"O Benfica foi roubado"

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Na minha opinião há dois factores fundamentais para a viragem de rumo, e também de mentalidade, na história do Benfica a partir do final dos anos 80. O tomar de rédeas dos principais órgãos decisórios do futebol português por parte de Pinto da Costa é claramente o primeiro. O segundo é a forma como esse controlo, com foco mais visível nas arbitragens, foi gradualmente passando a ser utilizado como uma capa para a massa benfiquista esconder de si própria o que está mal no seio do clube. Este bizarro fenómeno entranhou-se de tal forma na bonita entidade colectiva que é o benfiquismo, que fez com que o grau de exigência atingisse, por vezes, o limiar do absurdo. A leviandade com que se foi bradando aos quatro ventos a expressão "o Benfica foi roubado" banalizou a queixa de tal forma que, às vezes, nota-se perfeitamente que a pessoa já diz aquilo simplesmente por dizer, apenas como um lugar-comum para justificar um resultado menos bom. E aqui recuo à época horribilis 2000/01, na qual invariavelmente se ouvia no final de cada jogo o tal "o Benfica foi roubado", isto estando o Benfica a apresentar um futebol digno dos distritais e, salvo duas ou três honrosas excepções, com um plantel digno de um qualquer Campomaiorense. Mas com a milagrosa fórmula "o Benfica foi roubado" tudo se perdoava e o Escalona e o Uribe até pareciam ser jogadores de futebol.

Passando imediatamente para o presente, é bom que fique claro que há um penálti claríssimo sobre Aimar. Mas reduzir o que se passou em Coimbra e Guimarães (o Maxi fez mesmo falta no livre que deu o golo, lamento) a um vulgar "o Benfica foi roubado" é perigoso. E também estúpido. Porque depois estaremos a pôr de parte o facto de o plantel não ter uma única alternativa a Javi (o Matic não tem culpa, como não teria culpa se o colocassem a ponta-de-lança). Ou o facto de a alternativa a Maxi ser... Witsel (!!!), como vimos no jogo contra o Nacional. Ou o facto de a alternativa ao próprio Witsel ser... ninguém (e isto são três posições importantíssimas no esquema de jogo do Benfica: o trinco, que domina o miolo; o lateral direito, que tem que subir imenso e criar desequilíbrios, já que ao lateral esquerdo é pedida mais contenção; e o chamado médio box-to-box, que se desdobra em acções ofensivas e defensivas). Ou o facto de no mercado de Inverno termos perdido Ruben Amorim e Enzo Pérez e para os seus lugares ter entrado Djaló, um jogador que eu até acredito que possa ser muito útil, mas só na próxima época (estar seis meses parado e chegar a uma equipa na fase da época em que tudo se decide é muito complicado). Ou o facto de, e dadas as lacunas acima apontadas, os dirigentes do Benfica andarem preocupados em contratar jogadores para a equipa B (já lhes perdi a conta) enquanto o foculporto contrata aquilo de que a equipa precisava: um pensador e um matador (digam-me sinceramente, sabem de algum jogador contratado para a equipa B do foculporto?). Ou o facto de Jesus ter aparentemente ensandecido nestes três últimos jogos (ir jogar sem cautelas a São Petersburgo, como se o Zenit fosse um Pinhalnovense e o seu treinador fosse o Luís Campos? Ir a Guimarães com o desgraçado do Matic sozinho no meio-campo e fazer uma substituição aos 85' e outra aos 86' quando estava a perder desde os 37'? Ir a Coimbra com o Aimar encostado ao Cardozo, vulgo "Aimar versão Quique Flores", e depois de isso ser corrigido e o homem finalmente começar a pegar no jogo, tirá-lo para meter o Djaló (um abraço ao Saviola) e a partir daí o organizador de jogo da equipa passar a ser o Garay, com chutões de área a área? Admitir no final deste jogo que o Rodrigo se ressentiu da lesão contraída na Rússia, isto depois de ter metido o puto 90 minutos em Guimarães?).

Será que tudo isto se resume a um simples "o Benfica foi roubado"? Se sim, Pinto da Costa venceu. Parabéns.

11 comentários:

Anónimo disse...

sim o benfica foi roubado em coimbra , o penalty do aimar e uma mao no inicio do jogo que aquele filho da puta com cara de cavalo fez de conta que n viu , mas n podemos estaq sempre a culpar as arbitragens , fodase pa como é possivel termos cinco pontos de vantagem a duas jornadas atras e agora podemos ficar sem vantagem nehuma na vespera do jogo grande em que ate podimos arrumar com os filhos da puta azuis pra canto , o benfica parece um clube de dementes e incapacitados , tipos frageis psicologicamente , fodase estou farto desta merda caralho , fodase , o benfica nao sabe ganhar , o benfica n sabe ser feliz , o benfica n sabe nada caralho tou farto de ver estas merdas , hipotecamos a epoca em 3 jogos e a jogar bastante bem olha se jossemos mal , enfim é o costume e para ser tudo como costume so falata os porcos ganharem na luz , o benfica tem futebol pra eles , nao tem é rigor e mentalidade e isso é que é o crl , vi os juniores perderem 3 -0 no olival contra os porcos pequenos e no final o pepa foi cumpriomentar os portistas q iam reunindo no centro do relvado , para que foi la pepa ???????
leva 3 secos e ainda vai mostrar desportivismo ? e logo com este fdps e os azuis nem ligaram ao pepa e olhavam tipo " desaparece coitado do crl" epa o benfica tem de aprender a lutar a ser feliz a confrontar , fodase la o desportivismo , tou farto desta merda

jose garcia disse...

Caro Éter,

penso que falta referir no seu post a mão cheia de golos feitos falhados ontem em Coimbra. Parece-me que é um pormenor tão importante quanto os outros que refere.

Abraço.

Luis Garcia disse...

Parabéns pela análise fria e realista, não enverdando pelo habitual "muro das lamentações". Ontem se não ganhamos o jogo foi por culpa própria.

No entanto, e apesar dos últimos resultados, tenho a convicção que na sexta feira vamos inverter essa dinâmica.

Saudações Benfiquistas

Luis Garcia

JNF disse...

Obrigado por me poupares a escrita de um post. É isto.

Anónimo disse...

Caro benfiquista, o seu texto é excelente e mostra o que se passa no nosso Benfica. Porque realmente o Benfica é nosso (sócios e adeptos). É uma pena que não soubemos atacar no mercado de inverno para corrigir problemas esistentes no plantel, principalmente num bom lateral esquerdo (nem que custa-se 4 milhoes de euros). O nosso treinador aposta sempre nos mesmos, a equipa ressente-se disso, pergunto porque renovaram com o saviola, para ficar no banco? Enfim com um plantel destes, como dizia o Mário Wilson, qualquer um seria campeão, mas infelizmente o nosso treinador nunca aprende com os erros e eles nestes anos já foram muitos, é uma pena. Acreditem jogadores do Benfica que podem ser campeões e mostrem isso nos restantes jogos, com garra e carácter, como fazem os adeptos, que acreditam em vós.

Conde de Vimioso disse...

Uma equipa é sempre o espelho do seu treiandor.

Um clube é o espelho do seu presidente.

Pena é que estes dois espelhos sejam tão baços e sê-lo-ao sempre porque a inteligência não se compra e o Benfica há muito que é dirigido por um chico-esperto que se rodeou de gente igual a ele que anda a levar os benfiquistas atrás da cenoura sem a conseguirem morder.

E parece que vai continuar.

Anónimo disse...

Esse anónimo de merda que vá chamar filhos da puta á família dele. Cambada de cobardes que só insultam nos blogs...havias de ter tomates para insultar pessoalmente...torcia-te o pescoço.
Parabéns pelo blog de merdosos!!!

Pedro Santos disse...

Nem sempre se perde ou empata por causa do árbitro. Mesmo num jogo em que tal acontece não é só culpa desse senhor. Mas ninguém pode negar que com o pénalti por marcar em Guimarães e o 2 de ontem (fora o resto) davam-nos 3 pontos de vantagem para o clássico. É bom lembrar que se tivéssemos empatado em Guimarães não teria existido a nervoseira que houve ontem na hora do remate. Uma equipa mede-se muito pela confiança que tem. Com essa derrota em Guimarães ela foi-nos retirada porque poucos protegeram a nossa equipa.

O Porto levou 4 de um City que jogou a meio gás e todos acham que os corruptos fizeram uma grande exibição. Nós jogamos nos 2 ultimos jogos melhor que os nossos adversários e perdemos, por erros nossos, mas também por erros que são alheios a nós. Isso eu não consigo encaixar. Se merecemos ganhar e se por causa de uma arbitragem perdemos pontos isso eu não aceito e não consigo ficar calado.

Se para o jogo do titulo vai Pedro Proença que é o homem que mais rouba o Benfica e por isso mesmo é considerado o melhor de Portugal, eu não consigo aceitar.

Hugo disse...

Análise fria e racional, com a qual, em certa medida, concordo!

Contudo, e ainda bem que referes o ano de 2000/2001...

Não há comparação entre os dois "Benficas" tal a diferença de estrutura e qualidade nos plantéis...

Nessa altura, o nosso futebol era muito pobre e queixas sobre arbitragens quando a falta de qualidade tratava de ser fatal, era, no mínimo, incoerente...

Ontem, apesar de não podermos resumir tudo ao árbitro, a realidade é que nos segundos 45 minutos, tudo fizemos para vencer e não conseguimos por falta de sorte, pontaria, eficácia, etc...

E se os penaltis existentes tivessem sido assinalados?!?

É outro Benfica e os erros de arbitragem são mais prejudiciais porque a competitividade com o Porto é muito, mas mesmo muito maior...sendo que um ou dois deslizes são fatais!

Não obstante, temos tido vários erros de gestão e escolhas no onze, principalmente que nos tem causado estes últimos amargos de boca...

Mas Sexta o JJ vai redimir-se e, acredito, vamos voltar a embalar para uma boa série de vitórias seguidas...

Éter disse...

"Esse anónimo de merda que vá chamar filhos da puta á família dele. Cambada de cobardes que só insultam nos blogs...havias de ter tomates para insultar pessoalmente...torcia-te o pescoço.
Parabéns pelo blog de merdosos!!!" Isto escrito por um anónimo. Bravo.


Pedro Santos, não concordo que o Benfica tenha sido melhor em Guimarães. Nesse jogo a equipa mais madura e que sabia bem o que tinha de fazer dentro do campo foi o Guimarães.

Anónimo disse...

Éh pá, vamos lá a ter calma e não falar de cabeça quente. É verdade que o Benfica foi prejudicado num penalty, mas houve outros jogos em que foi beneficiado e ninguém disse nada.
Eu tenho amigos lagartos que andaram a época toda a dizer que o Benfica estava a ser levado ao colo e eu dizia que isso era desculpa esfarrapada, uma demonstração de mau perder, e agora bastou um penalty não assinalado para nos transformarnos nuns coitadinhos? Há que ter bom senso.

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.