À conversa com um bebbi

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Resolvi fazer umas perguntas ao administrador do maior site de apoio e simultaneamente do maior fórum de adeptos do Fc Basel. Aqui ficam:


Pensas que há alguma hipótese de o Benfica e o Basel passarem ambos à próxima fase, ou é inevitável que o Man United assegure um dos dois primeiros lugares, deixando Benfica e Basel a lutarem pela outra vaga?

Julgo que o Benfica e o Manchester vão ocupar os dois primeiros lugares. O nosso objectivo é o terceiro lugar. Seria sensacional se ficássemos em segundo, já para não falar em primeiro.


Ficaste surpreendido com o ponto conquistado em Old Trafford? Achas que o Basel merecia ter ganho o jogo?

Foi uma enorme surpresa e um grande feito. Para dizer a verdade, foi o melhor jogo que eu já vi o Basel fazer. Merecíamos ter ganho, julgo que o Manchester nos subestimou. Porra, eles tinham o Nani e o Berbatov no banco…


A saída do Thorsten Fink vai ter um impacto negativo muito forte na equipa? O Heiko Vogel é uma solução temporária?

Penso que não. O Vogel é semelhante ao Fink, era ele que orientava os treinos. Partilham ambos a mesma filosofia. Por agora vai ficar até à pausa de Inverno, depois disso a direcção vai decidir se mantém o Vogel ou se contratam um novo treinador.


O que sabes da equipa do Benfica? Diz três jogadores que gostarias de ter no Basel.

Não muito, para ser sincero. Não sigo o campeonato português, apesar de a minha mãe ser portuguesa. Se eu pudesse escolher: Pablo Aimar, Saviola e Witsel. Estes são os que conheço melhor.


Quais são os pontos fortes e fracos do estilo de jogo do Basel?

Fraqueza: a nossa defesa não é muito estável. Comete muitos erros, que podem ser decisivos em jogos deste nível.
Força: se tivermos espaço suficiente conseguimos jogar muito rápido, como fizemos em Manchester. Um pouco como o Barça... :)


Julgas que a defesa do Benfica vai ter dificuldades em travar duas máquinas de fazer golos como o Streller e o Frei?

É uma pergunta difícil, porque eu não sei qual é a qualidade da vossa defesa. Mas não nos subestimem, como fez o Manchester...


O Xherdan Shaqiri é realmente uma estrela em ascensão? Ele tem muita influência no jogo do Basel?

Ele consegue fazer a diferença. Mas ainda é muito novo e também tem os seus dias maus. Por vezes é um pouco egocêntrico. Mas é seguramente uma estrela em ascensão.Vai ser o próximo craque, se não mesmo o maior que a Suíça já viu. Não pôde jogar nos dois primeiros jogos da Champions porque na última época foi expulso contra o Spartak e levou três jogos de suspensão.


Além do Streller, do Frei e do Shaqiri, quais são os jogadores mais importantes do Basel?

O Yann Sommer, que ganhou o Mundial sub-17. Ele é um dos melhores guarda-redes da Suíça.


Os próximos dois jogos entre Benfica e Basel vão ser decisivos para as contas finais?

Sim, se conquistarmos pontos contra o Benfica ainda temos hipótese de lutar pelo segundo lugar.


Qual é o teu prognóstico para ambos os jogos?

O Basel não tem um histórico favorável contra equipas portuguesas. Espero um empate amanhã (hoje) e uma vitória do Benfica em Lisboa.


O Basel está cinco pontos atrás do primeiro no campeonato suíço. Estás confiante na revalidação do título?

Tivemos um mau início de época, mas estamos a melhorar. Não perdemos nenhum dos últimos cinco jogos, nos quais fizemos um parcial de 16-2 em golos. Na época passada chegámos a estar a 12 pontos e fomos campeões. Por isso estou confiante que vamos recuperar e acabar em primeiro.


Enquanto adepto de futebol, como encaras o facto de a Suíça ser um dos países mais ricos do mundo mas os clubes suíços não serem financeiramente poderosos?

A Suíça é um pequeno país com três grandes regiões linguísticas (alemã, francesa e italiana) e não temos grandes canais de televisão que possam investir muito no futebol. Por isso é óbvio que não temos esse poderio financeiro. Mas a situação tem melhorado nos últimos anos, com estádios novos, contratos televisivos novos e uma audiência recorde de 2 milhões de espectadores na época passada. A chave para o sucesso é procurar novos talentos. Nesse campo houve algum sucesso com a conquista do Mundial sub-17 e o segundo lugar no Europeu sub-21.


Julgas que os suíços, no geral, não se interessam tanto por futebol como outros povos?

Interessam, se as equipas estiverem a jogar bem. Em Junho passado estiveram dez mil suíços em Wembley no jogo contra a Inglaterra. No geral os suíços são mais obcecados pela Bundesliga, a Ligue 1 e a Serie A, mas sem a paixão que se vê em Inglaterra, Itália ou Portugal. O Basel é uma excepção aqui na Suíça, toda a região apoia a equipa. Temos o maior estádio e cerca de 24 mil detentores de bilhetes de época.

11 comentários:

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

Belo trabalho!!

Gloriosas Saudações..

Rederx disse...

Bem captado este post. Algo absolutamente diferente e interessante de ler.
Cumprimentos

Ricardo disse...

Excelente, Éter.

Jotas disse...

Não me importava que ele tivesse razão nos seus prognósticos.

Hugo disse...

Muito bom! As duas últimas perguntas de carácter mais geral foram muito bem apanhadas. Acho extraordinário que eles tenham 24 mil cativos!!!

Rui Sérgio Guerra disse...

Boas,
Parabéns pelo post e pela ideia subjacente. Excelente e criativo!
Vivi anos na Suiça, recentemente, (última estadia, de 2008 a 2009) e posso atestar-vos que... a Suiça é exactamente assim, como descrito no post pela entrevista.
Um país muito, muito especial; frio, conservador, sem uma identidade muito própria... mas educado, civilizado e, regra geral, grato a quem o merece, ainda que tendencialmente "algo racista"! É paradoxal (ONU, Cruz Vermelha,...blà, blà, blà!), mas é a verdade!
Ah..., last but not the least..., os "schweiz's" são lógica e absolutamente obcecados por desportos de inverno, Hóquei no Gelo e...Ténis (R.Federer, claro!).
O Futebol tem raras excepções, c/ o FC Basel à cabeça, sobretudo graças ao investimento e suporte económico-financeiro da NOVARTIS (farmacêutica c/ sede em Basileia).
Ok,... FORçA BENFICA!
VAMOS GANHAR... e mai nada!
Daqui da Palermo lusa, 1 abraço,
RSG

Manuel disse...

Muito bom, excelente ideia. Diferente para melhor. Serviço público.

Anónimo disse...

Excelente ideia, mas copiada de outro blog.

Éter disse...

Já cá faltava... lol

E qual é esse blog, já agora? Pode-se saber?

Berrante De Encarnado disse...

Espectacular iniciativa. Muito bom mesmo! Os meus parabéns.

PS: Não ligues a boquinhas com ares de inveja. Como se estas iniciativas tivessem que ser um exclusivo de quem quer que seja só para não se dizer que foi copiado.

Cumprimentos benfiquistas

Éter disse...

Berrante, a questão é que fiquei mesmo curioso em saber de qual visionário blog é que copiei esta ideia.

Se me pudessem meter aqui o link desse tal post, agradecia. Já agora gostava de saber se copiei alguém que escreveu alguma coisa de jeito.

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.