O dicionário, esse estranho objecto

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Comunicado do Benfica:

Contrariar a incompetência


Mais um exemplo de bom jornalismo. Ontem, no final do jogo com o Hapoel, e já na zona mista, o jornalista do “Record” questionou Pablo Aimar sobre o apelo saído do plenário dos órgãos sociais do Sport Lisboa e Benfica para que os adeptos não se desloquem aos jogos que a equipa realize fora do Estádio da Luz.

A pergunta terminou da seguinte forma: “Mas os jogadores não precisam do apoio dos adeptos?” A resposta era óbvia. “Gostamos sempre de ter os adeptos connosco”, disse o jogador argentino, que, sem se deter, também afirmou: “Mas se a Direcção tomou essa posição é pelo bem do Benfica, temos de a respeitar.”

De tudo isto o “Record” colocou na primeira página “Aimar contraria apelo directivo”. Contrariar significa ir contra. Aimar fez exactamente o oposto. Mas algum iluminado na redacção do “Record” não deve saber o significado da palavra contrariar.

Uma simples consulta ao dicionário teria resolvido o problema.


Resposta do Reco-reco:

O que Aimar (não) quis dizer

Uma incorreta interpretação das palavras de Aimar a propósito da decisão dos órgãos sociais do Benfica em apelar à não comparência de adeptos nos jogos que a equipa realiza fora de casa, levou-nos a fazer uma chamada na primeira página, na edição de ontem, que não corresponde ao sentido das declarações do jogador argentino.


Apesar de no interior do jornal ter sido escrito o que Aimar de facto disse, cometemos o erro, do qual nos penitenciamos, de alterar o sentido das suas palavras no título da primeira página. Apresentamos, pois, desculpas ao jogador, ao Benfica e naturalmente aos leitores.


Se este tipo de aldrabices fossem punidas com multas, de certeza que não haveria tantas. Assim basta escrever um desmentido com o rabito entre as pernas. Enfim...

2 comentários:

71460_5/8 disse...

Temos todos de andar atentos a estes "esquemas" e denunciar ao jornal e ao Benfica para fazer pressão para que isto não suceda.

No outro dia também detectei um erro na A bola, em declarações do LFV que alteravam o sentido do discurso, e eu só detectei porque também ouvi na televisão. Quantas transcrições são feitas que não são reais?

Éter disse...

Demasiadas, Tiago.

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.