Os desafios do SLB para 2011/2012 – Luís Filipe Vieira

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pré-época feita, campeonato iniciado, qualificação para a Champions garantida, plantel fechado até Janeiro, o que poderá, neste momento, inibir uma época de sonho ao nosso futebol?

São 11 os elementos que na minha perspectiva poderão condicionar a nossa época:

Luis Filipe Vieira, Jorge Jesus, Domingos Oliveira, Miguel Bento, Rui Costa, António Carraça, Atletas, Sócios e Simpatizantes, Adversários, Árbitros, Media/CSocial.

Já abordei Jorge Jesus. Vamos ao Presidente.

Não sou um profundo conhecedor da história do nosso clube (talvez daqui a uns 20 anos talvez…agora tenho de trabalhar 10 horas/dia e dar significativa atenção aos 3 sócios adicionais do SLB que moram lá em casa). Sou também um tipo que ainda não vai para velho. Durante a minha vida de SLB, o primeiro presidente que recordo claramente foi João Santos. Falando do que conheço e recordo claramente (de 1987 em diante, quando tinha 10 anos), Luís Filipe Vieira é o melhor que tive a oportunidade de ter no nosso clube. Já o defendi várias vezes, já o critiquei outras tantas, só não faço mais ambas porque o tempo não me permite.

Muitos invocam que estamos mal servidos, que no passado é que tínhamos bons presidentes, etc. Nos últimos 25 anos, não vejo. Dos anos anteriores a este, do que leio e ouço, certamente que sim, mas Luís Filipe Vieira, cuja presidência atinge o 8º aniversário dia 31 de Outubro (só ultrapassado pelos 9 anos de Bento Mântua há quase 90 anos atrás), voltou a colocar o nosso clube num nível onde nunca mais esteve desde Fernando Martins (meados dos anos 80) e esse mérito é inegável.

Então vamos lá, em que é que o Presidente pode contribuir para inibir uma época de sonho ao nosso futebol?

1. Apoiando Fernando Gomes para a FPF. O mal está novamente feito. A razão de tal ter acontecido mantém-se obscura para os Benfiquistas, que sabem que Gomes não só é adepto do FCP, como tem um passado como dirigente desportivo nesse clube conivente com corrupção, de onde se destacam os episódios da Manela dos bilhetes. Uma facada nas nossas aspirações deste ano, que implicará termos de ser ainda melhores do que já seria necessário para ser campeão.

2. Não fechando as renovações chave – Maxi e Aimar. Inquestionável para 100% dos Benfiquistas. Maxi já reiterou vezes sem conta o interesse, Aimar é necessário convencer, mas não há sinais de que não seja possível. A renovação daria sinal inequívoco da confiança nos atletas e no grupo, tranquilizando tudo e todos. Se a estes juntar mais um ano de Saviola, encantado da vida (sei que este não é consensual).

3. Falhando no mercado de transferências em Janeiro. As necessidades de reforço da equipa de futebol são visíveis. Precisamos de 2 laterais com quem o treinador possa contar já para 2012. Esperamos estar ainda nesta posição de sucesso desportivo nos primeiros dias de Janeiro, pois alternativas a Maxi e a Capdevila irão ser necessárias, dado não termos mais laterais de qualidade no plantel. Se Cap sair, precisamos de uma alternativa para ser titular.

4. Não defender o clube contra ataques externos. Já o referi anteriormente, Sport TV, Record, etc. outros interesses do sistema instalados devem ser combatidos sem tréguas pelo Presidente, sempre que a credibilidade e imagem do clube seja colocada em causa. O clube perde com um Presidente omisso em reacções quando são visíveis actos que lesam o clube, e isso impacta a performance desportiva.

5. Comunique de forma desadequada, recorrente e não focalizada no clube. As melhorias face ao passado são avassaladoras, mas ainda existem casos como o comentário ao Vítor Pereira do mês passado. Para acabar, trás beneficio zero ao clube e à imagem do presidente, gerando potencialmente prejuízo desportivo.

6. Não valorizar os sócios e adeptos do SLB, prejudicando-os nas decisões por não ver o “filme todo”. Faz por esta altura um ano que aquilo que podia ter sido uma iniciativa que colocaria o futebol português e os clubes que “mamam” à conta do SLB em sentido se tornou inconsequente e se virou contra o clube – a carta que apelava ao boicote aos jogos fora. Sem incentivos aos adeptos para “desertar” nos jogos fora, sem comunicação una em torno deste tema, a situação gerou, como espectável, um epic fail, nada mudou. A propósito, quem quiser ir ver ao vivo o Braga-SLB do 1º fds de Novembro é entre 30 a 65€. Não repetir.

7. Falhando na negociação dos Direitos Televisivos. Para além do boost financeiro garantido (do qual falaremos quando abordarmos o papel de DSO), o que está em jogo é distanciar mais uma vez o maior clube português em relação aos rivais. Insucesso ou um negócio abaixo das expectativas geradas pelo próprio Presidente irá afectar a estrutura do futebol e sobretudo a massa associativa. A evitar a todo o custo.

Evitando os restantes 6 itens identificados (já que o mal com o apoio a FG para a FPF está feito) e maximizando tudo o que de bom tem feito, o Presidente será uma mais-valia clara para o sucesso desportivo de 2011/2012, como aliás o foi em 2009/2010. Assim o esperamos.

5 comentários:

Anónimo disse...

essa do nao defender o clube contra ataques externos esta a dar cabo da minha saude...esta mesmo,ainda ontem se viu na sic e na tvi..como é possivel o SLBENFICA estar tao mal tao mal representado na comunicaçao social?? sinceramente acho que ate fazem de proposito ou entao nao sao benfiquistas,pois essa gente nao se sente,eu sinto e de que maneira

David Gonçalves disse...

O RGS defende, o outro palerma, que está na tvi, não;
Ás tantas falar do VP contribui para a sua continuidade no cargo, e isso é bom para nós

Anónimo disse...

e já agora o que representou ele em 2010/11?

Luis Rosario disse...

O ano passado falhou em 5 dos 7 que referi (todos excepto Direitos Desportivos e na Comunicação, onde penso que não este mal)

Foi, dado ter assumido pessoalmente a politica de contratações, o principal responsável, em conjunto com Jesus, por não termos conseguido alguns dos objectivos definidos e sobretudo dar luta ao FCP nas restantes competições fora o campeonato.

Anónimo disse...

O PRESIDENTE NAO PODE ATACAR O RECORD NEM O RESTO PORQUE TEM UMA AÇAO EM TRIBUNAL CONTRA ELES E O QUE DISSER PODE SER USADO CONTRA SI OH INTELIGENTE POR ISSO PENSA ANTES DE ABRIRES O BICO

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.