sexta-feira, 16 de março de 2012
Um dos principais problemas das organizações é o excesso de focalização interna. As que têm mais sucesso são invariavelmente as mais alertas ao que se passa fora de portas, importando as boas práticas de fora para o seu negócio e percebendo o que está a acontecer no mercado, agindo, reagindo e ajustando-se mais facilmente a este.
Percebo que seja difícil tirar a cabeça da areia, tenho muitas vezes essa dificuldade nas minhas empresas. 2 vezes por ano quando vou às reuniões internacionais regresso cheio de ideias e estímulos interessantes para melhorar, mas logo as contingências do dia-a-dia me obrigam a deixar 90% do que idealizei para trás, de modo a resolver os problemas que encontro no regresso.
Em relação ao SLB vejo poucas áreas onde se identifica um significativo aproveitamento do que é visível fora de portas (aliás é recorrente ver exemplos do contrário - empresas e clubes a estudarem o Benfica). Percebo que seja difícil o SLB olhar para fora, com tudo o que há para fazer dentro da nossa casa no quotidiano, mas há uma fonte de informação onde o Benfica retira muito pouco benefício - a blogosfera Benfiquista.
Este exército de seguidores "geradores de informação" estão à disposição do clube para apresentar ideias, pontos de vista e informação relevantes sobre o futebol português, o seu contexto nacional e internacional. Existe um conhecimento brutal à disposição do clube que não parece ser aproveitado, o que não deixa de ser lamentável.
A proposta seria, uma vez por mês, o SLB disponibilizar 30 minutos à blogosfera benfiquista para apresentar:
- O que se diz e se sente sobre o Benfica (como os adeptos estão a ver o clube e o futebol)
- Informações chave do contexto (o que se sabe do sistema e como evoluiu)
- Ideias para um Benfica mais forte (o que melhorar no SLB).
0 comentários:
Enviar um comentário