O mérito aqui vale muito pouco

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Gosto de pensar no futebol como um jogo em que as equipas candidatas aos lugares cimeiros mas que não jogam um caracol vêem isso reflectido na classificação do respectivo campeonato. Podem ser bafejadas pela sorte em jogos pontuais mas no longo prazo acabam sempre por ser punidas. Vou apoiar-me no exemplo do campeonato inglês, que é talvez o mais justo na relação entre mérito dentro do campo e pontuação.

Em Inglaterra há três casos bem elucidativos: o Liverpool, uma equipa tremendamente inconstante que não consegue vencer mais de dois jogos consecutivos; o Arsenal, que agora está bem mas teve um início de campeonato horrendo; o Chelsea, que até começou bem mas que agora está a decair a olhos vistos. E o que lhes aconteceu? Estão todas a 12 pontos do primeiro lugar.

E agora olho resignado para a classificação do campeonato português e vejo o foculporto, que não anda a jogar a ponta de corno há muito tempo, lá na frente com o Benfica. É verdade que o Benfica teve aí alguns jogos muito pouco conseguidos mas nunca, e friso o "nunca", atingiu patamares exibicionais tão confrangedores como o foculporto.

E agora pergunto: alguma vez será possível ver o foculporto jogar miseravelmente mal e estar a vários pontos do primeiro lugar ao fim de dez jornadas? Não. E o Benfica? Sim, e nem precisa de estar a jogar miseravelmente mal. E é isto o campeonato português.

4 comentários:

João disse...

Em Inglaterra uma qualquer equipa pode estar a perder por 3 ao intervalo e chegar ao fim do jogo a vencer...

Em Portugal um grande que consiga marcar primeiro normalmente não têm grandes problemas em ganhar o jogo...

Em Inglaterra devem ser para aí 5 ou 6 equipas com possibilidades de ganhar o título (MU, MCity, Arsenal, Liverpool, Chelsea, etc...) em Portugal nos últimos anos têm sido duas...

O Porto têm jogado mal principalmente no último mês, quantos jogos do campeonato é que aconteceram neste período? Entre selecções e taças de portugal?

A diferença maior no Benfica chama-se Artur, embora muitos tenham sempre posto as culpas nos homens de preto...

Abraço

Anónimo disse...

Caro João. A diferença não é só Artur mas sim uma equipa mais coesa e preparada para todos os obstáculos que lhe vão aparecendo no caminho.

Em relação ao Porto, eles anda a jogar miseravelmente desde que começou a época. O único jogo razoável que fizeram foi a primeira parte contra o Benfica uma vez que pressionaram com muitos homens (As mais de uma dezena de faltas contra nós e uma a nosso favor ao intervalo demonstram isso mesmo). Quanto ao resto o Porto foi goleando (Académica, Nacional, Leiria, Setubal e Paços de Ferreira com o sogro e genro nos bancos). Não é nenhuma coincidência serem exactamente as equipas que se curvam perante os corruptos. Quando tiveram mesmo de jogar contra alguém o desastre foi evidente. Mas em grande parte dos jogos foram salvos pelos senhores dos apitos (Guimarães, Gil Vicente, Feirense e Olhanense teriam resultados diferentes). Já na Liga dos campeões ganharam 1 jogo contra nove e outro com muita sorte(que também faz parte). O que quero dizer é que este Porto em condições normais não estaria sequer acima do quarto lugar. Eles foram completamente dominados pela Académica para a Taça. E a Académica jogou com 5 jogadores que não são habituais titulares (Pedro Emanuel bem tentou dar o jeito. E não esquecer do discurso antes do jogo a dar como inevitável a eliminação. Certamente para dar moral aos seus jogadores).

DMC disse...

Eter, nao sou um comentador activo mas sim o leitor constante das tus cronicas e quero-te dizer que tocaste mesmo no ponto.
A questao nao e falar do apito ou outra coisa qualquer, e onde nos leva o merito e neste pais, no futebol como em outras areas isso nao te serve de muito.
Aquela sensacao de teres de lutar sempre mais do que outros. Sei que nao podemos falar muito porque equipas mais pequenas tem mais razao de queixa, muito tambem porque se poem a jeito. O facto inegavel 'e que nao se justifica e atirando por alto, entre 1/4 a 1/5 dos titulos do porto nao ocorrereriam em situacoes semelhantes com o que se ve em inglaterra.

cumps
DMC

e desculpem la a falta de acentos

dezazucr disse...

Por isso mesmo é que nunca subestimo os corruptos, porque têm sempre uma almofadinha que lhes impede de perder pontos, são sempre safos pelo árbitros. São clara e descaradamente carregados pelos árbitros quando não jogam uma beata. Viu-se isso nas últimas jornadas, como se viu isso o ano passado entre Janeiro e Março. Não os deixam perder pontos.

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.