Figura do ano

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009


Parabéns pelo excelente trabalho, grande Carlos!

Tiro no pé

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

É o que sucederá se Nuno Gomes sair agora do Benfica. O plantel, mais do que à partida pode ser perceptível, precisa dele. Ainda para mais com a chegada de novos jogadores que é preciso integrar rapidamente.

Fica, Nuno!

Gestão

Tenho observado o intenso sururu que as contratações de Airton, Kardec e, mais recentemente, Éder Luís têm suscitado. Ao que parece o problema está na fraca aposta que o Benfica tem feito na formação. Eu vejo a questão da formação sob outro prisma: nenhum dos jovens da cantera tem, ainda, qualidade para jogar no Benfica ou mesmo para ser opção de recurso.

Por outro lado, e atendendo a que o Benfica dificilmente segurará alguns jogadores após o final da época, as contratações de Airton e Éder Luís são muito bem vistas. Estes jogadores vão ter seis meses extra para se adaptarem ao Benfica e ao futebol europeu, algo que não aconteceria se o Benfica apenas procurasse substitutos para Javi e Di Maria depois de os vender. Veja-se o que aconteceu ao foculporto por não ter tratado da sucessão de Lucho com antecedência...

Quanto a Kardec, será no imediato uma alternativa a Cardozo, já que não havia dentro do plantel ninguém com características minimamente semelhantes às do paraguaio.

Para mim, a conclusão que retiro destas contratações só pode ser uma: um bom gestor pensa sempre muito mais à frente. E se os jogadores vêm do Brasil ou da Suazilândia, isso pouco me interessa.

Mística

sábado, 26 de dezembro de 2009

Cada vez mais amo o Benfica e sinto que é o clube da minha vida.

Estava muito de longe de imaginar que era isto, o Benfica é uma vida. É impossível descrever, é só sair na rua e sentir a paixão das pessoas, olhar para o lado e pensar que naquela multidão a maioria sente o mesmo amor que nós.

Prometo aos adeptos que não saio do Benfica sem ser campeão nacional.

Tenho uma prenda para vocês, mas só posso oferecê-la lá para Maio, no fim do campeonato, o título! Espero que não se importem de esperar...


A maior parte dos jogadores, quando abrem a boca só dizem asneiras. Já o David, devia estar sempre a falar... Fantástico!

Forever diferentes

Interrompo aqui a minha semana natalícia, na qual basicamente como e durmo, para deixar no ar a pergunta:

Depois da inovação de vermos uma apresentação de um reforço ficar a cargo do líder de uma claque, que diz para as câmaras de televisão "O Benfica é m$#%&", poderá o zbordin descer mais baixo?

Ou isto é mesmo o fundo?

Votos de Feliz Natal

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O blog Céu Encarnado deseja a todos os visitantes e benfiquistas em geral um óptimo Natal.

Não sou de muitas palavras nesta ocasião. Limito-me, por isso, a dizer que espero que tenham um Natal à medida dos vossos desejos.

FELIZ NATAL!

O melhor jogador do campeonato

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

De caras.

Em defesa do David Luiz

Depois de termos assistido ao achincalhar do David Luiz na última semana e à tentativa infantil de o comparar à Besta Alves, gostava que tivesse passado uma cena que presenciei em pleno Estádio da Luz. No final do jogo, David Luiz aproximou-se de uma das bancadas e um adepto saltou para o relvado para o abraçar. Logo apareceram 2 stewards para o agarrar e o separar de David Luiz. Este teve a atitude mais humilde e mais humana que poderia ter tido. Abraçou o adepto, visivelmente descontrolado com tamanha emoção, e afastou os stewards, como quem tem a situação perfeitamente controlada. O adepto pediu-lhe a camisola, o David despiu-a e entregou-lha. Preocupado com alguma hipotética acção policial sobre o adepto, David Luiz encaminhou-o até à bancada, não permitindo que os seguranças se intrometessem.

Àqueles que crucificaram o David Luiz, mormente idiotas que comentam em programas televisivos, têm aqui a demonstração do lado humano deste jogador. Não ousem compará-lo a mentecaptos que fazem da violência a única arma em campo e a arrogância a espada fora dele. Imaginavam a besta alves a ter esta atitude? Que não se compare o incomparável...

A todos os benfiquistas, peço encarecidamente: David Luiz fez ontem um jogão, mais um entre vários que já realizou. Não vamos permitir que uma ou outra disputa de bola mais acalorada façam com que se denigra este jogador. Com a humildade que demonstra a cada dia, afirmando inclusivamente ontem que ama o Benfica e que nele quer continuar, digo-vos uma coisa: como ele há poucos.

David Luiz, tens o meu apoio.

Ugh!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Hulk é cerebralmente diminuído. E nem sequer estou a ter em conta a ridícula exibição (mais uma) que todos vimos ontem na Luz. Estou sim a referir-me aos acontecimentos no túnel, depois de o jogo ter acabado.

O grotesco troglodita brasileiro deve ter recebido ordens para ir armar confusão com elementos do Benfica, para ver se sacava alguma suspensão a alguém. Chegado ao túnel, Hulk não viu ninguém do Benfica por ali, apenas stewards. O que aconteceu a seguir todos sabemos, o calhau que ele tem dentro da cabeça não dá para mais.

Hulk é isto, estupidez em estado puro. Aliás, acho que o moço até devia mudar a alcunha para Ugh, a interjeição mais utilizada pelos homens das cavernas.
É que ao pé deste, o Hulk da BD, o verdadeiro, é um génio!

Crescer

Espero que o menino 40 milhões tenha visto a grande exibição dos seus companheiros ontem à noite. Espero que ele compreenda que no Benfica não há vedetas. Há uma equipa.
Mais, espero que ele se mentalize que é apenas uma minúscula peça de uma grande engrenagem e que o Benfica passa muito bem sem ele. Só assim se tornará um jogador a sério, algo que ainda não é.

E também espero que ele tenha ouvido o seu colega David Luiz, depois de questionado sobre um hipotético interesse do Real Madrid, dizer isto isto:

"Amo o Benfica e amo jogar no Benfica. Vou continuar."

Assim se distinguem os homens dos cachopos.

Família

Devia ter saído de Lisboa na sexta-feira passada, para me juntar à minha família na semana do Natal.
Porém, adiei a minha partida para Domingo à noite, a seguir ao jogo. Queria estar com a minha outra família. Não a de sangue, a benfiquista.

E assim foi. Lá estive eu, encharcado da cabeça aos pés, gelado por fora mas a ferver por dentro. A gritar, a saltar, a bater palmas. A sofrer. Eu e muitos membros da minha tal outra família, a benfiquista.

E agora cá estou eu. Cheio de dor de garganta, completamente exausto das emoções do jogo e de uma longa viagem. Mas valeu a pena. Estou feliz. Foi tudo pelo Benfica!

One down

domingo, 20 de dezembro de 2009

O basquetebol já lhes deu o devido tratamento.

Agora é a vez do futebol.

Por qué no te callas?

sábado, 19 de dezembro de 2009

Que a comunicação social tenha passado os últimos dias a contratar jogadores para o Benfica, eu ainda compreendo; aliás, já estamos todos mais que habituados a isso.

Agora que o Di Maria, na véspera de um dos jogos mais importantes da época e depois de ter feito a valente cagada que todos vimos em Olhão, venha outra vez com a conversa de querer sair, isso é que já não é admissível.

"Tenho muitas ganas de poder ir para outro futebol. Já estou há três anos em Portugal e ir para um clube maior seria muito lindo para mim e para a minha carreira".

Mas que merda é esta? Estás há três anos em Portugal e o que é que já fizeste digno de registo? O que é que já deste ao Benfica?
Nada, rapazito. Um punhado de golitos artísticos e pouco mais. E sempre contra adversários mais fracos. Nos jogos com grau de dificuldade elevado, nunca deste uma para a caixa. Nunca! E sabes porquê? Porque não passas de um puto estúpido que dá uns toques na bola.
Queres sair? Força! Já não te posso ver nem pintado de encarnado.


P.S.
Imaginam o David Luiz ou até mesmo o Ramires, que só está cá há uns meses, a dizerem uma alarvidade destas antes de um jogo tão importante? Eu não. E sabem porquê? Porque dá para ver a léguas que são ambos homenzinhos e profissionais sérios e dedicados ao clube.

Mind games

Estou confiante que amanhã, mesmo antes de o apito inicial soar, iremos ter motivos de alegria.

Pode ser por aí que se começará a ganhar o jogo.

Ai Jesus!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Minuto 71. A televisão continuou ligada na Sic mas a partir daí pouca atenção prestei à partida, de tal modo fiquei estupefacto e irritado com a substituição que Jesus decidiu fazer.
Uma onda de lesões, castigos e gripe assola o Benfica como não tenho memória, a ganhar por 1-0, partida controlada e ainda por cima depois de no próprio dia ter dito que se só pudesse vencer um dos jogos, preferia que fosse o de Domingo, e o que decide Jesus fazer? Coloca Cardozo em campo durante mais de vinte minutos!

Mas isto faz algum sentido? Ainda por cima com Keirrison no banco? O miúdo pode não ser grande espingarda e já nem sequer fazer parte das contas de Jesus, mas se estava no banco podia perfeitamente ter entrado. Não acredito que seja tão mau que fizesse o Benfica perder o jogo. Mas se de facto Jesus julga que ele é mesmo assim tão mau, porque é que não convocou o Nelson Oliveira e lhe deu alguns minutos?

São de facto questões para as quais não consigo encontrar uma explicação lógica. A única certeza que tenho é que, dadas as circunstâncias, a entrada em campo de Cardozo foi uma perfeita aberração e podia ter custado bem caro. Quando vi a entrada que ele sofreu do Geraldo até me arrepiei...

Metamorfoses

Peço a vossa atenção para o fenómeno que iremos presenciar nos dias 17 e 24 de Fevereiro de 2010, bem como aos dias imediatos à passagem do Benfica e à eliminação do zbordin.

O Hertha vai passar a ser uma equipa ridícula e muito fraquinha, e não se vão cansar de relembrar que vai em último lugar do campeonato alemão, caso ainda por lá se mantenha.
Já o Everton vai passar a ser tratado como "o todo poderoso Everton", uma equipa proveniente do melhor campeonato do Mundo, recheada de excelentes jogadores e com um orçamento incomparável ao do zbordin.

Julgo que vai ser mais ou menos isto, mas na altura conversamos outra vez.

Musicalidades

Há 42 anos atrás, os míticos The Beatles davam música ao mundo e lançavam a espectacular Lucy in the sky with diamonds.

Nos dias que correm, é um indivíduo chamado Vítor Pereira que pretende dar música a milhões de benfiquistas, lançando o também espectacular Lucílio para o jogo do próximo Domingo.

É tempo de lhe mostrar que não gostamos da música e de o mandar meter a viola no saco. Ou em outro lado...

O melhor argentino da década

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Vamos colocar o nosso Mago aonde ele merece.

Ele já vai com mais de 50% dos votos, mas mesmo assim vamos dar-lhe mais alguns.

Quem fala assim não é gago

O aviso

Hoje de madrugada a terra tremeu. Ao princípio pensei que fosse a Besta Alves a copular com a sua fêmea, mas como aquilo durou mais de dez segundos, rapidamente excluí essa hipótese.

Agora é tudo muito claro para mim: foi um sério aviso para não duvidarmos mais das capacidades de Jesus. Domingo é para ganhar!

Roderick

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Jorge Jesus já garantiu que Roderick vai ser titular amanhã. E ainda bem, por ser em casa e não haver a pressão do resultado, este é um excelente jogo para o miúdo mostrar o que vale e confirmar tudo o que de bom se tem dito dele.

Gostava imenso que daqui a quatro ou cinco anos a dupla de centrais do Benfica fosse composta por Miguel Vítor e Roderick. Mas da maneira que o futebol, cada vez mais um negócio, está a evoluir, o mais certo é isso não acontecer.

Fez-se história

Recomendo lerem isto, e destaco o seguinte:

«Aqui instalámos, enfim, o nosso lar, aqui queremos viver para todo o sempre, porque o Benfica será eterno», ao dizê-lo, Joaquim Bogalho desfaleceu. De emoção.


A partir de ontem o Estádio da Luz deixou de ser nosso. É dos accionistas da SAD. Esta é a verdade nua e crua, o resto são histórias de embalar.

A alergia ao vermelho e branco

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Soube-se hoje que o ódio que os senhores do foculporto nutrem pelo Benfica é tão grande que foram ao ponto de mudar as cores das vestes do senhor das barbas brancas, vulgo Pai Natal, vestindo-o de azul e branco, ao invés das tradicionais cores vermelho e branco. Tal facto tão ridículo pode ser verificado na capa de hoje do jornal "O Nojo".

Como próximas acções desta índole, sabe-se que todos os símbolos da Vodafone espalhados pelas imediações do estádio do Dragay serão pintados de azul e branco. Igual tratamento terão todos os carros vermelhos dos jogadores do plantel do foculporto.

Sabe-se agora igualmente que Adriano, actualmente a aquecer o banco do Braga, foi agredido à porta de uma discoteca na cidade do Porto por ter sido apanhado a beber groselha ao balcão. Segundo testemunhas, os agressores terão dito:" Ou bebes blue corazón ou levas na tromba". Ele levou na tromba.

Não querendo especular, parece-me que Carolina Salgado terá levado as tão faladas chapadas por ter usado lingerie vermelha. Há coisas que não se brinca e a senhora devia sabê-lo...

Perdoem-me a brejeirice, mas não imagino como é que estes senhores lidam com a menstruação...

A sério?

Agora é o David Luiz que vai já em Janeiro para o Real, substituir o Pepe.

Há coisas que realmente nunca mudarão...

Duelo de 12ºs

Calma, não vou falar de nenhum jogo do zbordin...

Com a equipa do Benfica a entrar desfalcada de alguns titulares no próximo Domingo, o jogo vai tornar-se equilibrado. Se estivéssemos na máxima força, estou plenamente convencido que o foculporto não teria a mínima hipótese. Mas agora não adiante choramingar, os onze atletas que subirem ao relvado vão saber honrar as camisolas e isso para mim é o mais importante.

É aqui que entramos nós, adeptos. Temos que encher o estádio. Temos que apoiar a nossa equipa do princípio ao fim. O foculporto terá um 12º elemento em campo, com um apito na boca, um envelope no bolso e um chocolatinho no quarto do hotel. Nós seremos o 12º do Benfica e não precisamos de apitos, envelopes e guloseimas.

Basta-nos a nossa voz!

Divina comédia

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

É um dado adquirido que tudo aquilo que se fecha demasiado sobre si mesmo e não admite troca de ideias e experiências tem tendência a desaparecer. Seja uma empresa, uma instituição, um país ou até uma civilização inteira, o fim é sempre o mesmo: a obliteração.

No Mundo actual temos dois exemplos interessantes sobre este tema. De um lado, a Santa Sé; do outro, a China.
O caminho tortuoso e de triste definhamento com que aquela que já foi a organização mais poderosa do planeta nos tem brindado, é fruto de séculos de uma opressão moral e ditadura intelectual como não há paralelo em toda a História da Humanidade. Ironicamente, esse definhamento começou precisamente com a entrada em cena da Inquisição, que apesar de ter sido criada com o objectivo de silenciar, acabou por dar origem a cada vez mais desconfiança para com a Igreja. Num Mundo cada vez mais tecnológico e ávido de informação em tempo real, esta Igreja austera e dogmática não vive, sobrevive a custo. Basta olhar para os interesses dos jovens da actualidade para antever facilmente qual vai ser o futuro de tão deprimente instituição.

Quanto à China... Bem, este colosso estava a ir pelo mesmo caminho. Fechados na sua concha comunista, os dirigentes chineses compreenderam que estavam a ficar para trás em tudo. No entanto, aos poucos, a medo, empreenderam a abertura da China ao Mundo e o resultado está à vista de todos: dentro de uma década será a nação mais poderosa do planeta. E desengane-se quem pense que os norte-americanos vão manter a hegemonia, a quantidade de dinheiro que a China tem investido nos Estados Unidos faz com que a economia norte-americana esteja perigosamente nas mãos dos chineses, facto que aliás é assumido pela maior parte dos economistas norte-americanos.

"E o que é que tem toda esta treta a ver com o Benfica?", perguntam aqueles que aguentaram ler até aqui. Bastante...
O Benfica está a fechar-se sobre si próprio, e isso é grave. Não do ponto de vista financeiro, aí o Benfica está forte, é líder de mercado em tudo onde está presente, é a marca nº1 de Portugal; mas sim do ponto de vista do debate, da pluralidade de ideias, das simples conversas de café ou dos posts e respectivos comentários em blogs.

Estes últimos dias tenho ficado estupefacto com muita coisa que tenho lido. Para alguns não se pode dizer que o Jesus teve opções duvidosas em Olhão, que o Cardozo teve sorte em não ser expulso, que o Di Maria foi um idiota ou que o Benfica defende terrivelmente mal as bolas paradas. E porquê? "Porque o Benfica é uma religião" e, como todos sabemos, nas religiões não se diz mal de nada, não se questiona. Aceita-se sem raciocinar. Como um animal treinado para um truque.
Depois temos o tema quente da AG de amanhã. Também não se pode dizer nada, não se pode questionar. Cabe-nos aceitar com uma genuflexão a sábia decisão do nosso bem-amado líder.
Para terminar, li até um post em que o autor se mostrava ofendido por alguém ter escrito "clube" e não "Clube" e "presidente" e não "Presidente". Quanta ostentação... As voltas que Cosme Damião e seus pares devem ter dado nos caixões... Ao ponto a que isto chegou!

Arrepia-me a simples ideia de quem diz que o Benfica é a sua religião. O Benfica não é religião. Nunca foi, nem nunca será. Um clube que tem a sua origem no proletariado, que sempre conseguiu os seus objectivos graças ao suor das suas gentes, que nunca teve nada de mão-beijada, que sempre tomou as grandes decisões da sua longa história ouvindo os sócios jamais poderá ter algo de religioso. O Benfica deve ser comparado a um familiar muito querido ou ao grande amor da nossa vida, a alguém a quem podemos apontar erros e ajudar a melhorar, a alguém que caminha ao nosso lado. Nunca a um Deus. Os deuses não aceitam críticas, são vingativos, exigem veneração e nunca caminharão lado a lado connosco. Vão sempre manter uma respeitável distância.

O Benfica que eu aprendi a amar não está sobre mim, está ao meu lado. Não me exige nada e dá-me tudo sem eu nada lhe pedir. Divino? Não é divino... Antes pelo contrário, é bem terreno! O Benfica não tem nenhuma auréola. Tem sim, suor. Muito. Imenso. E os deuses não suam...

Uma excelente notícia

domingo, 13 de dezembro de 2009

A lesão de Ramires afinal não é tão grave como ontem muitos quiseram fazer crer. Apesar de não poder jogar contra os corruptos, Ramires vai beneficiar da ligeira pausa de Natal para regressar à sua melhor forma.
E ainda bem. Se há jogadores-chave no Benfica, este é seguramente um deles.

1 ano de Céu Encarnado

Há precisamente um ano atrás, demos início a um blog onde nos propúnhamos escrever sobre o nosso Benfica. O que começou em jeito de brincadeira e servia apenas para desabafar sobre o que nos ia na alma, transformou-se em algo um pouco mais a sério. Em breve os textos começaram a ser comentados e até tivemos direito a seguidores do blog.

Sempre que há alguém a ler algo que outra pessoa produz, isso deve fazer aumentar a responsabilidade de quem escreve. A forma que encontrámos de aumentar a nossa responsabilidade foi mantermo-nos fiéis aos nosso ideais e princípios. Nunca escrever só por escrever. Nunca escrever para dizer mal de algo sem fundamentos. Nunca escrever para lamber o rabo de ninguém. Aliás, como diz uma personagem que marcou a minha juventude: "Só te cagam em cima da cabeça se te baixares muito". E de uma coisa podem estar certos, neste blog nunca ninguém se vai baixar perante nada.

Para concluir, resta-me agradecer a todos aqueles que perdem uns minutos por dia a ler o que aqui se vai escrevendo.

E agora deixo-vos um texto do JNF do Eterno Benfica, o blogger com o qual eu mais me identifico em toda a blogosfera encarnada e que, através da leitura dos seus posts, me fez ter vontade de também eu ter o meu próprio blog:


Há praticamente dez anos, pela mão de João Vale e Azevedo, um grande avançado da Noruega, sim, melhor que o Karadas, chegou ao Benfica com a promessa de muitos golos. Chamava-se Sigurd Rushfeldt e era figura de proa do Rosenborg multi-campeão norueguês. Mas Rushfeldt, como tantos outros na altura, não rendeu nem metade dos golos esperados. Aliás, nem um jogo fez, proporcionando apenas um belo momento Kodac que ficaria (ou não) para a posterioridade. O que é facto é que perante a grandeza do clube, o bom Rushfeldt não se conteve, e teve de sair à pressa, palavras de Vale e Azevedo, se bem se lembram.

O que é que isto tem de semelhante com o Céu Encarnado? Bom, neste caso, eu sou uma espécie de Rushfeldt. Fui convidado pelo Éter e pelo Scandium para escrever o post de aniversário deste belo blog. Será o meu primeiro e penso que último artigo no Céu Encarnado. Só vim aqui, a pedido deles, proferir umas palavrinhas e ir-me embora, tal como o norueguês. Confesso que da primeira vez que por aqui passei também estive à beira do mesmo problema do Rushfeldt: quase não me continha com este post. Aliás, este é um dos muitos exemplos da efectiva fina ironia, da verdadeira, não da burgessa, que os autores deste espaço tão bem sabem utilizar. Mas não só de ironia se faz este blog. Quando é preciso criticar, eles estão aqui. Quando não gostam de um jogador, dizem-no. E quando acham que o Benfica não segue o rumo devido nem honra a sua história, fazem questão de anunciá-lo, doa a quem doer, porque a verdade e a memória deste nosso clube são eternas, mesmo que isso implique criticar quem está no poder. Aquela história dos yes man não com é com eles. Aqui pensa-se o Benfica. A prova disso é, além da atitude anti-lambe-botismo já referida, a atitude anti-bota-baixismo que podem ver aqui e aqui.

Não sou do Céu Encarnado desde pequenino. Mas quem vem a este blog sabe que é efectivamente bom. Aliás, é dos melhores. E as quase 50 000 visitas espelham precisamente isso. Podem ter poucos comentários, menos, muito menos do que a qualidade deles merecia. Para mim é, certamente, dos 15 melhores blogs encarnados, daí visita-lo praticamente todos os dias. Se eu podia viver sem o Céu Encarnado? Podia, mas não era a mesma coisa. Muito obrigado pela oportunidade de poder, desta forma, parabenizar o vosso trabalho, pois criar um blog é fácil, mas mantê-lo com a vossa assiduidade e qualidade é bem difícil. Venham muitos e bons anos para este espaço. Parabéns.


Saudações Benfiquistas,



JNF, do Eterno Benfica

E salta Benfica, e salta Benfica, olé, olé

Ainda bem que o meu caríssimo colega Scandium se adiantou e escreveu sobre o jogo. Eu não seria tão meigo.

Porém, antes de ir dormir, para ver se sonho que estou a dar duas valentes chapadas no menino "40 milhões", gostava só de referir uma coisa: durante quanto mais tempo vai persistir Jorge Jesus naquela maneira absolutamente patética de defender nas bolas paradas? O que raio é aquilo? Um "e salta Benfica, e salta Benfica, olé, olé" interpretado pelos jogadores? Obrigado, mas não quero. Esse papel cabe-nos a nós, simples adeptos; os jogadores estão lá para defender, julgo eu...
Já escrevi isto aqui depois do golo que sofremos em Atenas e volto a repeti-lo: nenhuma equipa defende assim! As grandes equipas defendem num misto zona/homem, marcando individualmente três ou quatro jogadores adversários mais perigosos no jogo aéreo e o resto à zona. Ninguém manda os jogadores ficarem tipo estátuas aos saltinhos... De que adiantam os saltinhos se eles nunca abandonam as suas posições?
O golo de Atenas foi um exemplo do que pode acontecer a quem defende assim, apareceu um adversário completamente embalado e livre de marcação e toma lá morangos. Mas pelos vistos não surtiu efeito. Fomos eliminados da Taça porque o Javi ficou parado e ninguém acompanhou o jogador vitó; hoje sofremos dois golos porque ficou tudo tipo estátua e ninguém acompanhou os adversários.
Para a semana façam destas com a Besta Alves (perigosíssimo se livre de marcação) e depois queixem-se...

Não consigo entender como é que uma equipa tão eficiente nos lances de bola parada a seu favor, pode ser tão anjinha a defender o mesmo tipo de lances.

Um jogo para nos fazer pensar...

sábado, 12 de dezembro de 2009

Há muita coisa que me apetece dizer, depois de 95 minutos absolutamente atípicos (ou não, atendendo ao jogo da próxima jornada), pelo que vou tentar não me esquecer de nada.

Em primeiro lugar, acho incrível que o investimento de toda uma equipa na busca de 3 pontos possa ser posta em causa por um merdas a que deram o título de "árbitro". Mas mais incrível ainda é que um miúdo de 20 e poucos anos, que meia-dúzia de capas de jornais meteram nos píncaros, também o faça, com uma atitude injustificada e que levou à sua expulsão. Que não estava a jogar nada, todos vimos. Mas demonstrar desprezo pelos esforço dos companheiros de equipa e esquecer os rios de dinheiro que o Benfica gasta nele por mês, é inqualificável. Já basta o mal que vem de fora, para agora nos prejudicarmos a nós próprios.

Em segundo lugar, e voltando à besta que andou dentro de campo vestida de amarelo, não me causou nenhum espanto. É um cara de pau, sempre foi. E tendo em conta o jogo da próxima semana, a lição estava bem estudada. O primeiro golo do Olhanense nasce de um livre precedido de uma falta inventada pelo árbitro. O amarelo ao Fábio Coentrão é mal mostrado, pois não há qualquer falta, mas serve os interesses de quem pagou a noite ao árbitro, visto que não vai poder jogar na próxima jornada.

Em terceiro lugar, é notável como uma equipa que não ganhou nos últimos 11 jogos e que meteu os cornos no chão contra o clube-mãe, tenha deixado tudo em campo contra nós. É também notável a atitude deliberada em tentarem provocar a expulsão do Cardozo. Foram 3 os jogadores que se lançaram ao Cardozo, numa tentativa clara de o provocar. Inqualificável o nível destas equipazinhas... Mas com aquele treinador esperar mais era utópico.

Em quarto lugar, preocupa-me o próximo jogo. Estamos sem Amorim, Ramires, Coentrão e Di Maria. Espero que o Aimar possa jogar, senão, aquilo que devia ser um jogo para dar uma lição aos corruptos, vai ser um jogo muito complicado de planificar.

Em quinto lugar, não entendo a falta de maturidade que demonstrámos hoje. Parece que os jogadores estavam já todos a pensar no jogo com o porco, esquecendo que antes havia 3 pontos em disputa. Os campeões fazem-se com muita luta e sacrifício (pelo menos no Benfica); não é com desprezo que lá vamos. Já devíamos saber que esta equipazinha, o porto C, ia dar tudo, tal como deu o porto B... Sofremos por culpa própria, não obstante a ajudar da besta de amarelo.

Em sexto lugar, uma palavra para o Nuno Gomes. Obrigado, Nuno!

Por último, devo acrescentar um desafio: vamos esquecer este jogo e o pobre desempenho da nossa equipa e vamos todos à Luz no próximo domingo. Vamos empurrar o Benfica até à vitória. Eu vou lá estar! E vocês?

P.S. Platini, viste este jogo?

Hoje à tarde

Hoje houve dois resultados interessantes do ponto de vista benfiquista. O primeiro, foi o empate conseguido em Stamford Bridge por uma equipa que muitos apelidaram de fraquíssima e inofensiva, apenas e só porque em dois jogos levou sete golos sem resposta do Benfica. O segundo, foi mais uma exibição ridícula do ainda mais ridículo zbordin, o que me deixou furioso e a pensar como é que foi possível o Benfica lá ter deixado dois pontos.

Resultado sa Sondagem nº 10

À pergunta "Qual julgam ser mais facilmente substituível?", os leitores do Céu Encarnado responderam da seguinte forma:

- Di Maria 80%

- Ramires 9%

- Aimar 6%

- Cardozo 3%

- Javi García 1%

- Saviola 0%

Não deixa de ser curioso que o menino "40 milhões", de quem tanto se fala, apareça destacadíssimo nesta votação. O jogador mais valioso e mediático do Benfica acaba por ser precisamente aquele que os benfiquistas menos se importariam de ver sair.
Destaque também para El Conejo, que em mais de 100 votos nem um teve.

Decidir em consciência

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Depois de muito ter lido em blogs e jornais sobre o que vai estar em cima da mesa na AG de 15 de Dezembro, decidi consultar alguém isento, que não liga patavina a futebol mas sabe muito de contabilidade e gestão. Julgo que assim vou estar em condições de exercer da melhor forma o meu direito de sócio.
Deste modo, espero que todos os sócios que vão marcar presença nessa AG não votem porque "alguém me disse que é muito bom/mau para o Benfica", mas sim porque se informaram a sério e pensaram no que está em jogo.

Entretanto, continua o espectáculo deprimente que alguns blogs benfiquistas insistem em perpetuar, recorrendo até a insultos: de um lado, aqueles para quem Vieira é um Deus; do outro, aqueles para quem Vieira é o Diabo.
No meio destas querelas quem perde é o Benfica.

Crise? Onde?

Será que faz algum sentido que o seleccionador de Portugal, um dos países mais pobres da União Europeia, receba mais do dobro do que o seleccionador de uma potência económica como a França? Ou mais do triplo do que o seleccionador da Dinamarca, um dos países com o nível de vida mais elevado do Mundo? Ou que receba quase tanto como o seleccionador da Espanha, actual campeã da Europa e outra potência económica?

Mas está tudo louco?

O filhinho do papá

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Em véspera do jogo contra os corruptos, e com David Luiz tapado, nada melhor do que escolher um indivíduo que, na época passada, cometeu a proeza de amarelar sete (!!!) jogadores do Benfica num jogo em que ganhámos por 6-0 e tivemos cerca de 70% de posse de bola.
Esta nomeação é também um sinal de tranquilidade para os Jorge Costa's babys, que agora sabem que podem dar pau à vontade.

Obrigado, sô Vítor Pereira, por ter mandado um digno filhinho do papá e afilhadinho do Papa para mais um trabalho sujo.
Cá estaremos para aguentar, mais uma vez, à Benfica!

À boleia da Velha Senhora

"Agora sabemos que o FC Porto não é batoteiro. O caso ficou encerrado com os novos regulamentos da UEFA (de acesso às competições europeias). Tudo o que sucedeu até 2007 está encerrado e não prosseguimos as investigações".

"Parámos as investigações e não sabemos mais. O caso foi encerrado. Temos regulamentos agora que combatem os batoteiros. Agora tenho a certeza que não é batoteiro".

Quem à partida não souber quem proferiu estas alarvidades poderá ser tentado a pensar que foi um atrasado mental ou um adepto do foculporto. Mas não, foi simplesmente Michel Platini, o presidente da Uefa.

Vamos aplicar a última declaração a um qualquer caso de polícia para perceber toda a estupidez da frase. O que aconteceria a um inspector da PJ se dissesse que tinha parado as investigações de um determinado caso, que não sabia mais nada sobre o mesmo, mas que agora tinha a certeza que o indivíduo em questão não era culpado?
Provavelmente seria ele próprio investigado por possível corrupção, seria despedido e possivelmente internado no hospício mais próximo.

Mas será que ainda ninguém percebeu que aquilo que está nas escutas não tem, do ponto de vista moral, qualquer defesa possível? Que aquilo é mesmo batota da pura e dura?
A sorte do foculporto é haver um clube igualmente corrupto mas imensamente mais poderoso no futebol europeu, chamado Juventus, que é preciso safar a todo o custo.

Querem ver que...

Assim de repente, lembrei-me de uma coisa: será que Mossoró, Ney e Vandinho vão acabar 2009 impunes?
A brincar a brincar, já lá vai quase um mês e meio desde o lindo espectáculo da pedreira...

Ou estão à espera que comece a Taça da Liga para limpar uns joguitos?

Dia das Mentiras

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Hoje é o Dia Internacional da Luta Contra a Corrupção.


Infelizmente, este cartaz em Portugal não faz muito sentido. E naquilo que ao futebol diz respeito, nós não podemos parar a corrupção, ela é que nos tem parado nos últimos 25 anos.
Pelos vistos não bastava o dia 1 de Abril, agora também temos que levar com o 9 de Dezembro...

Butt

Cá está um exemplo clássico de um jogador queimado pelos adeptos que quando vão ao estádio adoram assobiar os jogadores ao menor deslize.
O guarda-redes titular de um colosso como o Bayern não era melhor do que Quim ou Moreira?

'Tá bem, 'tá...

Começa bem

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

A equipa de basquetebol do Benfica venceu hoje o primeiro troféu da época, ao conquistar a Supertaça frente à Ovarense.

Will Frisby é mesmo reforço!

Ajudem o zbordin



Alguém consegue imaginar o sururu que iriam arranjar se o Benfica marcasse um golo destes? As teorias da conspiração que de imediato seriam urdidas?

O mais interessante é que ninguém, nem Manuel Fernandes nem sequer o próprio Nuno Santos, fala da parte verdadeiramente importante deste golo ridículo: a bola transpôs por completo a linha de fundo e o golo é irregular.
Eu compreendo que deve ser humilhante ver que o melhor marcador do campeonato tem mais golos do que a equipa do zbordin inteira, mas daí até validarem golos irregulares ainda vai um bocado...

Mas não me importo nada que o zbordin tenha estas ajudas. A Liga Vitalis não tem o mesmo mediatismo e seria mais complicado ter conhecimento de todas as peripécias idiotas que constituem o dia-a-dia de tão patética agremiação. Além disso, o etíope precisa de marcar uns golitos para ver se levanta o moral, se não o Queiro(ó)z(s) nem à Coreia do Norte ganha.

Ecos do passado

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Sabe bem ouvir as velhas glórias do Benfica falarem sobre o passado. A Benfica Tv está de parabéns por nos proporcionar excelentes momentos televisivos como a última Entrevista Exclusiva com o enorme Jaime Graça.
Impressiona-me sempre a humildade, a educação e o amor pelo clube destes antigos grandes jogadores do Benfica, infelizmente bem longe dos valores que o futebol dos nossos dias apregoa.

Comédia de mau gosto

Continua a luta desigual por uma vaga no ataque de Portugal no Mundial de 2010. De um lado, um suplente do penúltimo classificado do campeonato espanhol, que já marcou dois golos; do outro, um titular do primeiro classificado do campeonato turco, que com 12 golos é também o melhor marcador da prova.

Só mesmo alguém de baixo nível moral como Queiro(ó)z(s), que tem movido uma vergonhosa perseguição a jogadores ligados ao Benfica, para virar completamente a balança desta luta e transformá-la numa comédia ridícula e com pouca graça chamada: "Edinho na selecção".

É curioso como o argumento de que Nuno Gomes, Ruben Amorim e Fábio Coentrão são habitualmente suplentes e por isso têm menos hipótese de serem chamados não se aplica a um indivíduo que, volto a frisar, é suplente do penúltimo classificado do campeonato espanhol.
Nem sequer falo do Quim, que é claramente o melhor guarda-redes português do momento.


P.S. Fábio Coentrão foi apenas uma tentativa de adoçar a boca dos benfiquistas que marcaram presença no Estádio da Luz frente à Bósnia. Tenho sérias dúvidas de que volte a ser chamado.

Benfica 4-0 Académica

Antes de mais gostaria de realçar a postura da Académica em campo. É uma equipa bem agradável a jogar à bola, que não procura acantonar os jogadores em frente à baliza nem abusa da violência. Poderão dizer que jogou deste modo porque sofreu um golo a frio, mas no jogo contra os corruptos actuou exactamente desta forma, procurando discutir o jogo e fazendo pressão alta. Quanto ao alarido que vejo muitos benfiquistas a fazer por causa das declarações de Villas Boas sobre um penálti não assinalado contra o Benfica, julgo que é completamente infundado. Independentemente de a vitória ser incontestável, houve de facto um penálti de David Luiz que o árbitro não marcou e se eu fosse o treinador da Académica faria exactamente o mesmo, defendia o meu clube. Quem fica indignado com uma coisa destas certamente preferia o estilo totó de Fernando Santos ou de Quique, que comiam e calavam. São gostos... Já o "4-0 não é uma goleada" revela um ridículo mau perder certamente aprendido com Mourinho.

Quanto ao jogo, já vimos este filme antes. Quando o Benfica marca cedo, o adversário raramente tem hipótese e torna-se apenas uma questão de ver quantas bolas entram.

Quim: seguro sempre que foi chamado. Está a atravessar um bom momento de forma.

Maxi: início de jogo a roçar o horrível, mas felizmente foi subindo de produção. Mesmo assim, muito longe do Super Maxi da época passada. Assistiu Saviola para o momento alto da noite.

César Peixoto: hoje talvez tenha sido a sua exibição mais positiva, mas que continua longe das exigências de uma equipa como o Benfica. David Luiz aparece demasiadas vezes junto à linha a tapar os buracos do Peixoto.

Luisão: sem se dar muito por ele, mostrou quem manda ali.

David Luiz: demasiadas desconcentrações e excesso de agressividade (mas sem maldade) em alguns lances. Puxou Éder dentro da área sem justificação nenhuma. Ver um cartão amarelo com o resultado em 4-0 é algo que não tem qualificação. Se for titular em Olhão não joga contra os corruptos.

Ruben Amorim: não se pode pedir-lhe que jogue como Javi, pois faltam-lhe o físico e a altura, mas ele também não precisa. Jogou à Ruben e fê-lo bastante bem. Só se sentiu a falta do espanhol nas bolas paradas. Minutos finais de grande sacrifíco e entrega. À Benfica!

Ramires: mais um grande jogo da incansável formiguinha. O seu jogo atinge patamares de divindade, de tal forma parece ser omnipresente. Ainda não foi desta que Jesus lhe concedeu uns minutos de descanso. Continua a acreditar, Ramires! Ainda vai chegar o jogo em que vais ser substituído.

Di Maria: coincidência ou não, quando pararam as capas de jornal do menino "40 milhões" o seu nível voltou a subir. Mais concentrado, mais em jogo, mais Di Maria. Só faltou o golo e nisso dou razão a Jesus, um jogador desta qualidade tem que aprender a finalizar melhor. Excelente cobrança do livre que permitiu o cabeceamento de Cardozo para o 4-0.

Aimar: para quem afirmava taxativamente que Aimar não tem condições para actuar em terrenos pesados, o jogo de hoje deve ter sido um belo sapo para engolir. Além de ter pautado todo o jogo da equipa, ainda o pudemos ver no auxílio a Amorim, recuperando imensas bolas.

Saviola: mais uma noite verdadeiramente endiabrada do eléctrico coelho. Uma assistência, uma maravilha de golo e a defesa da Académica completamente estraçalhada com as suas constantes movimentações.

Cardozo: bem longe da área, de costas para a baliza, recebe a bola de David Luiz, toca de primeira para Saviola e desmarca-se em direcção à baliza, recebendo novamente a bola do argentino dá outro toque na bola, corre mais um pouco a atira sem hipótese para Rui Nereu. Estava feito o 1-0 e provada a extraordinária inteligência de Cardozo, que é muito mais do que um simples finalizador. É um ponta-de-lança fabuloso, um dos melhores da longa história do Sport Lisboa e Benfica. Ainda marcou mais dois, e até podiam ter sido mais...

Weldon: entrou bem no jogo e a sua velocidade causou perigo.

Fábio Coentrão: duas boas jogadas mas que não resultaram em nada.

Nuno Gomes: pouco tempo em campo.

Besta Negra

domingo, 6 de dezembro de 2009

Esta definição tem assentado que nem uma luva à Académica de Coimbra. Vestem de negro e venceram no Estádio da Luz nas duas últimas épocas.

Hoje é dia de acabar com isso.

Franguinho do campo

É isto o escolhido de Queiro(ó)z(s)?

El Buitre

sábado, 5 de dezembro de 2009

Hoje tive ocasião de rever o meu jogador favorito de todos os tempos (fora do universo benfiquista) a comentar o grupo da Espanha no Mundial da África do Sul.

Que saudade imensa de ver jogar o grande Butragueño! O craque entre os craques da fabulosa equipa do Real Madrid da segunda metade da década de 80, que conquistou cinco campeonatos de Espanha consecutivos.
Em 12 anos no plantel sénior do Real Madrid, Butragueño fez dupla com grandes goleadores, desde Valdano, Hugo Sanchez, Zamorano até Raúl, a quem cedeu a mítica camisola 7 do Real quando saiu do clube.
Foi também o primeiro jogador depois de Eusébio a marcar quatro golos num só jogo de um Campeonato do Mundo, numa vitória por 5-1 contra a Dinamarca no México 86.
Ficou para sempre conhecido como El Buitre (O Abutre), pois dava quase sempre a ideia que pairava sobre a defesa contrária à procura de um erro para marcar. Quando isso não acontecia, Butragueño puxava dos galões, fintava três ou quatro e a bola acabava invariavelmente no fundo da baliza.

Dou muito mais valor a jogadores como Butragueño e outros artistas dessa época, em que o futebol ainda não era somente um imenso e grotesco negócio onde vale tudo, do que a estrelas pop como Cristiano Ronaldo, Ronaldinho, Beckham ou outros do género, com os quais somos bombardeados todos os dias na televisão, internet, jornais, publicidade, etc.
Os finais de 80/princípios de 90 foram talvez os últimos anos da pureza do futebol e nada têm a ver com o circo mediático dos tempos actuais, onde é mais importante ter um penteado ridículo e usar brincos do que saber jogar à bola.

Talvez por isso Butragueño seja um dos meus heróis de infância... Talvez por isso Butragueño tenha sido o primeiro jogador de futebol a ter um jogo de computador com o seu nome, o "Emilio Butragueño Futbol" de 1987, para Spectrum. Ainda tenho essa verdadeira relíquia.

Bons tempos...





Poupar

Na passada quarta-feira, quando reparei que Aimar ia entrar aos 68' de um jogo já resolvido, não contive a irritação. Se a ideia era proteger um jogador que necessita de cuidados especiais por causa da sua condição física, aquela substituição não fazia a menor lógica. Se o Benfica estivesse a perder ou a empatar, ainda aceitava. Mas com 2-0 e o jogo completamente controlado não entendo. Saviola poderia perfeitamente ter dado o seu lugar a Nuno Gomes, Weldon ou até mesmo Ruben Amorim.
Mas não, Jorge Jesus escolheu Aimar e passado poucos minutos de ter entrado o argentino já coxeava. Sentado no sofá, não pude conter um impropério: "F%#$-#&, Jesus! Para que é que foi esta m#%$@?"

A questão aqui não é o facto de Aimar eventualmente não jogar contra a Académica, até porque Di Maria ou Felipe Menezes fazem razoavelmente bem aquela posição, mas sim o conceito de "poupar um jogador" de Jorge Jesus. Ou se poupa ou não se poupa, agora este meio-termo sem jeito nenhum é que não.

Sorteio do Mundial 2010

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A única coisa de verdadeiro interesse no sorteio foi esta:



P.S. Imaginar as gotas de urina vertidas por Carlos Queiro(ó)z(s) quando viu o grupo de Portugal, apesar de nojento, também tem a sua piada.

Sondagem nº 10

É inegável que esta época o Benfica tem jogadores de grande qualidade, principalmente no meio-campo e no ataque.
Ao contrário de outras sondagens que já vi por aí, que pretendem mostrar qual deles é o melhor, esta procura saber, tendo em conta o nosso plantel, qual o jogador que vocês julgam ser mais facilmente substituível.

O imbecil dos imbecis

Esta vai direitinha para um protozoário (com as devidas desculpas a esta bonita espécie) chamado Rui Oliveira e Costa, que se sentiu muito ofendido e indignado com as palavras "provocatórias" de Jorge Jesus sobre o estado do relvado no derby.

"Infelizmente, temos de voltar à questão do relvado. Está difícil. Devia haver uma mudança do campo, porque o relvado neste estado fica mais pesado, mais mole, a qualidade do passe sai prejudicada e tudo se torna mais complicado para os jogadores dominarem a bola", disse João Moutinho, capitão do zbordin.

Aguenta e não chora, Rui.

12

Gostei que o zbordin assegurasse hoje presença na próxima fase da Liga Europa, com especial destaque para o festejo orgásmico de Carvalhal e de toda a equipa e elementos do banco de suplentes com o golo nos descontos.

Tenho que confessar que me é tremendamente difícil querer que o zbordin não perca, mas a hipótese de, quando caírem as equipas da Champions, sermos brindados com algo parecido aos 12-1 da época passada, não pode ser ignorada levianamente.

Prenda de Natal?

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A ser verdade que há clubes interessados na contratação de Zoro já em Janeiro, este será sem dúvida um grande presente de Natal para o Benfica.
Nem sequer vou discutir a qualidade do jogador, o que está em causa é que o Benfica não se pode dar ao luxo de ter emprestados com um salário do calibre do deste senhor.

Dois coelhos de uma só cajadada

Sendo o próximo jogo do foculporto de vital importância e de grau de dificuldade elevado, nada melhor do que ter Jorge Sousa no relvado para desequilibrar completamente a balança. Já vai sendo tempo de Vítor Pereira receber um dragão de ouro.

Em consequência do choradinho indecente que motivou o cancelamento do jogo contra a Oliveirense, o foculporto volta a levar a sua avante: o jogo foi reagendado apenas para 6 de Janeiro, após o embate contra o Benfica.
Se o jogo fosse marcado para um Sábado ou Domingo eu ainda percebia... Agora a uma quarta-feira?! Não há quartas-feiras disponíveis em Dezembro? Assim de repente, lembro-me de uma data perfeitamente exequível: 16 de Dezembro. O Benfica também joga contra o AEK nessa semana. Mas assim perdia-se a vantagem de ter menos um joguinho nas pernas, não é?

Depois de ganhar à rasca ao Rio Ave em casa, continuando a senda de exibições miseráveis, é fácil de perceber como é que este foculporto da treta ainda se mantém colado ao Benfica.

BATE 1-2 Benfica

Não consegui ver o jogo nas melhores condições, já que a transmissão estava com muitas paragens. Isto de não querer dar dinheiro ao Oliveirinha e ver os jogos no computador tem os seus custos...
Mas do mal o menos: comecei por ter um comentador inglês que percebia bastante de bola, depois mudei para o Miguel Prates mas não aguentei tanta idiotice e acabei num site argentino com um comentador loco.

Não vou fazer a habitual análise individual aos jogadores porque houve muita coisa que não vi. Mas do pouco que vi deu para perceber que:

- o Júlio César tem que melhorar bastante nas bolas altas

- na segunda parte o lado do Peixoto era uma auto-estrada para o ataque do BATE

- não percebo a lógica do Jesus em não conceder nem um minuto de descanso ao Ramires

- o Menezes tem uma técnica muito acima da média e comandou bem a equipa

- o Coentrão e o Saviola fizeram um jogão

Confirmou-se o esperado

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Vi finalmente as famosas imagens do interior do túnel da filial corrupta de Braga. Cardozo, na sua última entrevista, falou verdade.

No imediato, o mínimo que posso esperar é que o aldrabão Jorge Sousa não volte a apitar nenhum jogo do Benfica esta época. Se Vítor Pereira afastou Lucílio Batista de todos os jogos do zbordin por causa de um penálti mal assinalado na época passada, estou ansioso por saber qual será a sua postura em relação a tudo isto.

No entanto, aguardo a reacção da direcção do Benfica à gravidade desta situação. Continuar a deixar que sejam apenas os blogs e alguns cronistas de jornais a alertar para toda esta podridão não é boa política.
Em Portugal, não basta ter os melhores jogadores e o melhor treinador. Luís Filipe Vieira e os seus colaboradores mais próximos já deviam ter aprendido isso há muito tempo.

Fina ironia

Quem apelida constantemente de "fina ironia" as boçalidades que saem da boca do decrépito presidente dos corruptos tem aqui um motivo para reflectir.
No primeiro jogo do professor José António Silva, o Benfica afastou o foculporto da Taça de Portugal.

"Fina ironia" é isto.

Tudo na mesma

Depois de quatro dias fora de Portugal, poucas coisas me espantaram no regresso:

- na medida em que considero Jorge Jesus um treinador bastante inteligente, só espero que esteja a desfrutar da Diana

- velhos hábitos não morrem, quando o foculporto está em apuros aparece um penálti amigo

- os adeptos do zbordin estão novamente eufóricos com o seu clube e a confiança no título é agora imensa; é o que dá não perder com o Benfica

- Carvalhal é melhor do que Jesus e Mourinho juntos; roubou quatro pontos ao Benfica

- a filial corrupta de Braga é o melhor macaco amestrado de Portugal

- João Tomás? Não, o Edinho é que é...

Tiques preocupantes

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

É incrível como em tão pouco tempo o Braga ganhou os tiques típicos do seu modelo e casa-mãe. Depois da escandaleira que foi o jogo contra o Benfica, em que nos foi anulado um golo limpo, perdoada a expulsão ao João Pereira (até me custa escrever este nome), em que Cardozo acabou expulso por ter levado dois estalos, em que os dois jogadores que agrediram Cardozo se mantiveram em campo, os responsáveis pelo Braga continuam insatisfeitos, mandando farpas a torto e a direito contra o nosso clube.

Não ficaram satisfeitos com quê? Que razões de queixa têm? Agora vêm acusar Luis Filipe Vieira de tentar influenciar decisões... Mas quais decisões? Aqueles dois jogadores que agrediram o Cardozo não foram castigados nem pelo raio das imagens que todos vimos...

Este Braga é cada vez mais uma imitação clara da agremiação azul... E também para eles o campo já vai estando inclinado a seu favor em todos os jogos.

Nem que seja em frente a uma loja de electrodomésticos

sábado, 28 de novembro de 2009

Esta vai ser a primeira vez que vou estar fora do país enquanto Benfica e zbordin disputam um derby. Não quero imaginar como vão ser penosas aquelas cerca de duas horas se eu não encontrar um sítio onde possa ver o jogo.
Nem que tenha que estar ao frio em frente a uma loja de electrodomésticos como já fiz com o meu pai há quase 20 anos, depois de ingloriamente corrermos uma cidade inteira à procura de cafés que transmitissem o jogo da abençoada "mão de Vata". Nunca me esquecerei daquele momento de puro benfiquismo, a festejar o golo no meio da rua que nem um maluquinho, com um frio de rachar, como só um miúdo consegue...

Mas mais importante do que eu ver o jogo é, obviamente, o Benfica vencer. Por isso:

CARREGA, BENFICA!!!

67 anos na defesa do Benfica

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Parabéns ao jornal "O Benfica" e a todos os seus colaboradores passados e actuais pelos 67 anos de vida e de defesa intransigente do Sport Lisboa e Benfica.

E parabéns também por ser o mais antigo jornal de um clube na Europa.

Inversão

Depois de a comunicação social ter passado esta semana inteira a relembrar que o clube que está pior normalmente vence os derbys, tentando assim dar motivação extra aos jogadores do zbordin, agora o tiro saiu-lhes pela culatra.

Com Pedro Proença de apito na boca em campo, o Benfica passa claramente a ser o clube que está pior. Portanto...

Amanhã vamos ganhar!

O estrebuchar do moribundo

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

"É inteiramente da minha lavra e depois de ouvir outros órgãos da instituição, pesando o interesse institucional".

Exacto. Só falta acrescentar que é possuidor de uma magnífica parelha de renas voadoras e que temos todos que lhe enviar uma carta com as prendas que desejamos receber neste Natal.

Não deve ser nada agradável ser-se metido na linha por um Ministro,
que teve que intervir num assunto tão banal e que não levantava qualquer espécie de dúvidas legais, mas é esse o preço a pagar por não ter espinha dorsal e por possuir uma mente perturbada, como podemos constatar em crónicas e mais crónicas nas páginas d' A Bola.

Quanto a nós, que é o que realmente interessa, é tempo de recuperar o tempo que nos foi roubado. Bom trabalho, professor José António Silva!

Ei-lo

Com Pedro Proença no relvado, não preciso de ser bruxo para adivinhar o que Carvalhal vai dizer aos seus jogadores: "Atirem-se pró chão!" (se bem que ao etíope não é preciso dizer-lhe nada).

Este ano Vítor Pereira perdeu totalmente a pouquíssima vergonha que tinha na cara.

Jorge Sousa e os 2045 aldrabões

Hoje, mais do que nunca, as imagens que ainda ninguém viu do que se passou no túnel de Braga ganham acrescida importância.

Diz Cardozo no jornal A Bola:

"Apenas digo que a informação colocada pelo árbitro no relatório não foi verdadeira, pois no túnel nada se passou. Fui directamente do relvado para o balneário. O árbitro terá escrito que me peguei com um jogador do Sp. Braga, perto da zona do nosso balneário, mas isso não corresponde à realidade. Tudo o que aconteceu foi o que se viu nas imagens televisivas, ainda no relvado, junto ao túnel. Fui agredido mas não agredi ninguém".

Devo confessar que não esperava estas palavras de Cardozo. Sempre pensei que ele tinha mesmo reagido a algo dentro do túnel, o que até seria compreensível depois das cobardes agressões que todos nós pudemos ver na televisão.
Mas assim tudo muda de figura. Depois destas afirmações, há uma conclusão óbvia: alguém está a mentir.

Se for Cardozo a mentir, é grave; mas é apenas um jogador e já foi punido.
Mas, meus amigos, se for Jorge Sousa, um árbitro, a mentir... Bem, além de ser gravíssimo é mais um verdadeiro escândalo no futebol português.
Só as imagens poderão dissipar esta dúvida.

Mas há algo que me deixa muito confiante: apesar de essas imagens terem sido editadas (só um inocente pensará o contrário) pela inenarrável empresa de segurança "2045", que deve ter retirado muita coisa inconveniente, eles não são mágicos.

Omitir imagens de agressões é fácil, basta carregar no delete; criar imagens de agressões minimamente verosímeis é impossível.
Se Cardozo falar verdade, ninguém conseguirá provar o contrário. Nem que contratem a Dreamworks ou a Pixar...

Ligados à máquina

O que aconteceria a Eduardo Barroso, Dias Ferreira e Rui Oliveira e Costa se a Câmara Municipal de Lisboa entregasse 18 milhões de euros ao Sport Lisboa e Benfica?

Teríamos decerto imagens chocantes nos próximos programas televisivos, onde os referidos paineleiros sofreriam apoplexias, septicemias e quem sabe até um falecimento em directo.

Da minha parte, desejo que façam bom proveito do dinheiro dos munícipes lisboetas e vejam se montam uma equipa minimamente decente que não envergonhe a cidade de Lisboa por essa Europa fora.
É que se é para continuar a fazer as tristes figuras que têm feito, mais vale desligar a máquina de suporte de vida e perecer com alguma dignidade.

Tiros nos pés

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Felipe Bastos está de regresso. Os jornais dizem que foi por indisciplina. Eu não acredito. Todas as pessoas que conviveram com o Felipe enquanto ele esteve no Benfica tecem elogios ao seu comportamento e profissionalismo. "Um rapaz humilde e com muita vontade de aprender".

Não deve ser nada fácil passar meses a treinar no duro e quase não ter hipóteses de jogar, ainda por cima tendo a noção de que é melhor do que muitos dos habituais titulares. Parece-me lógico que nestas condições alguém peça satisfações ao treinador.

O problema é que o treinador se chama João Carlos Pereira e o clube é a filial corrupta de Belém. Quero aqui recordar que este senhor, depois de ter espetado quatro batatas ao foculporto ao comando do Nacional da Madeira, esteve três anos sem treinar em Portugal e até se viu obrigado a emigrar para as Arábias porque cá todos lhe fechavam a porta. Porquê? Porque no intervalo desse célebre foculporto 0-4 Nacional houve uma situação muito triste no balneário mas o então jovem e inexperiente João Carlos resolveu mostrar coragem e a sua equipa não abriu as pernas. Pelo contrário, marcou mais três golos na segunda parte.
Mais tarde percebeu que os heróis só existem nos livrinhos de BD e resolveu agarrar esta segunda oportunidade de treinar na primeira divisão com unhas e dentes. Esta época só faltou vê-lo pedir desculpa de joelhos depois de a sua equipa ter ido empatar ao Dragay...

Mas onde é que os responsáveis do Benfica tinham a cabeça quando cederam jogadores ao Belém, ainda por cima com este treinador? Mas andam todos com palas nos olhos, porra? Acordem para a vida, caramba!

Para concluir, duas perguntas:

1ª Estão à espera de quê para tirarem o Adu do Belém?
2ª Estão à espera de quê para tirarem o Coelho do Paços? Ulisses Morais não vos diz nada?

Probabilidades improváveis

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Qual seria a probabilidade de no sorteio da Taça da Liga o Benfica ficar no grupo de três das melhores equipas do campeonato, ao mesmo tempo que o foculporto ficava com a pior equipa do campeonato presente no sorteio e mais duas da Liga de Honra?

Seria certamente tão baixa como o Benfica ter apanhado uma equipa da primeira divisão na quarta eliminatória da Taça de Portugal.

Julgo que isto das probabilidades em sorteios que impliquem o Benfica devia ser alvo de uma tese de doutoramento de algum matemático. É curioso como probabilidades de 10 ou 20% se transformam sempre em pelo menos 90% quando o Benfica entra na equação.

Palminhas

"Ora vamos lá pôr os benfiquistas todos doidos!", deve ter sido mais ou menos isto que os responsáveis do Nojo pensaram ao fazer a capa de hoje.

Não tenho dúvida de que deve andar por aí muito boa gente de mãos na cabeça a insultar o Jorge Jesus e a imaginar que o homem afinal é um infiltrado do sistema.
Eu, como me recuso a fazer o papel de uma foca amestrada que bate palmas quando lhe pedem, não vou enveredar por esse caminho.

Só bato palmas quando quero. E vai ser já no próximo jogo.

Já faltou mais

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Depois do emocionante empate de ontem contra os russos do Ekaterinburg, actual vice-campeão europeu de futsal, o Benfica junta-se assim a Luparense, Interviú Madrid e Araz no lote das quatro melhores equipas da Europa.

Agora resta esperar que a fase final da prova seja disputada em Portugal. Qualquer vantagem será bem-vinda para o Benfica finalmente se sagrar Campeão Europeu.

Benfica 0-1 Vitós

Os primeiros dez minutos de jogo não deixavam antever o que estava para vir: uma equipa apática, com poucas ideias colectivas e ainda menos no plano individual. E um treinador que, não colocando minimamente em causa todo o mérito que tem até agora, cometeu vários erros de palmatória, muito por culpa da sua teimosia.

Moreira: esta eliminação precoce da Taça de Portugal deve-se à obsessão absolutamente paranóica que inúmeros adeptos do Benfica têm pela titularidade do seu menino querido. Se tivéssemos seguido em frente mas sem Moreira a titular, seria um "Ai, Jesus!" (não o nosso, o Outro) porque ninguém dava oportunidades ao "menino". Não interessa que não tenha qualidade para ser titular do Benfica, o que interessa é que é "o menino". Deste modo, a menos que Jesus resolva brincar na Taça da Liga, "o menino" fez provavelmente o seu último jogo de águia ao peito. Obrigado por tudo e felicidades.

Ruben Amorim: devia ter percebido mais cedo que não devia ultrapassar o meio-campo. Primeiro, porque estava a ser uma nulidade em termos ofensivos; segundo, porque Targino o "comeu" de todas as maneiras e feitios.

Sidnei: sem adversário directo para marcar, teve que ir à linha várias vezes para tentar anular Targino, que passava sempre pelo Ruben. Está com uns quilinhos a mais...

David Luiz: algo intranquilo, pareceu sentir a falta de Luisão ao seu lado. Aquele descontrolo emocional no final do jogo podia tê-lo afastado do próximo jogo e não é próprio de um capitão do Benfica.

Fábio Coentrão: a culpa não é dele, é de quem o põe ali. A teimosia de Jesus fez com que o Benfica perdesse o seu joker, que saltava do banco e dava um abanão nos jogos.

Javi García: o treinador adversário foi inteligente e só atacou pelos flancos. Javi ficou meio perdido no campo.

Ramires: este rapaz precisa de descanso!

Di Maria: é nisto que dá uma semana inteira a ouvir falar do City, do Chelsea, do Manchester, do Real e de salários astronómicos. Ninguém é de ferro. E jogar imenso tempo no flanco direito também não deve ajudar muito... Não é, Jesus?

Aimar: quando o adversário coloca três (!!!) médios defensivos na zona central, só mesmo Maradona... Bem substituído.

Saviola: nestes dois últimos jogos se viu como até este genial pequeno jogador necessita de Cardozo ao seu lado.

Keirrison: jogou dez minutos e só saiu aos 79'.

Weldon: por um lado, apetece-me dizer que entrou bem; mas por outro, não consigo esquecer aquelas perdidas onde era só encostar.

Nuno Gomes: devia ter entrado mais cedo.

Felipe Menezes: devia ter entrado muito, muito mais cedo. Pelo que mostrou em apenas seis minutos, talvez o resultado fosse outro.

Jogo mau

domingo, 22 de novembro de 2009

Não me vou alongar em comentários porque, dado o grau de irritação, é provável que diga o que não deva. Mas gostaria de deixar no ar uma dúvida: à semelhança do que se passou na época passada com Suazo, será que este ano também temos que andar a levar com o Keirrison a torto e a direito? No ano passado, Cardozo deveria ter sido sempre titular, mas sabe-se lá porquê o Suazo teve que jogar sempre que esteve em condições físicas.

Fará parte das cláusulas do contrato de empréstimo?? Com esta insistência em Keirrison hoje perderam-se mais de 60 minutos de jogo.

Um jogo que deveria ter sido um palco para nos impormos e mostrarmos que pra semana vamos a alvalixo para arrasar, tornou-se num jogo mau, péssimo até, que só vai dar ânimo ao Zbordin e criar a desconfiança no seio dos adeptos benfiquistas.

Espero que a semana chegue para colocar os níveis de moral e confiança no devido sítio...

Duas águias para um poleiro

sábado, 21 de novembro de 2009

Jorge Jesus deixou hoje um aviso aos guarda-redes do Benfica ao dar a entender que, quando as coisas começarem a aquecer, a rotação vai parar.
Pela leitura que faço do que tenho visto até agora, esta luta vai resumir-se a Quim e Júlio César.

Quem vencerá?

Quem pode, pode

E pronto, os corruptos lá levaram a sua avante, mais uma vez. Pouco me interessa que digam que o campo está impraticável, que é um lamaçal ou que os jogadores do foculporto podem fazer dói-dóis. O que é certo é que outras equipas da Liga de Honra já jogaram ali esta época e ninguém se queixou.
Além disso, a sobranceria com que o foculporto mandou os bilhetes para trás, dois dias antes do jogo, é de quem tem plena noção de como as coisas se vão passar.

Para fechar este assunto com chave (ou apito) de ouro, só falta o jogo ser marcado para o Dragay. Já não digo nada...

Só falta um

Depois dos 4-0 ao Marlène, o Potpican foi brindado com uns expressivos 8-1, o que permitiu ao Benfica ter vantagem sobre o Ekaterinburg, pois apesar de ambas as equipas terem saldo de golos igual, o Benfica tem melhor ataque.

Assim, a equipa de futsal do Benfica só precisa de um empate no último jogo para se apurar para as meias-finais, mas desta vez vai ter pela frente um osso muito mais duro de roer.

Atenção, que estes russos sabem jogar e ainda não sofreram golos...

Filantropia

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Como vem acontecendo há anos, o zbordin lá vai ter direito à sua única casa cheia da época.
Tenho um profundo orgulho neste cariz filantrópico do Benfica, um clube que foi, é e sempre será conhecido pelas suas inúmeras acções de apoio aos mais desfavorecidos, sem nunca pedir nada em troca.

Novela de um só episódio

Os guionistas do Reco-reco estão de parabéns. Arranjaram um tema que faz sucesso em todas as novelas: o regresso de alguém muito querido a casa.
E assim, lá escrevinharam a notícia sobre o regresso de Simão Sabrosa, chegando ao cúmulo de o inquérito online do dia ser "Benfica faz bem em avançar para Simão, se Di María sair?"

É uma pena que o Benfica já tenha emitido um comunicado a desmentir a notícia, perdão, novela, já que eu esperava ansiosamente pelo próximos episódios.

"Apesar do apreço e do reconhecimento pelo profissionalismo de Simão Sabrosa, que é assumida pelo Sport Lisboa e Benfica e pelo seu presidente, a quem de resto o liga uma relação de amizade, a notícia hoje publicada no Record carece de qualquer fundamento. Não há nenhuma negociação presente ou numa perspectiva de futuro que envolva o jogador ou o Clube que representa. Por tudo isto a notícia falta ao respeito ao Benfica, à família do jogador e, em última instância, aos seus leitores.

Especular com base na saída de um jogador do plantel, num acordo de cavalheiros assumido desde a saída do jogador do Benfica e, ainda, na possibilidade de Simão Sabrosa baixar o ordenado é não respeitar nenhuma das partes que a notícia decidiu envolver. Por estas razões, o Sport Lisboa e Benfica repudia a forma e o conteúdo de uma notícia que é totalmente falsa.
"

É por estas e por outras que não me canso de relembrar que o Reco-reco deve ser consultado apenas sob um ponto de vista meramente lúdico e não factual.

Mais uma à foculporto

O clube corrupto decidiu brindar-nos com mais uma prova da sua mania que controla tudo e todos.
Desta vez resolveu emitir um comunicado onde anuncia que vai devolver à Oliveirense os bilhetes destinados aos seus destruidores de áreas de serviço, bares, estações de comboio, etc.
O referido comunicado tem alguns pontos bastante interessantes. Vejamos:

1 – A deficiente qualidade do relvado do Estádio Carlos Osório coloca em causa a integridade física dos jogadores;

Curiosamente, a Oliveirense disputa nesse mesmo estádio os jogos da Liga de Honra. Mas o foculporto não pode jogar ali porque o Hulkzinho pode fazer um dói-doí.

2 – O mesmo recinto não apresenta as condições de segurança adequadas ao desafio em questão;

O estádio do Dragay também não. Ainda na época passada o motorista de uma equipa de arbitragem levou na tromba e um desgraçado da SportTv esteve quase para apanhar do Cerqueira.

4 – Esta nova configuração pode provocar situações imprevisíveis, das quais o FC Porto será sempre alheio. A responsabilidade sobre qualquer anomalia, de resto, deve ser imputada ao dono do estádio e à entidade que consentiu que o jogo ali se realize;

Alguém pode fazer o favor de enviar esta parte aos senhores do CJ que decidiram atribuir o campeonato de juniores ao zbordin?


Não estará isto relacionado com o facto de o actual presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis se chamar Hermínio Loureiro? Quantos jogos da Taça não terá já o foculporto disputado em campos bem piores?
Só mesmo um ditadorzeco de trazer por casa do calibre do flatulento para utilizar um inocente clube como arma de arremesso contra o seu odiozinho de estimação. É repugnante!

Será que se o presidente da Oliveirense não tivesse dito que só admitia jogar no Municipal de Aveiro se o adversário fosse o Benfica isto teria acontecido?
Ó senhor José Godinho, então você é sócio do foculporto há 25 anos e vai fazer uma desfeita dessas ao patrão? Ganhe juízo, homem...

Férias grátis? Também quero!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A presença de Edinho na selecção é uma falta de respeito para todas as pessoas deste país que de vez em quando se juntam com uns amigos para dar uns pontapés numa bola.
Se os critérios são correr como um maluquinho e tocar na bola sem objectivo concreto, exijo que a Federação abra candidaturas a todos os portugueses (e brasileiros, claro) que se queiram inscrever.

Agora levar o Edinho de férias à África do Sul sem qualquer espécie de justificação, desculpem lá, mas parece-me um abuso.

A elite do Futsal

Tem hoje início a Ronda de Elite da Uefa Futsal Cup. O facto de o Benfica não ter que jogar contra nenhuma equipa espanhola nem pertencer ao grupo D, que é disputado a cerca de 5000 km de Lisboa, em Baku, já me deixaram bastante optimista.
Jogando em casa, frente aos seus adeptos, esta é uma oportunidade de ouro para o Benfica marcar presença nas meias-finais da prova.

Sou um idiota

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A selecção que eu mais abomino garantiu hoje a presença no Mundial graças a uma mão na bola (que faz a do Maradona parecer inocente) do jogador que eu mais abomino.

Espero que isto pelo menos sirva para que os mais ingénuos, que aqui há uns anos ficaram radiantes e esperançosos com as fortes palavras de Platini contra a corrupção, desçam à terra e abram os olhos. Aquilo foram palavras de circunstância, proferidas por um indivíduo que faz parte de uma gigantesca máquina de corrupção e de interesses chamada Uefa.

Inteligente é o meu colega de blog, que me disse que não viu o prolongamento porque já sabia no que aquilo ia dar. Mas aqui o lírico estava com confiança nos bravos irlandeses e ainda teve uma nesga de esperança.
A esperança dos idiotas, está visto...

P.S. A lata do Henry no final do jogo a confortar os destroçados irlandeses é qualquer coisa de inumano. Não se faz.



Interesses

Ao que parece, o nosso velho amigo Quique Flores está interessado em Miguel Vítor.

Eu gostava era que ele agora estivesse tão interessado no Balboa como quando nos fez dar 4 milhões pelo moço.
E, já agora, que mostrasse também o mesmo interesse pelo Jorge Ribeiro. De certeza que há no Atlético algum defesa esquerdo que precise de ir para a bancada ver uns jogos do Ribeiro a titular, para aprender a defender...

Adu

A situação de Freddy Adu começa a ser preocupante.
Com um terço do campeonato decorrido, e apesar de estar numa equipa banal, só foi convocado por quatro vezes. Foi titular uma única vez (saiu ao intervalo), noutro jogo entrou aos 65' e nos outros dois jogos nem saltou do banco.

Espero que o Rui Costa esteja atento a este caso e que em Janeiro haja uma conversa franca e aberta com o treinador do Belenenses, para saber se este conta ou não com Adu e se lhe vai dar hipóteses de jogar mais. Se sim, muito bem; se não, terá que se arranjar outro clube para o jovem norte-americano e procurar perceber o que falhou.

É que se é para não jogar, entre estar emprestado a um clube que luta para não descer e estar no Benfica a aprender qualquer coisa com Jesus, não há comparação possível.

Adu tem apenas 20 anos, é um facto, mas se tivermos em conta que há duas épocas jogou 393 minutos de águia ao peito, na época passada uns ridículos 89 minutos pelo Mónaco e actualmente soma apenas 70 minutos pelo Belenenses, o seu futuro está longe de ser risonho.

Anedota

Não sei se já conhecem esta, acabei de a receber no mail:


Um adepto do foculporto chega a uma loja de material desportivo e depara-se com uma infinidade de camisolas de clubes de futebol. Só não via a do seu clube. Meio acanhado, pergunta ao vendedor:
- Quanto custa a camisola do Real Madrid?
- 40€.
- E a do Manchester?
- Essa custa 50€.
- E a do Benfica?
- Oh, meu amigo... Essa é a mais cara da loja por se tratar do melhor e maior clube do mundo. Custa 100€.

Aí, o homem arrisca:
- Você não tem aí a camisola do foculporto?
- Tenho sim.. Está do outro lado, na prateleira das liquidações e custa 9,50€.
- Porra! Só 9,50€?!
- Sim, sim...É uma promoção para liquidação de stocks, essas porcarias não se vendem.
- Então dê-me uma - e estendeu uma nota de 10€.

O vendedor vai à caixa registadora, coça a cabeça, e meio atrapalhado diz:
- Desculpe, mas não tenho trocos. Quer levar uma camisola do zbordin para completar os 10€?

Humildade

terça-feira, 17 de novembro de 2009

"Qual foi o maior luxo que já fez até agora?

Foi o meu primeiro carro, ainda no Brasil, um Fiat Stilo. Ainda hoje estou a pagar a sua prestação.

Um Fiat Stilo foi o seu maior luxo?

Puxa! Na altura, se foi..."

Ramires, in O Nojo


Parecendo que não, este pequeno pormenor da sua vida pessoal ajuda a perceber muito do que vemos dentro do campo. Ramires não engana, é mesmo especial.

LOL

"Ao que apurámos, o Benfica pagou 4 milhões de euros pela cedência de Keirrison".

Malta do Reco-reco, não seria mais simples ser honesto e escrever "Ao que inventámos, o Benfica pagou 4 milhões de euros pela cedência de Keirrison"?

Um grande LOL para vocês, seus malucos!

Angústia de Janeiro

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Estou extremamente preocupado com o futuro do Benfica após o início do período de transferências de Janeiro.
Não vai ser fácil continuar a atacar o título sem Luisão, David Luiz, Javi García, Ramires, Di Maria, Aimar e Cardozo.

Espero é que os senhores da comunicação social sejam tão lestos a contratar jogadores para o Benfica como são a vendê-los.

Aviso

Fugiu recentemente de uma instituição psiquiátrica, onde se encontrava em tratamento há alguns anos, um conhecido doente mental da nossa praça. A última vez que foi visto, vestia calças escuras e camisa verde e deambulava pelas ruas de Portimão. Tem uma barbela ridícula e recentemente anda sempre munido de um microfone, que usa para balbuciar sons ininteligíveis. Pede-se a quem conheça o seu paradeiro que entre imediatamente em contacto com o 112 e que não se aproxime do indivíduo por trás, já que ele normalmente começa a esbracejar e a gritar: "Penálti! Penálti sobre o Liedson!"
Depois de visualizarem o vídeo, os médicos que seguem este grave doente ficaram também impressionados com o indivíduo que agita as maracas e pretendem interná-lo para avaliar o seu estado mental, pelo que informações acerca do seu paradeiro são também bem-vindas.
Obrigado.

"vai ser uma surpresa"! e foi...

domingo, 15 de novembro de 2009

"O próximo treinador do Sporting vai ser uma surpresa para todos". Bettencourt dixit

"Calma", pensei eu... Vindo de quem vem isto só pode ser uma surpresa, sim, mas das hilariantes.

Meu dito, meu feito...Carlos Carvalhal é o escolhido e já foi comunicado à CMVM a contratação.

E atento o ódiozinho de estimação que os lagartos têm ao nosso clube, este Carvalhal será muito bem-vindo, ou não nos tivesse dirigido um "mamem filhos da p..." num jogo Benfica-setúbal, há uns anos atrás.

Continuo a perguntar se o presidente do zbordin tem a mínima ideia do que diz. Amanhã, quando for apresentado, em plena euforia sportinguista (ou não), será que também entoará um "Carvalhal forever"?

P.S. Carvalhal, espero ter oportunidade, em alvalade, de retribuir o que me chamaste há uns anos.

Incrível

sábado, 14 de novembro de 2009

Estava eu muito bem a ver o Brasil vs Inglaterra, quando subitamente o escrete fica reduzido a um jogador. Nunca tinha visto tal coisa.
Expulsões? Nada disso, foi mesmo o comentador que passou a ter apenas olhos e boca para o íncrivel Hulk.

A sucessão dos comentários é uma verdadeira pérola:

Quando Hulk entrou: "Hulk tem aqui uma boa oportunidade para se mostrar, já que a Inglaterra tem que arriscar para chegar ao empate".

Kaká faz uma jogada genial: "Hulk já jogou no Vilanovense".

Passado cinco minutos depois de ter entrado: "Vamos ver se Hulk dá seguimento às boas exibições que tem feito no foculporto".

Perto do fim e depois de, como seria de esperar, Hulk não ter feito nada: "Hulk teve azar, o jogo estava muito partido e houve muitas substituições".

À capitão

Ontem não pude acompanhar o jogo com a devida atenção, mas gostei muito de ver o Nuno Gomes abraçado a dois juniores no final.
Neste momento, mais do que pelos seus dotes futebolísticos, o Nuno tem esse papel dentro da equipa.

O meu canário viu e tal

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Quem segue este blog sabe que aqui não há aquele género de posts tipo "eu sei de fonte segura e tal", "tenho um amigo que sabe e tal", "o meu canário viu e tal", etc. Apesar de ir sabendo ocasionalmente de algumas coisas, isso não faz o meu género e então quando o assunto envolve o Benfica nem sequer me passa pela cabeça pôr cá fora qualquer tipo de informação.

Porém, desta vez, e como não é nada relacionado com o Benfica, vou abrir uma excepção. Esta estória é demasiado deliciosa para não ser contada...

Ontem à noite estava tudo certo para haver novo treinador no Lumiar. Inclusive entre os clubes, daí o comunicado de hoje à CMVM. Faltava apenas limar alguns detalhes pontuais.
Aliás, mas alguém no seu perfeito juízo acredita que se ia fazer um comunicado à CMVM sem existir acordo entre clubes? Eles são um bocado totós, é verdade, mas nem tanto...

Pois bem, a filial corrupta do Calhabé recebeu hoje instruções superiores e, à última hora, exigiu uma quantia absurda para libertar o moço. É simples, é triste, mas é a verdade.

Um abraço aos meus amigos de Coimbra. Vai ser difícil sair do pântano onde vocês próprios se enfiaram.


P.S. Não tem preço imaginar o melão que o Cotonete acabou de engolir.

Renascer

Parece que finalmente Maradona abriu os olhos para Saviola e prometeu dar-lhe oportunidades nos próximos amigáveis. Se continuar a jogar assim, El Conejo estará decerto no Mundial, o que fará com que o Benfica tenha a séria possibilidade de colocar três jogadores na poderosa selecção argentina.

Pensar que há precisamente uma década atrás tínhamos, entre outros artistas, Machairidis, Chano e Uribe no plantel, e que hoje estamos assim...
Meu Deus, tanto mal te fizeram, meu Benfica. Quase dá vontade de chorar.

25,032! Ganhámos! Ganhámos!

Esta Taça da Liga é realmente a competição mais ridícula de que há memória, e não é o facto de o Benfica a ter vencido no ano passado que me faz mudar de opinião.

No Grupo A, do qual faziam parte Académica, Beira-Mar e Portimonense, registaram-se três empates a zero (viva o futebol espectáculo), o que fez com que se determinasse o vencedor do grupo recorrendo à média de idades.

Procedeu-se então ao cálculo da média e o Portimonense foi o feliz contemplado com a passagem à fase seguinte de tão emocionante prova. Não porque jogou melhor do que os outros, mas sim porque foi inteligente na interpretação dos regulamentos, fazendo entrar um jovem guarda-redes de 19 anos para o lugar do habitual titular de 35 anos aos 91 minutos de jogo.
É de salientar que se o referido jovem não tem estado em campo durante dois preciosos minutos, o Portimonense não teria a média de idades mais alta e seria a Académica a seguir em frente.
Claro que agora, bem à portuguesa, a Académica também reclama ter a média de idades mais baixa. Vamos ver no que isto vai dar...

Lembram-se de como era emocionante ver o nosso Mantorras a aquecer? Virávamo-nos uns para os outros, eufóricos: "Vai entrar o Mantorras! Já ganhámos!" E ele lá entrava aos 80' e dava-nos a vitória poucos minutos depois com os seus golos milagrosos.
Era porreiro, não era?

Pois bem, esqueçam esse tipo de emoções.
No futebol moderno, a coisa já não é assim. Imaginem um miúdo de 17 ou 18 anos a preparar-se para entrar, sob o olhar atento dos adeptos:
- "Vai entrar o Abílio! Faz aí as contas no telemóvel, rápido!"
- "Baixámos de 25,759 para 25,032! A outra equipa tem 25,469 e já não tem substituições! Ganhámos! Ganhámos!"
- "Toma! O treinador deles é mesmo nabo, ficar sem substituições com uma média dessas quando sabia perfeitamente que tínhamos o Abílio no banco!"
- "Eh, eh! A substituir desta maneira ninguém nos segura este ano!"

Poderá não ser tão interessante, admito. Mas é mais simples e ninguém se aleija.

Silêncio

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Nunca esquecerei o minuto de silêncio em memória do nosso Fehér, no jogo contra a Académica. Foi provavelmente a experiência mais imponente por que já passei. Muito mais do que o festejo de qualquer golo ou mesmo título, ver aquele Estádio cheio e mergulhado num silêncio sepulcral é algo de tal forma transcendente que só quem esteve presente sabe o que significa.

Felizmente que nesse jogo ninguém teve a ideia absolutamente pateta de começar a bater a palmas. Se tivermos em conta que a palavra "silêncio" significa "ausência de ruído", torna-se claro que uma salva de palmas, por melhor intenção que tenha, é algo de despropositado.
Não sei onde nem como começou essa moda, mas já era tempo de acabar com ela. Nunca vi baterem palmas em funerais...

Volto a sublinhar que só quem esteve naquele Benfica vs Académica é que sabe a força que um minuto de absoluto silêncio tem, e o profundo respeito que impõe. E é disso mesmo que se vai tratar no próximo jogo na Luz: mostrar o nosso respeito pelo Robert Enke.
Só no final desse minuto as palmas serão bem-vindas.

Gostaria que quem fosse ao próximo jogo passasse esta ideia e, se possível, enviasse um mail para o Sport Lisboa e Benfica, como eu e tantos outros benfiquistas já fizemos.

"Gostaria de pedir, a quem de direito, que no próximo jogo no Estádio da Luz, contra o Vitória de Guimarães, o speaker informasse os espectadores presentes que o minuto de silêncio em memória de Robert Enke fosse mesmo para cumprir em silêncio, e não com palmas, à semelhança do que aconteceu com Miklos Fehér.

Obrigado pela atenção."


O Robert merece.

O mago

David Luiz, Di Maria e Cardozo. Estes três jogadores renovaram recentemente os seus contratos e com isso o Benfica aumentou as suas cláusulas de rescisão.
Curiosamente, o jogador que está nas bocas do Mundo, que é titular da sua selecção e que tem o financeiramente poderoso futebol inglês de olho nele, foi o que ficou com a cláusula de rescisão mais baixa.
Até uma criança de oito anos consegue perceber que isto não faz qualquer sentido.

Por outro lado, as crianças de oito anos não conhecem os dotes de Jorge Mendes.

Robert Enke Nummer 1

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Numa pequena homenagem ao Robert, este post será o único de hoje.


Antes de mais, é muito triste constatar que dois do três melhores guarda-redes que vi jogar pelo Benfica já não estão vivos. Resta apenas Preud'homme, e espero que por muitos e bons anos.

Enke chegou ao Benfica a poucos dias de fazer 22 anos, pela mão de Jupp Heynckes, e eu pensei imediatamente que o treinador alemão se estava a preparar para fazer o mesmo que o seu antecessor, Souness: encher o plantel de compatriotas de qualidade duvidosa. Como me enganei!

Enke vinha para ser o terceiro guarda-redes do plantel, tendo Bossio e Nuno Santos à sua frente. Face à fraca qualidade dos outros dois e a uma lesão de Bossio, Enke foi chamado à baliza, mostrou qualidade, ganhou o carinho dos adeptos, e não mais saiu de lá.

Em três anos de águia ao peito, tendo o Benfica equipas a roçar o ridículo, Enke sempre foi um dos poucos jogadores com qualidade e classe suficientes para representarem o clube, como aliás Mourinho reconhece no seu livro. Por isso, compreendo perfeitamente que quando a hipótese Barcelona surgiu, Enke quisesse tentar a sua sorte e saísse.
Infelizmente não foi uma escolha acertada, como o próprio reconheceu mais tarde. Enke ainda era muito novo e o Barcelona sempre foi uma máquina de trucidar guarda-redes. A partir daí a sua carreira foi sempre a descer, tendo sido emprestado ao Fenerbahce e Tenerife, e começaram as depressões.
Enke regressou à Alemanha em 2004, recuperou a alegria de jogar, tornou-se rapidamente num ídolo do Hannover e preparava-se agora para ser o dono da baliza da sua Mannschaft na África do Sul.

Quando no princípio desta época se falou que o Benfica procurava um guarda-redes, pensei automaticamente nele. Acabava o contrato em Junho de 2010, sempre disse que gostava muito de regressar à Luz e julgo que até tinha uma casa na zona de Sintra.
Infelizmente o meu desejo não se concretizou e agora Enke não vai regressar mais.

Nos seus tempos no Benfica, mais do que grandes defesas, recordo a sua imagem de marca: antes do início de cada jogo, brindava o público atrás da sua baliza com três palmas junto a cada poste. Nunca nos mandou calar, nunca se riu quando sofreu um golo. Dava tudo em campo.
No seu último jogo de águia ao peito, os NN
exibiram uma faixa com a frase: “Serás sempre o nosso número 1″.

Para mim também.

Quanto mais ouço e leio notícias sobre a forma como morreu, mais revoltado e triste me sinto. A ideia dele a caminhar sobre os carris, rumo ao fim, enche-me de lágrimas.

Muito obrigado por tudo, Robert.

Faltam-me as palavras

terça-feira, 10 de novembro de 2009


Foi um orgulho ver-te de águia ao peito.
Descansa em paz, Robert.

100%

Sempre cedi de bom grado 0,00001% do meu sofrimento a ver jogos de futebol à selecção. Os restantes 99,99999% eram obviamente para o Benfica.
E apesar de 0,00001% poder parecer insignificante, o que é facto é que, sempre que Portugal jogava, havia algo cá dentro que me dizia que estava a trair o Benfica.

Pois bem, isso agora acabou. Consigo ver um jogo da turminha do Queiro(ó)s(z) da mesma forma que vejo jogos do campeonato inglês: tenho uma equipa preferida, sim senhor, mas se ela não ganhar não me aborreço rigorosamente nada. Não há palavrões, saltos do sofá, objectos arremessados, mãos na cabeça, dores de estômago, suores frios, murros na parede ou comandos partidos. Há apenas uma calma absoluta.
E se tiver outra coisa minimamente interessante para fazer, o jogo é descartado sem pensar duas vezes.

Portanto, e do fundo do coração: obrigado, professor!

Há sempre um "mas"

A todos os idiotas que querem fazer passar a ideia de que não há falta sobre Di Maria no lance que origina o golo do Benfica, e que começam a explanar a sua opinião da seguinte forma:

"De facto, o jogador da Naval entra em contacto com a perna de Di Maria e não chega a tocar na bola, mas..."

"Mas"?!?! Mas o quê?

Mas custa muito estar a 5 ou a 11 pontos. Só pode ser isso...

Benfica 1-0 Naval

Apesar de ter a sensação que me estava a preparar para ver mais uma sequela do filme de horror "Guarda-redes adversário faz a exibição da vida dele no Estádio da Luz", acreditei até ao fim que o Benfica ia marcar. Nem que fosse nos descontos. E senti que os jogadores também acreditaram nisso, acreditaram que tamanho esforço e empenho não podia deixar de ser recompensado com a vitória e os consequentes três pontos. Assim foi.

Quim: entreteu-se a ver o colega Peiser brilhar.

Maxi: muito activo no primeiro tempo, mas depois foi perdendo fulgor e intervenção no jogo. Bem substituído.

Fábio Coentrão: sempre muito esforçado e raçudo, teve a clarividência de escapar ao amarelo que o deixaria de fora em Alvalade.

Luisão: meteu Kerrouche no bolso sem dificuldade nenhuma.

David Luiz: grande exibição! Excelentes dobras às subidas de Coentrão e muitas investidas que desequilibraram o meio-campo adversário. Impecável na defesa.

Javi García: destruiu as poucas tentativas que a Naval esboçou para trocar a bola, roubando-a quase sempre. Na primeira parte, uma cabeçada e um livre com selo de golo foram-lhe negados por Peiser. Acabou por ser o herói do jogo, com outra cabeçada fulgurante, e bem o mereceu pela exibição fantástica que fez. Se Peiser não tivesse feito o jogo da vida dele, Javi podia perfeitamente ter feito um hat-trick.

Ruben Amorim: ao contrário do jogo de Liverpool, hoje não fez esquecer Ramires. Apesar do voluntarismo, da entrega e de algumas boas combinações com Maxi, falta-lhe aparecer na área para finalizar como o brasileiro tão bem sabe fazer. Acabou a defesa direito.

Di Maria: voltou a partir a loiça. Na primeira parte destacam-se um livre e um remate descaído na esquerda para duas excelentes defesas de Peiser. Na segunda parte teve um remate espectacular que Peiser defende para a barra e marcou o livre que deu o golo. Mas apesar de tudo isto, hoje irritei-me algumas vezes com as suas tentativas de furar no meio de três ou quatro adversários. Di Maria é um excelente jogador, com atributos técnicos extraordinários, mas tem que perceber que jogadas desse género têm poucas hipóteses de sucesso. Partir para cima do adversário em um contra um ou mesmo um contra dois ainda vá, agora contra mais é pura parvoíce!

Aimar: teve sempre um ou dois polícias em cima, o que o obrigou a recuar muito para vir buscar jogo. As suas habituais tabelinhas com Saviola não surtiram o efeito habitual, tal era o aglomerado de adversários estacionados em frente à área. Saiu aos 85 minutos, completamente esgotado.

Saviola: pareceu sentir a falta de Cardozo, seu habitual companheiro de ataque. O entendimento com Nuno Gomes nunca foi o melhor, o que facilitou as marcações dos defesas contrários. Na primeira parte esteve muito perto de marcar, mas a bola foi ao poste.

Nuno Gomes: exibição cinzenta. Falhanço verdadeiramente inacreditável na cara do guarda-redes. Jesus fez muito bem em tirá-lo.

Weldon: procurou utilizar a sua velocidade para ajudar a rasgar a defesa da Naval.

Keirrison: não dá para devolver? Veio com defeito...

Felipe Menezes: mais frescura para os minutos finais, dado o estoiro físico de Aimar.

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.