Queria muito, muito, que isto pudesse ser feito

quinta-feira, 1 de março de 2012

Fantástica esta forma que a Académica encontrou para homenagear e não deixar cair em esquecimento as suas antigas glórias. E ao ler aquilo é-me impossível não transpor imediatamente esta ideia para o universo do Benfica. Como seria emocionante assistir e, quiçá, até participar em tertúlias sobre Cosme Damião, Rosa Rodrigues, Marcolino Bragança, Félix Bermudes, Paiva Simões, Vítor Silva, Espírito Santo, Francisco Rodrigues, Rogério Pipi, Julinho e tantos e tantos outros nomes que muitos benfiquistas não conhecem nem se esforçam por conhecer.

A direcção do Benfica tem aqui uma ideia muito simples e bonita para copiar e implementar. Tertúlias semanais ou mensais num pavilhão do complexo da Luz (ou noutro local qualquer, isso é o que menos interessa) sobre as nossas glórias do passado. Já pensaram nisto? Até me arrepio só de imaginar.

3 comentários:

Anónimo disse...

Acho que seria uma ideia engraçada se...não tivéssemos a Benfica TV, que tem programas que completam essa parte cultural dos benfiquistas mais novos. Não serão programas de excelência para alguns mas, não obstante, têm esse mesmo objectivo: dar a conhecer o Benfica e a sua história, feita de inúmeras "personagens" históricas. Tertúlias, no sentido em que se coloca aqui, não me parece que fizesse grande sentido, seria estéril...

Hugo disse...

Caros Éter e Anónimo,

Ambos têm razão...

Seria excelente saber que poderia me deslocar à Luz ou, por vezes, a Casas do Benfica (ou outros espaços por esse Portugal fora) para presenciar o debate sobre personagens históricas que fizeram do Benfica esta enormidade que conhecemos.

Como refere o Anónimo, este espaço poderá estar bem preenchido pela Benfica TV, por exemplo, através do Vitórias e Património, um excelente programa, diga-se.

Contudo, seria interessantíssimo fazer algo mais arrojado e justo, no sentido de conhecer obra e pessoas que estiveram, na sombra, ao lado de Cosme Damião, dos nossos atletas, treinadores e dirigentes. O seu labor foi demasiadamente importante para poder ser esquecido e aí, seria muito bom criar qualquer coisa que nos levasse a homenagear quem o merece.

De qualquer forma, apraz-me ver que o nosso clube tem dado valor à história e ao seu património. O nosso museu está para breve, temos uma equipa de restauro e património pelo que, no fundo, trabalha-se para que a nossa história possa manter-se intacta e, com o passar do tempo, possa ser dada a conhecer às gerações vindouras...

Para mim, isto é Benfica, mais do que uma bola a rolar num relvado ou Pavilhão, pois pertencemos a uma Instituição centenária, que viveu os mais conturbados e importantes períodos da história de Portugal e do Mundo do século XX, representando ainda a matriz social e cultural de um Portugal, como humilde e grandioso Clube do Povo...

E hoje, é para ganhar!!!

Saudações Benfiquistas...

Éter disse...

A BTV, tal como qualquer televisão, dá pouco azo ao debate. E uma tertúlia é mesmo isso: puro debate.

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.