A UEFA pode ir para o caralho

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Não vou comentar a actuação dos jogadores do Benfica porque andei nos últimos dias a trocar impressões com amigos médicos e todos me disseram que é irracional e cruel obrigar seres humanos a praticar um desporto de alta competição, já de si fisicamente bastante exigente, com temperaturas como aquelas. Nunca falei com nenhum médico russo, mas presumo que eles pensem o mesmo. Caso contrário o campeonato deles não pararia nesta altura. Não sei se a UEFA estava ao corrente disso...

Depois, quando o jogo começou, olhei para aquele relvado, deprimi e pedi aos deuses do futebol que ninguém se lesionasse devido ao triste pedaço de tundra siberiana que os jogadores do Benfica estavam a pisar. Os deuses ouviram-me quanto a isso mas fecharam os olhos em relação ao animal que por ali vagueava em busca da presa da noite. Presa essa que estava bem definida desde o início: o jogador do Benfica em melhor momento de forma, Rodrigo. O animal mordeu e afastou-se, cobardemente, como se não fosse nada com ele. Se isto fosse em Portugal, com outra camisola, o animal saberia que poderia continuar a morder impunemente, mas assim amansou um pouco. É animal mas não é burro. Ele sabe bem o que faz e sabe ainda melhor quem escolher como vítima, como hoje ficou amplamente demonstrado para quem ainda tinha dúvidas.

Regressando então ao frio e ao relv... à tundra, interrogo-me se a UEFA considerou este um jogo da Champions. Teve aquela musiquinha inicial inspiradora e teve miúdos a abanar aquele pano gigante da bola com estrelas. Portanto foi Champions. Errado. Foi uma vergonha. Incomodou-me bastante ver os jogadores do Benfica serem sujeitos àquilo. Nem sequer deveria ser permitido que Aimar, por exemplo, pisasse um terreno como aquele. Não combina. Destoa. Fica mal. E não engulo a conversa máscula de o Benfica ter que conseguir jogar em todo o lado. O Benfica tem classe a mais para ser sujeito àquela decrepitude. Posso estar a ser extremamente arrogante ao dizer isto, mas é assim que penso. O Benfica merece jogar nos melhores palcos e nas melhores condições possíveis.

É evidente que depois há a treta "ah, mas é igual para as duas equipas". Não é. Infelizmente para o Benfica não é. A UEFA gosta de nos fazer crer que é, mas não é. A outra equipa está habituada às temperaturas, logo o organismo adapta-se mais facilmente e responde melhor, e também ao terreno de jogo. Eu comparo isto às fases de qualificação para o mundial das equipas sul-americanas. Vejamos a Bolívia... Uma equipa que fora de casa é regularmente goleada mas que no seu estádio, onde o ar é quase rarefeito, consegue bater-se taco a taco com Argentina, Brasil e outras selecções muito mais fortes. E aqui também se pode afirmar "ah, mas é igual para as duas equipas". Pode, mas é parvo. Porque não é. Porque de um lado estão indivíduos habituados a respirar naquelas condições e do outro temos jogadores normais, que fazem dois ou três sprints ali e ficam com os bofes de fora. O caso não foi tão grave em São Petersburgo mas as condições climatéricas tiveram influência, dado que, e repito, uma das equipas está habituada a elas e a outra não. E isto para mim é injusto.

Portanto, os jogadores do Benfica hoje foram uns guerreiros. Todos, sem excepção. E estou plenamente confiante de que na Luz o Zenit vai ser facilmente ultrapassado. Porque não tem futebol para o Benfica. Jogam bem, sim senhor, são organizados, mas não têm futebol para nós. Estão a léguas. Na Luz, sem frio polar, com relva, vamos vencer. Por dois, por três, o que seja. E o calor insuportável que os russos vão sentir, e que os deixará incomodados, virá das bancadas. Mas esse é leal. É justo. Faz parte do jogo.

13 comentários:

Jotas disse...

excelente artigo e estou completamente de acorod contigo em tudo.
E de facto não é igual para os dois.

Dylan disse...

Muito bem! A minha opinião é idêntica. Só gostaria de salientar que os russos têm na segunda mão um trunfo importante: o enormíssimo Malafeev, guarda-redes de topo.
Gostava também de saber quem era a equipa mundial que venceria aquele jogo, naquelas condições...

Manuel Oliveira disse...

Subscrevo Éter!

Abraço.

Anónimo disse...

grande texto, caralho!

benfiquista a serio disse...

caro eter e amigos benfiquistas,

brilhante texto caro eter! o nosso glorioso deveria de ter jogado sob protesto. tanto o estado do relvado como o do tempo não apresentavam condições minimas para a pratica de futebol. como é possivel que o setubal para jogar à dois ou tres anos nas competições europeias teve de jogar em alvalade porque o seu estadio não apresentava condições. o estadio do bonfim comparado com o do zenit de hoje dáva 1000 a 0.

sobre o jogo penso que jj não escolheu o onze ideal para o batatal de zenit. hoje eram precisos jogadores de barba rija, raçudos e fortes fisicamente. por isso penso que miguel vitor e nolito deveriam de ter entrado de inicio. nolito em vez do gaitan e migel vitor em vez de bruno cesar, passando maxi para o meio campo. ficariamos então com maxi, witsel e matic no meio campo dando maior consistencia defensiva e na frente rodrigo na direita, nolito na esquerda e cardoso no meio. acho que seria assim que deveriamos de jogar fora nos jogos da champions.

sobre a besta alves, deveriamos de fazer-lhe a mesma coisa que nos fez. aproveitar uma bola dividida lá para o minuto 88 e acerta-lhe bem e po-lo de fora uns mesitos para ver se aprendia. o tipo ideal para fazer este serviço seria o jardel lá para o minuto 88.

71460_5/8 disse...

já com a selecção contra a Bósnia aconteceu uma coisa semelhante! certos estádios portugueses que são muito melhores não têm condições e depois lá por fora permitem batatais e pelados!

Viriato de Viseu disse...

Totalmente de acordo !!!!

Por alguma razão o campeonato deles pára nesta altura.

Ainda não sabemos como ficaram os jogadores depois do jogo, nem tenho notícias do RODRIGO, mas é uma sorte se apenas tivermos o RODRIGO ferido.

Quanto ao BRUTO ALTO é só mais do mesmo!!!

André Leal disse...

Já falta pouco para sermos 200...

Petição Benfica fora da Sport TV

http://www.peticaopublica.com/?pi=SLBnaBTV

Rui Sérgio Guerra disse...

Éter,
não jogámos bem, nem isso seria humanamente possível,... mas também falhámos!

A enorme mágoa que sinto na m/ paixão benfiquista levar-me-ia a "desancar" em 2 jogadores que... nos "enterraram",... mas não creio isso correcto, nem justo, nem me identifico sequer com essa mentalidade!

Acima de tudo, e mais do que nunca... FOrçA BENFICA!
VAMOS GANHAR ao Guimarães!

Abraço,
RSG

Ricardo disse...

Belíssimo.

Só uma coisa: ali o "benfiquista a serio" faz o mesmo comentário, mudando apenas o nome do escriba do blogue onde comenta.

Bem, já temos um Jotas que espalha a mesma prosa por 2860 blogues. Mas ao menos o Jotas não diz "brilhante". Ó benfiquista a serio, a sério, pá. Isso é um bocadinho foleiro.

Anselmo Damásio disse...

Subscrevo.
SAUDAÇÕES GLORIOSAS

Fehér 29 disse...

Mai nada! Isso da UEFA é só merda...

Anónimo disse...

Monsieur Platini.....go away to frie asparagous....!!!!!

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.