Memórias de um avô

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Numa casinha algures perto da praia de Jaguaribe, o avô entretém os netos com memórias dos seus tempos de jogador. "Olhem aqui esta fotos das épocas em que o avô foi campeão português". "Pôxa, vô! Cê era bem novo aqui, hem?", exclamou o pequeno Horinando. O avô sorriu, algo melancólico, e foi ao quarto. Regressou com várias camisolas coloridas na mão e estendeu-as no sofá para os netos apreciarem melhor. "Estas são as mais bacanas que tenho", disse, orgulhoso. "Cambiasso, Ronaldinho, Clichy, Carragher, Luís Fabiano", leram os petizes de seguida em voz alta. "Ronaldinho, vô? É o cara dos dentes de cavalo, né?", perguntou a espevitada Iracema. "É, era um grande jogador. Perdemos com um golo dele nos descontos, nunca mais me esqueço", respondeu o avô, revendo o lance mentalmente. "E esta medalha da final da Liga Europa... É bonita, né?", mostrou o avô, enquanto a medalha ia passando pelos netos de mão em mão. "E agora vou mostrar-vos o meu maior troféu, que guardo com todo o carinho", atirou, enquanto se dirigiu à parede e pegou numa moldura. Lá dentro estava um pequeno papelinho. "Quê qué isso, vô?", perguntou a pequenada em coro. "É uma notícia de um jornal. Lê aí pr'á gente, Horinando", ordenou o avô ao seu neto predilecto. E o pequeno leu:

O Alan, do Braga, veio queixar-se que Javi chamou-o de preto. Ele é preto e devia ficar ofendido se o chamassem de branco. Quantas e quantas vezes chamaram-me preto, mas nunca fiquei ofendido, porque sou realmente preto. Alan é um estúpido.

Quando o menino acabou, o avô tinha os olhos marejados de lágrimas. Eusébio tinha mencionado o seu nome, e isso valia mais que tudo na vida. Horinando, intrigado, perguntou: "Ué, a gente num é preto, vô?"

3 comentários:

ToElGordo disse...

lol

Carlos Alberto disse...

Genial!

POC disse...

Melhor que este Avô, só o meu!

Alan se tivesse vergonha, pedia desculpa ao Rei por ter sido obrigado a pronunciar o seu nome.

http://simaoescuta.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.