sexta-feira, 21 de maio de 2010
Proponho-vos uma viagem à época mais goleadora de sempre, onde o Sport Lisboa e Benfica marcou 169 golos em 41 jogos oficiais, 102 dos quais no Campeonato, em 26 jogos… 1963/1964.
Fui mais uma vez ao espólio do meu irmão buscar elementos que permitissem aos Benfiquistas compreender o que era este Sport Lisboa e Benfica, de modo a perceber até que ponto esta época que termina agora, 2009/2010, foi mítica e será falada nas próximas décadas como a época do regresso do futebol ofensivo ao Benfica. Será a Parte II deste post.
Para enquadramento, dizer que nesse ano, apesar de sairmos cedo da Taça dos Campeões, ganhámos o Campeonato e a Taça (na final o foculporto foi despachado com um claro 6-2), tendo sido ainda possível a quem frequentava o Estádio da Luz na altura assistir a um 10-0 para o campeonato (contra o Seixal) e a um 9-0 para a taça (contra o Vianense), para além de inúmeros outras goleadas (por exemplo 8-0 ao Varzim na última jornada).
O Benfica era obviamente temido, pois vinha de 3 anos consecutivos a disputar a final da Taça dos Campeões e o seu plantel era de uma qualidade impar na altura, incluindo jogadores como Costa Pereira, Cavém, Germano, Simões, José Augusto, Coluna, Eusébio (46 golos nesse ano em todas as competições), Yaúca, Serafim, Jacinto, Ângelo, etc.
Neste ano, o Benfica aceitou um convite do Stoke City para ir a Inglaterra fazer um jogo amigável. A visita do nosso clube deixou os ingleses obviamente extasiados…
Fui buscar este jogo porque apresenta visualmente como o Benfica jogava nessa altura..
Alguns destes nomes eventualmente não serão tão conhecidos, pelo que segue a apresentação dos jogadores (de onde saliento a idade do quinteto ofensivo):
Enorme talento à frente, enorme experiência no centro, enorme capacidade de liderança na defesa, com um goleador extraordinário (28 golos, 27% dos golos da equipa no campeonato) e que no campeonato teve como registo 102-24 em golos, 21V, 4E, 1D em 26 jogos.
Este foi o Benfica de 1963/64. Para o fim de semana as semelhanças com 2009/2010.
2 comentários:
A deferência com que os clubes, principalmente ingleses, tratavam o Benfica nas décadas de 60 e 70 é impressionante.
Isto é magnífico... Impressionante. Parabéns por este post. Lamento não tê-lo lido logo quando escrito!
Vou ler o segundo agora!
Abraço
Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera
Bimbosfera.blogspot.com
Enviar um comentário