À terceira foi de vez e espero que seja para ficar por aqui

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Beira-Mar, Olhanense, Basel. Três jogos com exibições bem abaixo dos mínimos exigíveis dadas as diferenças abissais entre os jogadores destas três simpáticas equipas e os jogadores do Benfica. Em Aveiro pensei que tinha havido um problema de atitude, na Luz contra o Olhanense voltei a pensar precisamente no mesmo. Hoje não posso pensar assim, porque é evidente que o que se tem passado não se explica (só) com uma suposta falta de atitude. O Benfica vive um problema de falta de fio de jogo (tudo parece ser feito aos repelões e quando se tira Aimar de um jogo em que ainda é preciso cabeça fria para chegar à vitória só me apetece cortar os pulsos) e, fundamentalmente, de falta de capacidade física. Tirando o guarda-redes e a defesa, a equipa entra em paragem cardíaca por volta dos 60 minutos de jogo e nem com um choque eléctrico com a potência da energia produzida na Barragem das Três Gargantas consegue acordar. Seria bom rever esta questão, pois Novembro não vai ser pêra doce.

Voltando atrás, à parte da atitude, o expoente máximo hoje até foi um jogador que nem esteve muito tempo em campo mas merecia ter levado um par de estalos no final do jogo. Há mínimos de entrega ao jogo e de respeito para com o público e restantes colegas.

O positivo de tudo isto é que estas três exibições não causaram mossa na luta pelo campeonato e mantiveram o grupo da Champions como esteve desde sempre: Manchester favorito ao primeiro lugar, Benfica favorito ao segundo e Basel favorito ao terceiro. Se bem que, uma vitória hoje aproximar-nos-ia da luta pelo primeiro lugar, sempre importante no sorteio seguinte. Mas mais uma vez, muito provavelmente iremos ter que selar o apuramento na última jornada.

5 comentários:

Pedrove disse...

Cheguei agora do estádio e venho como se tivesse visto um jogo do tempos do BENFICA do artur jorge, ou do jesualdo....alguem me explica para que serve entrar a matar, se 15min. depois não aguentamos com uma gata pelo rabo, alguem me explica como é possível queimar uma substituição no Luis Martins, que até estava a fazer um bom jogo, alguem me explica porque é que se tirou o Aimar quando é o único que segura uma bola????? alguem me explica porque é que ninguem ensina o Gaitan e o Bruno César a defender????, hoje sofremos mais um golo devido à falta de empenho defensivo do Gaitan....já repararam que 80% dos golos que o BENFICA sofreu esta época nascem da falta de empenho e da falta de concentração defensiva dos 2 alas?.....para mim chega os dois para o banco já, e só voltavam quando fossem capazes de ajudarem a equipa em tarefas defensivas. Em suma depois do grande jogo que fizemos em Basileia a equipa parece que deu o estoiro....Hoje tambem não gostei da falta de consideração do capitão Luisão e do Nolito (reicidente), com os adeptos no final do jogo, espero que tenha sido a frustração de não ter ganho.

Rui disse...

Apuramento? Sinceramente acredito que sim mas é possível que acabem as 3 equipas com 11 pontos e depois será o "mini-campeonato" entre as 3 equipas a decidir o apuramento e aí serão os golos a ditar quem passa...O empate do basileia em old trafford e uma eventual derrota por mais de um golo do slb no mesmo estádio pode fazer com que não passemos de grupo,atenção a esses pormenores...

Rui Sérgio Guerra disse...

Bom dia, “Éter” e bloguistas! (Comment 1/2)

Agradeço e subscrevo a tua crónica, Gonçalo,… pecas apenas por… ”demasiado soft”!
Tens toda a razão – HOUVE MESMO DESLEIXO!…
Apenas realço que…HOUVE MUITO DESLEIXO… E DESONRA AO SLB,… DE NOVO!!!

Sou um sócio do SLB que vive aqui no Porto e, como calculam, por tudo o que se passou,..
'tou ainda a ferver... e muito!

Como cumpro com as m/ obrigações perante o Clube, tenho moral para,... EXIGIR SEMPRE... aos Técnicos e jogadores do SLB... RAçA, QUERER E AMBIçÃO DE VITÓRIA! SEMPRE!!!

Hoje, à parte os primeiros 15 minutos e pouco mais (OUTRA VEZ !!!), a exibição do Benfica foi,... MISERÁVEL E QUASE VERGONHOSA!
VOLTÀMOS A ADORMECER… DENTRO E FORA DO RELVADO!
Lamento muito mas... FOI MESMO... MAU DE MAIS PARA SER VERDADE...!
Negar isto é... falsear a realidade e até... OFENDER A HONRA E DIGNIDADE DO S.L.B.!

Excelente o RODRIGO, parabéns pelo óptimo golo e pela exibição! Cresce de qualidade jogo a jogo. Bom jogo do ARTUR (a segurança habitual) e de GARAY. Quanto a LUISÃO E AIMAR,… apenas SOFRÍVEIS, pois PODEM E DEVEM JOGAR E ORIENTAR BEM MELHOR A EQUIPA!

O resto dos jogadores,… de facto,… QUASE VERGONHOSOS! MAXI sem velocidade, voltou a “enterrar-nos” (“buraco” no 2°.golo!). L.MARTINS compreensivelmente apenas razoável: a expectável qualidade a atacar - aprende, ó cromo do Emerson! -, mas com muita inexperiência a defender, abrindo “demasiadas avenidas” no seu flanco. MATIC…lento e complicativo (não convence, ponto!). WITSEL…fraquíssimo; como é possível, ele que…é craque! GAITÁN e B.CÉSAR… MERECIAM DE FACTO UM VALENTE PAR DE ESTALOS…por tanto DESLEIXO!
Cardoso entrou… já cansado! Nolito, apareceu demasiado tarde… e com a equipa… MORTA!

JJ esteve PÉSSIMO, NA ORIENTAçÃO À DISTÂNCIA (aprenda mais essa, Sr.Catedrático!): equipa DE NOVO À DERIVA no pós-golo, c/ EXIBIçÃO MEDÍOCRE, SEM GARRA NEM CHAMA, tal como no desastre em Barcelos (após o n/ 2-0) e hà dias c/ o Olhanense, na Luz!
Com a equipa completamente de rastos em qualidade de jogo,… TIRA O AIMAR???
L.Martins não foi devida e atempadamente preparado e depois, c/ razoável exibição,… sai por M.Vítor ? Para quê, se Garay tapava bem a dobra ? Mais 1 substit. “queimada” estupidamente!

Quanto a Raúl José,… AMORFO E MEDROSO,…c/ inegáveis sinais de…FALTA DE ESTOFO!
Anda ali…”a fazer o quê”?! Ganha o que ganha para… “tirar notas e…carregar bolas”?! Boa!!!

Aliàs, esta má exibição era expectável pelo prisma e na sequência do B.Mar e do Olhanense.
Ok, já sei, …blà blà blà… nada está perdido, faltam-nos apenas 2 pts,… blà blà blà!
DISCURSO COMODISTA E MISERABILISTA,..QUE TRADUZ, DE FORMA REDUTORA… UMA BOA DOSE DE EXPLICAçÃO PARA O SLB DOS ÚLTIMOS 30 ANOS – um fidalgo que… QUASE SE ARRUINOU DE VEZ (aqui, por justiça, Mto Obg a M.Vilarinho + LFV +…)!
POBRE FIDALGO esse que,… na verdade,… POUCO,… MUITO POUCO TEM GANHO!
O resto… é patuá!
Ah… “O Papa e a Al Qaeda azul”…blà blà,…ok! E… 2 CL + 2 taças UEFA +… que tal ?!?!

Desculpem-me todos mas,… face às expectativas realistas (não mais!) e às motivações inerentes ao jogo de hoje:
- qualificação directa p/a 1/8 Final CL + 800.000€ + reforço da pontuação no Ranking UEFA,
- a quase garantia de ganhar o Grupo, pressupondo a vitória cá contra o Otelul,
(ou seja, na próx. eliminatória, 2ª.mão na Luz,… factor SEMPRE MUITO IMPORTANTE!),
- ASSUMPçÃO DE MAIOR PRESTÍGIO DO BENFICA…ACTUAL,… DO SLB… DE HOJE!
Com o devido respeito à História do Clube, já me saturam em demasia o prestígio e a glória… DO PASSADO! FOI BRILHANTE E HONROSO,… MAS É PASSADO… DE 30-50 ANOS !!!
- Ganhar hoje era…GANHAR JÁ O ACESSO À FASE SEGUINTE DA CL (e tudo o supracitado)
E…MARCAR POSIçÃO DE FORçA, LÀ FORA…E CÁ, nos avençados da Pedreira e Alvalade!

Um abraço daqui da Palermo lusa,
RSG

Rui Sérgio Guerra disse...

Bom dia, “Éter” e bloguistas! (Comment 2/2)

Em resumo, GANHAR HOJE…ERA CLARA OBRIGAçÃO DO SLB!...E também porque:
- Temos uma dimensão de Clube muitíssimo maior que o FC Basel,
- Criava-se 1 MAIOR ESPÍRITO DE VITÓRIA E DE MOTIVAçÃO NA EQUIPA (e nos adeptos!),
- E,…MUITÍSSIMO IMPORTANTE,…O EFEITO DESESTABILIZADOR NOS ADVERSÁRIOS, IMPONDO-LHES 1 MAIOR RESPEITO…E QUASE RECEIO! (na CL e na Liga!).

Provou-se, DE NOVO, o autismo, a ridícula arrogância e as casmurrices irresponsáveis de JJ!
Ficaram claras, também reiteradamente, A FALTA DE LIDERANçA FORTE E DE QUALIDADE no Futebol do SLB! NÃO HÁ QUEM IMPONHA… RAçA, QUERER E AMBIçÃO DE VITÓRIA!
Seja JJ, RC ou LFV, ou…“o raio que os parta a todos”, EXIJIMOS GARRA…E NÃO A VEMOS!
MERECEMOS DEDICAçÃO, AMBIçÃO E RESULTADOS… E A EFICÁCIA É… EPISÓDICA!

Como isto é espectáculo, ou deveria ser,...QUE ESTE “MAU ENSAIO NA LUZ” PRENUNCIE…
… “ÓPTIMA ESTREIA NA PEDREIRA”… C/ CONT. NA LUZ face ao scp!

Para finalizar com ESPERANçA… E CONVICçÃO GLORIOSAS…,
… ACREDITEM,… CARÍSSIMOS CONSÓCIOS E ADEPTOS BENFIQUISTAS,…
A VERGONHA E MISÉRIA DE ONTEM À NOITE FOI…INTENCIONAL E ESTRATÉGIA DE JJ!
Conforme tive oportunidade de conversar com o Ricardo Araújo Pereira, depois do jogo,…
VAMOS GANHAR A MANCHESTER (ah pois é, bébé!)…ou… ok,… ganhamos cá ao Otelul!
Entretanto,… com tudo isto,…ENGANÁMOS “as alternadeiras” da Pedreira e de Alvalade!
VOCÊS VÃO VER,…VAMOS A BRAGA GANHAR…”15 A 1”… E REPETIMOS C/ OS “verdes”!

FORçA BENFICA!

Um abraço daqui da Palermo lusa,
RSG

Jotas disse...

Este comentário que fique bem claro que não se refere em particular a ninguém, julgo mesmo que só aqueles que sabem que assim são se vão rever nesta crítica.
Analiso este momento sem pânicos, até porque sempre fui avesso ao 8, péssimismo excessivo e teoria do está tudo mal,ou de pedir cabeças a rodos porque para alguns estranhamente bom era no tempo do Vale e Azevedo!!!, nem do 80, euforia desmedida onde toda a gente é fantástica, como vejo em alguns lados e para quem Jesus era mais que um Deus e agora...enfim, coerência da parte deles.
No entanto e analisando o momento, Meu Confesso que saí ontem preocupado do Estádio da Luz, não pelo resultado, até porque em termos meramente desportivos e tendo em conta o objectivo do apuramento, não sendo excelente não foi negativo e deixa o Benfica a depender apenas de si, mas sim pela incapacidade que em muitos momentos do jogo a equipa demonstrou, até porque ao contrário do que alguns dizem, acho este Basileia uma equipa banal e não tenho dúvidas que um outro Benfica, ganharia facilmente.
Preocupado, porque essa incapacidade também não me parece ser de agora, desde o jogo de Aveiro que me parece ver um Benfica em quebra, oxalá esteja enganado agora que se avizinha um ciclo que poderá decidir toda uma época.

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.