sobre o logo da TMN na camisola... Chateia-me pouco, e sou designer (parece que já passei por tudo neste post, ehhehehe) e não me incomoda. Sei que é uma mancha grande e que «parece» crescer todos os anos, ainda para mais o pessoal do vídeo contra o logo mostrou mesmo isso, que ele cresceu, mas ainda assim, da perspectiva do «buzz», do burburinho, se numa jogada «extraordinária» o Benfica fizesse uma camisola toda da cor deles, com um valor excepcional pago em publicidade, como eles às vezes fazem nos jornais, como quando mudaram, e para todos conhecerem, ficar tudo azul, até achava uma jogada muito boa. Se gosto do azul em si? Não, mas não vamos é fazer disso o que não é, tipo deixar de comprar camisolas por causa dele, só com «ódio» ou outra coisa em relação aos corruptos. Até porque nós temos azul no nosso logo, e o FCP merece respeito enquanto instituição. Quem não merece são as pessoas que lá estão hoje em dia, de há 30 anos para cá, pois há boa gente lá.

Não entendo muito bem a parte das cláusulas por objectivos ou o que quer dizer aqui, mas creio que sim, que os nossos jogadores devem assinar, como parece que Jesus assinou, contratos por objectivos, para os incentivar a trabalhar pelo melhor possível. Sei, ou admito no entanto, que não pode ser igual para todos, e que cada caso é um caso. Se Jesus gosta da Roberto, e foi contratado para a baliza, obviamente que Moreira não pode assinar um contrato igual, sabendo que não vai jogar com a mesma frequência. Logo, cada caso é um caso.

(Continua)

Luis Rosario disse...

Obrigado pelo comentário, Márcio.

Já renovei o meu Red Pass.

Tenho um kit de sócio à borla para ti. Para onde queres que mande?

Abraço!

Everseyer disse...

Mas que grande post Luís!
Concordo plenamente contigo.

Luis Rosario disse...

Claro que é verdade.

Estou à espera da morada, Márcio.

Abraço

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.