A força do SLB são os números. Onde estão eles?

segunda-feira, 26 de julho de 2010


Uma das principais valias do nosso clube é a sua grandeza. Em sócios, em audiência, em número de espectadores no estádio, em número de adeptos que acompanham a equipa fora, em títulos, etc.

Existem todavia poucos objectivos comunicados para o exterior. Que me recorde apenas a meta dos 300.000 sócios está comunicada.

O nosso povo sempre foi motivado por bater “recordes”. Fazer parte de algo maior. 
  • “Eu comi a maior feijoada do mundo”
  • “Eu estive no maior desfile de Pais Natal do mundo”
  • “Eu sou sócio do maior clube do mundo" 
Com o SLB, o fenómeno não só existe, como pode ser intensificado pelo lado emocional de ligação ao clube (visível aliás quando estávamos prestes a chegar aos 200.000 sócios ou com a angariação de fundos para a construção do Estádio da Luz nos anos 50).

Para o clube beneficiar de superior adesão, será muito relevante comunicar objectivos: 
  • Quantos Redpass se pretendem vender?  
  • Quantos espectadores espera alcançar? 
  • Que objectivos de Quota de Modalidades? 
  • Quantos bilhetes se querem vender para o Jogo Y?
Mas a questão fundamental é que estes objectivos, que estão certamente definidos internamente, devem ser comunicados, por exemplo no site, numa espécie de “Dashboard” de desempenho, com a divulgação do que já foi atingido.

Se se tiver vendido 30.000 Redpass o ano passado e se o objectivo for 40.000 este ano (é pouco, mas pronto...), passar aos adeptos estes números é fundamental sobretudo para:

  • Comunicar aos adeptos que o clube tem objectivos
  • Mostrar ao exterior a nossa força (parceiros, concorrentes, etc), ajudando a reforçar posição negocial
  • Entusiasmar adeptos, apelando para se chegar às milestones definidas (tal e qual a lógica de angariação de número de fãs na página do facebook – perguntem ao Pedro Ribeiro, como se faz)
A definição de objectivos atingíveis, sua comunicação e posterior acompanhamento dos resultados vai enquadrar os adeptos e sócios, que poderão ser motivados e mais focalizados para agir, dado que sabem para onde se caminha e sobretudo vai gerar mais acção quando se estiver muito perto dos objectivos pretendidos.

Não tenho dúvidas se já tivermos agora 25000 Redpass e se comunicar que o ano passado tivemos 30000, os benfiquistas vão rapidamente passar o número do ano transacto.

Isto acontecerá porque também nós, à semelhança do nosso clube, queremos ser cada vez maiores. Nunca passaremos pela vergonha de termos vendido menos Redpass esta época, se soubermos que isso está a acontecer. Se não soubermos…

3 comentários:

Anónimo disse...

Excelente análise e inteiramente de acordo

zizou disse...

Concordo totalmente.
Penso também que não deveria ser necessária essa 'publicidade', ou esse incentivo, por parte do clube, mas sim nós sócios/adeptos termos a iniciativa.
Mas concordo que somos um povo que anda ao sabor da publicidade e do show-off.

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

Muito bem caro Éter, subscrevo na íntegra.

Dou um exemplo da minha curiosidade - quantos RED PASS já se venderam para esta época??? não faço a mínima ideia.

A divulgação de informação é crucial enquanto manobra de marketing e bastante motivacional, para mais quando temos como objecto todo o Universo Benfiquista.

Saudações Gloriosas.

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