À conversa com um mancuniano

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Em vésperas de um Benfica-Manchester United, decidi colocar umas perguntas a um dos administradores do maior blog de fãs do United, o famoso "The Republik of Mancunia". Aqui ficam as minhas perguntas e as respostas do Scott, já traduzidas, a quem desde já agradeço.



Apostas tudo na passagem do Manchester United e do Benfica à próxima fase, ou pensas que o Basel e o Otelul têm uma palavra a dizer?


Nunca se sabe, mas é muito raro que as duas equipas dos dois primeiros potes não passem no grupo. Não estou a ver o Basel ou o Otelul a darem-nos dores de cabeça.


Estás preocupado por não poder contar com o Ferdinand e o Vidic amanhã?

O Chris Smalling foi recentemente titular na selecção inglesa e jogou 90 minutos na meia-final da Champions da época passada, enquanto que o Jonny Evans tem bastante experiência em jogos europeus, tendo jogado em algumas meias-finais e contra equipas como Milan, Inter e Porto, para mencionar algumas.


Nani, Young, Chicharito e Rooney estão num momento de forma brilhante. Julgas que o Benfica vai ter hipótese contra eles?

Não sei se eles irão jogar todos. O United vai ter um jogo importante contra o Chelsea no fim-de-semana, portanto não me surpreenderia se alguns ou mesmo todos esses jogadores descansassem contra o Benfica.


Qual é o teu prognóstico para amanhã? Quem vai marcar?

É bastante difícil prever o resultado, dado que não sabemos que equipa vai o United apresentar, mas aposto numa vitória embora com golo(s) do Benfica. O Berbatov deve finalmente jogar de início, por isso ia adorar vê-lo marcar.


Perder o Van der Sar foi um rude golpe? Tens confiança no De Gea ou pensas que teria sido melhor ter contratado um guarda-redes mais experiente?

Penso que temos que confiar no treinador. Ele pode ser novo mas não é inexperiente. Venceu a Liga Europa e a Super Taça, jogou quase 100 vezes pelo Atlético e ajudou a selecção espanhola a conquistar o Campeonato do Mundo sub-21 este Verão. É evidente que não tem a experiência do Van der Sar, que tem o dobro da idade dele, mas também não é nenhum novato. O Ferguson revelou que não contratámos o Petr Cech porque ele pensou que ainda era muito novo. É claro que ele não quer cometer o mesmo erro uma segunda vez.


Esta época o United contratou alguns jovens promissores como o De Gea, o Phil Jones, o Cleverley e também o Ashley Young, este já uma grande figura da Premier League. Julgas que é suficiente ou sentes falta da contratação de uma grande estrela?

Pelo que vejo até agora, é difícil dizer que nos faltou uma grande contratação. Marcámos 18 golos nos primeiros quatro jogos desta época. É óptimo ver os miúdos na equipa e têm aproveitado muito bem as oportunidades. Quando a Champions estiver numa fase mais adiantada eles já deverão ter muitos minutos nas pernas, por isso será interessante ver em quem o Ferguson vai apostar.


Nas últimas duas épocas houve alguma especulação em relação ao interesse do United no David Luiz, no Ramires, no Di Maria e no Fábio Coentrão. Arrependes-te de que não tenham contratado nenhum?

Obviamente que são todos bons jogadores mas não estou especialmente desapontado por não poder contar com nenhum. Foram todos bastante caros para jogadores tão jovens que nunca tinham jogado no nosso campeonato, por isso estou satisfeito por termos optado por montar a equipa com jovens ingleses.


Vês algum jogador do Benfica com qualidade para jogar no United?

O Cardozo marca muitos golos mas não sei muito mais sobre a equipa do Benfica.


Julgas que o facto de haver muitos milionários a comprarem equipas inglesas está a matar a essência do futebol inglês, ou consideras isso inevitável e parte do progresso?

Depende do que eles façam quando compram o clube. No nosso caso, o nosso crescimento está a ser atrasado por causa das dívidas. Ver pessoas que não compreendem o futebol transformarem um clube no seu brinquedo pessoal ou utilizarem-no para ganhar notoriedade obviamente que não é uma coisa positiva.


Até que ponto sentem a falta do Ronaldo? Julgas que ele um dia vai regressar?

Eu estava preparado para a saída dele. O seu coração já não estava aqui e sempre soubemos que ele um dia iria parar ao Real Madrid. Foi um jogador tremendamente importante para nós e foi uma pena que não conseguíssemos mantê-lo para sempre, mas já ganhámos o campeonato e chegámos à final da Champions desde que ele saiu, portanto não nos estamos a sair assim tão mal sem ele.


O Ryan Giggs é um dos meus jogadores preferidos de sempre. Independentemente dos minutos que ele actualmente consegue jogar, vê-lo como uma peça-chave no plantel?

Já nesta época, jogando uns minutos aqui e ali, ele mostrou que ainda não perdeu o jeito. Enquanto que a maior parte dos jogadores precisam de tempo para se enquadrarem no jogo quando são lançados do banco, o Giggs entra logo muito bem e tem feito excelentes passes para os nossos avançados. Não vou tão longe ao ponto de o considerar peça-chave, mas ele tem seguramente um papel a desempenhar.


Como vai ser depois de Sir Alex? Já pensaste nisso? Quem vês a ocupar o seu lugar?

Tento não pensar nisso! Ele está num patamar acima da média e tem feito a diferença no United. A ideia de não o ter como treinador é insuportável. É difícl saber quem o irá substituir. Ele deu uma entrevista há pouco tempo onde disse que os melhores para o substituir tinham deixado de trabalhar. Não se sabe quem poderá substitui-lo quando a altura chegar.


Mourinho. Odeias ou adoras?

Não gosto nada do Mourinho. Mas os números falam por ele e não ficaríamos surpreendidos de o ver como próximo treinador do United.


Sir Bobby Charlton é um nome bastante conhecido e respeitado entre a maioria dos adeptos do Benfica. Como é que os adeptos do United vêem o Eusébio?

Eusébio? I say Kiddo*. Jogador de topo e muito justamente amado pelos vossos adeptos depois de passar tanto da sua carreira no Benfica.


Para finalizar, quais são as tuas expectativas para esta época do United?

Julgo que vamos ganhar o campeonato. Gostava que fizéssemos uma boa campanha europeia mas seremos esmagados se tivermos que jogar contra o Barcelona outra vez.


* "Eusébio, I say Kiddo" faz parte de um cântico do United relativo à final de 1968 contra o Benfica. Nós tínhamos o Eusébio, eles tinham o Brian Kidd.



O Scott decidiu também colocar-me algumas questões. Aqui ficam:


Quais são os jogadores mais perigosos do Benfica?


O Cardozo não é muito rápido, mas tem um pé esquerdo mortífero. O Aimar é o maestro e consegue inventar passes impossíveis. O Witsel chegou esta época mas tem mostrado muita qualidade. O Nolito tem um pouco do “tiki-taka” do Barça e tem marcado muitos golos. O Luisão é muito perigoso nos cantos.


Na época passada vocês acabaram a quilómetros do Porto. Acreditas que os conseguem apanhar esta época?

Claro. Se não acreditasse nem sequer me dava ao trabalho de ver os jogos.


Realisticamente, até onde pensas que o Benfica pode ir na Champions?

Estou a contar passar à próxima fase. E com alguma sorte no sorteio, talvez chegar aos quartos-de-final.


Que jogadores do United mais gostarias de ver no Benfica?

O Rooney é a resposta mais óbvia. Mas também o Evra, o Vidic, o Anderson, o Nani e o Chicharito.


Como é que avalias o David Luiz e o Ramires, que saíram para o Chelsea?

Ao comparar ambos os jogadores, julgo que sinto falta do David de um ponto de vista mais emocional, e do Ramires de um ponto de vista mais prático. O David tinha uma grande ligação com os adeptos e, claro, é também um grande jogador, com uma técnica acima da média para um central, o que lhe permite subir no terreno e abrir epaços no meio-campo adversário. Há muito poucos centrais no mundo que consigam fazer isto. Mas ele ainda é muito novo e tem muito para aprender, por vezes perde bolas estupidamente.

O Ramires é completamente insubstituível e a sua saída foi uma das razões para a péssima última época do Benfica. Em poucos segundos ele está a roubar a bola junto à sua área, a passá-la a um colega e quando olhamos outra vez para ele já está na área do adversário para facturar. É um jogador fantástico com pulmões sobre-humanos


Previsão para o jogo?

2-2.

13 comentários:

Carlos disse...

Excelente iniciativa, Éter!

Edgar disse...

Grande post!
Tomara muitos junta-letras da pasquinada proporcionarem este nível de serviço público!

Carlos Alberto disse...

Nunca hás-de ser jornalista do Jogo!!!

Entrevistar um gajo sóbrio. tsstss... vê-se mesmo que nunca andaste pelo jardim em roupão e a fumar charuto!

Anónimo disse...

Boa ideia, boas perguntas e boas respostas. É sempre bom este tipo de contacto saudável com o adversário.

Shadows disse...

Parabéns Éter!! Excelente artigo!
Mereces umas imperiais à borla amanhã!!!

JPereira disse...

EXCELENTE Eter!

Não, a sério. Mas que grande post!

Anónimo disse...

É por isso que sigo este blog diariamente.
Muito obrigado e continuem,
PN

Tacuara disse...

Entrevista excelente!!!
Grande post até ao 2-2!!

2-2??? Foda-se!
Mas que raio de (falta) confiança te atacou.

Não temos equipa para eles na Luz??

Comparando jogador a jogador, não vejo assim grande diferença.

A maior diferença é entre os treinadores.

Mas há dúvidas que vamos ganhar??

Se com esta equipa que temos não é para lutar pela vitória em casa seja contra quem for, não sei o que vamos fazer à Champions...

JS disse...

Excelente este tipo de iniciativas... bastante interessante.

Curioso que comentei entre amigos hoje que também apostava no 2-2.

Nairo disse...

nao quero ser repetitivo. os outros ja comentaram, muito bom mesmo

Éter disse...

Tacuara, prefiro manter as espectactivas moderadas. Se perdermos não sofro tanto e se ganharmos fica ainda mais exultante.

Não queiras comparar... Os quatro habituais jogadores da frente de ataque do United tinham lugar só com uma perna no onze do Benfica. Mas isso não implica que não possamos vencer, como é evidente.

TACUARA disse...

Eter,

e os nossos 4 defesas comparando com os 4 do Manchester United???

Pelo menos os que estão disponíveis para hoje??

Só o Evra é que parece melhor que o nosso DE.

E no meio campo. Javi, Witsel e Aimar, tem comparação com Carrick, Fletcher e Anderson??

O Nolito, ou o Gáitan não são gajos para decidir um jogo destes??

O Cardozo não será tão eficaz como o Rooney ou o Chicharito??

Não somos inferiores, eles têm é um orçamento brutal.

Eles fartam-se de ganhar em Inglaterra, e o Benfica quando lá vai também não ganha lá jogos??

Percebo essa ideia de confiança moderada, mas não vejo os adeptos das grandes equipas europeias esperarem por empates em jogos em casa.

O nosso papel é também esse, o da exigência.

Na Luz mandamos NÓS...

Os nossos jogadores têm que perceber este tipo de exigência.

Não podem encarar o empate como aceitável, apesar de ser nesta fase.

Não é uma critica, adoro este blog e passo cá sempre, mas discordo neste ponto!!!

Éter disse...

Tacuara, compreendo o que dizes, mas é como te disse atrás: antes deste tipo de jogos mais complicados gosto de manter a confiança moderada, o que não quer dizer que não acredite que o Benfica seja capaz de vencer o jogo.

Abraço

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.