Vamos ajudar o S.L.B.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Recebi hoje este mail e não posso deixar de me associar à luta do S.L.B. (da Tertúlia Benfiquista) pela saúde da mãe. Muita força neste momento difícil e com toda a certeza haverá um final feliz.


"Caro(a)s amigo(a)s,

No dia 2 de Junho de 2010, a minha mãe fez umas análises de rotina, porque tem um descolamento da retina e deveria ser operada no dia seguinte. Infelizmente, essas análises revelaram algo bem mais grave: uma leucemia linfoblástica aguda. Como devem calcular, a notícia caiu-nos que nem uma bomba, até porque a minha mãe não tinha sintomas nenhuns. A gravidade da doença levou-a a ser internada logo no dia 4 de Junho e a começar a quimioterapia no dia 8 de Junho, o que a levará a passar os próximos meses no hospital. Para tornar as coisas ainda mais difíceis, o descolamento da retina não pode ser tratado ao mesmo tempo da leucemia e, portanto, a minha mãe não pode ler nem ver TV.

No entanto, só a quimioterapia não solucionará o problema, já que exames complementares revelaram que a única hipótese de cura passará por um transplante de medula óssea. E é neste sentido que vos envio este mail. Muitos de vós manifestaram-me a vossa solidariedade e perguntaram o que poderiam fazer por mim. Pois bem, eu ficar-vos-ia ETERNAMENTE agradecido se se inscrevessem como dadores de medula óssea, o mais breve que vos for possível. Nunca se sabe se estará num de vós a hipótese de sobrevivência da minha mãe.

Junto envio-vos dois links com a informação sobre como podem tornar-se dadores. De forma resumida, é muito simples: tudo o que têm a fazer numa fase inicial é dirigirem-se a um dos três Centros de Histocompatibilidade (Lisboa, Porto ou Coimbra, os contactos estão abaixo), preencherem um pequeno questionário e darem 2cl de sangue. Mais nada. O processo, segundo o Centro de Lisboa, não demora mais do que 15’. Os requisitos são estes:

- Ter entre 18 e 45 anos;

- Ser saudável;

- Ter peso mínimo de 50kg;

- Não ter feito nenhuma transfusão de sangue desde 1980.

Se posteriormente forem contactados para ser dadores, o próprio processo de recolha da medula não implica sequer um internamento. Mas podem conferir tudo aqui:

http://www.chsul.pt/up/CEDACE/SerDador/FolhetoCEDACE.pdf

http://www.chsul.pt/index.php/artigos/view/4

Aqui ficam os contactos dos Centros:

Centro de Histocompatibilidade do Sul

Hospital Pulido Valente

Alameda das Linhas de Torres, nº 117

1769-001 Lisboa

www.chsul.pt - chsul@chsul.pt

Tel 21 750 41 00 Fax 21 750 41 01

Horário: 2ª a 5ª Feira – 8h00 às 16h00

6ª Feira – 8h00 às 15h00

Não encerra à hora de almoço

Centro de Histocompatibilidade do Centro

Edif. S. Jerónimo - 4º Piso

Praceta Prof. Mota Pinto

3001-301 Coimbra

www.histocentro.min-saude.pt

geral@histocentro.min-saude.pt

Tel 239 480 700 Fax 239 480 790

Horário: 2ª a 6ª Feira – 9h00 às 12h00 / 14h00 às 17h00

Centro de Histocompatibilidade do Norte

Hospital S. João (ao lado das consultas externas)

Pavilhão “Maria Fernanda”

Rua Roberto Frias

4200-467 Porto

www.chnorte.min-saude.pt

geral@chnorte.min-saude.pt

Tel 22 557 34 70 Fax 22 550 11 01

Horário: 2ª a 6ª Feira – 9h00 às 17h30

Não encerra à hora de almoço

(Aqui fica um link com outros sítios disponíveis para a recolha: http://www.chsul.pt/index.php/pages/locais_inscricao. E aqui está outro link com as brigadas móveis de recolha, quem sabe se mais perto do vosso local de residência/trabalho: http://www.chsul.pt/index.php/pages/calendario_brigadas)

Claro está que, se puderem convencer amigos e familiares vossos para serem igualmente dadores, eu ficaria sem palavras para vos agradecer. Quantos mais, melhor, já que mais hipóteses terá a minha mãe de arranjar alguém compatível com ela. Mas, por favor, refiram sempre que conhecem esta pessoa (ou, neste caso, o filho dela) e que ela precisa mesmo de um transplante. Muitas vezes, os emails a pedirem dadores compatíveis circulam na Internet durante muito tempo, mesmo depois de o/a doente já ter tido alta. Não é este o caso. Mesmo! E, por isso, as datas estão referenciadas. Quando/Se se arranjar um dador compatível, enviar-vos-ei outro email a avisar.

Muito obrigado pela vossa atenção e ajuda. Um grande abraço ou beijinho de enorme amizade.

Sérgio L. Bordalo"

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.