10 ideias chave do que é um Presidente à Benfica

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Após mais uma entrevista à Benfica TV, onde Luis Filipe Vieira falou de forma relativamente aberta sobre os assuntos relacionados com a equipa de futebol, um dos principais activos do clube e sem dúvida a principal preocupação e foco de atenção dos adeptos, aproveito para escrever umas linhas sobre a minha perspectiva do que é um Presidente à Benfica.

Como representante máximo do clube, o nosso Presidente deverá apresentar enquanto pessoa uma personalidade e postura alinhada com os valores defendidos pelo clube. A proximidade entre Presidente e clube aumenta a confiança dos adeptos no Presidente, possibilitando incremento de afinidade entre as partes.

Deve defender até aos limites o seu clube, servindo-o e não servindo-se dele. Esta questão é extraordinariamente importante para nós, adeptos, pois o nosso contributo mensal, a nossa ligação maior, é com a instituição e não com qualquer pessoa que exerça o cargo. Pode ser remunerado e deverá estar a tempo inteiro ao dispor do clube – nós também estaríamos, e sabemos que isso nos seria exigido.

Esperamos um Presidente que comunique de forma clara, apenas quando necessário. Os adeptos querem saber o ponto de situação das questões mais relevantes do clube de forma clara, sem subterfúgios ou informações não verdadeiras, mas sabem que o silêncio também é uma mais-valia sobretudo para os negócios. As entrevistas na Benfica TV servem claramente este propósito e devem ser espaçadas quanto baste.

Precisamos de um Presidente que defenda o clube contra ataques externos e que os denuncie quando necessário aos benfiquistas. Sport TV, Lusa, outros interesses do sistema instalados devem ser combatidos com os meios à disposição, com a figura do Presidente à cabeça.

Gostamos de um Presidente que está focalizado no futebol mas defende o ecletismo do clube e aposta no projecto olímpico. Levar o clube a todos os cantos do mundo, sempre em busca da vitória.

Identificamo-nos com um Presidente envolvido em causas. O nosso clube foi erguido com o esforço e sacrifício de todos, pelo que crescemos sensíveis a esta questão.

Queremos um Presidente que reforce a ligação ao passado, glorificando-a e tornando-a ainda mais visível. Aguardamos a criação do museu, o “all of fame” do Benfica, o destaque dos feitos gloriosos de alguns jogadores do passado para que influenciem os jogadores do presente e ecoem no futuro.

Queremos um Presidente que assegure que as diversas estruturas do clube funcionem com um objectivo comum: Tornar o SLB maior e desportivamente com mais sucesso. Isto inclui as áreas de Marketing e Comercial, Financeira, Fundação, etc., e sobretudo o Departamento Jurídico, cuja taxa de sucesso está nos antípodas do sucesso da equipa de futebol no ano passado

Privilegiamos um Presidente que intervenha o mínimo possível na gestão da equipa de futebol. Se na estrutura não existir alguém competente para o fazer melhor que o Presidente, que se arranje uma solução para isto. O que desejamos é que o papel dos elementos da estrutura do futebol seja clarificado aos adeptos, eliminando as especulações que surgem por inexistência de informação sobre esta matéria.

Cada vez mais garanta que existe total transparência e clarificação nos negócios do clube, e nesta parte precisamos de melhorar. Há negócios que não percebemos e que nos “chocam”. Se têm alguma segunda intenção por detrás, sinceramente preferimos tudo às claras, no nosso clube.

Negócios como o de Simão, nunca mais, porque nunca esqueceremos os jogadores que nunca vieram e sentimos que nos atiraram “areia para os olhos”. Entre receber ou pagar de imediato o combinado com o clube ou articular a vinda futura de jogadores que depois não vêm, preferimos a primeira opção.

5 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Muito bem Luís!
O Benfica deve ter um presidente assim. Felizmente não estamos mal servidos.

Abraço.
Blog do Manuel

Águia Preocupada disse...

Mau! Afinal em que é que ficamos? Se deviamos ter um presidente assim como é que não estamos mal servidos?
Sou eu que vejo mal, ou há por aí muita cegueira... Cuidado que foi assim que a coruja perdeu os filhotes...

Luis Rosario disse...

Não há presidentes prefeitos, como disse anteriormente.

Mas que estamos bem servidos, para mim, é inquestionável.

Anónimo disse...

E eu à procura de uma posta sobre o banho de bola dado mítico clube de Londres e sai uma posta sobre o rei dos pneus?

Caro Luis, estás a perder qualidades ou a enfiar a cabeça na areia?

Luis Rosario disse...

O post é sobre o que na minha opinião deve ser um presidente à Benfica.

Se revirem LFV nas ideias chave do post, significa que está alinhado com o que é na minha ideia um presidente à Benfica.

Se existirem ideias onde não se vê escarrapachado LFV, é porque não temos nessa matéria um presidente à benfica, à luz do descrito no post.

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.