9 ideias da NBA aplicáveis ao SLB

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Estou retido em Phoenix. Vim passar o Natal ao deserto e a neve de Nova Iorque está a impedir-me de regressar a casa.


Entretanto, durante a minha estadia, tive a oportunidade de ir ver o jogo dos Suns com os Heat na US Airways Arena, aqui em Phoenix. Para além de ver ao vivo LeBron James, Steve Nash, Chris Bosh, entre outros a dar espectáculo, deu para tirar umas ideias para o nosso clube. Vamos a elas…

Vender Redpass durante o jogo

Pois é, uma ideia simples, não implementada na Luz. Uns rapazes de gravata, perto do intervalo, abordam os adeptos a perguntar se, já que teve interesse em ir ao jogo, gostaria de adquirir a preço especial um lugar para a época inteira. Os rapazes iam ao lugar das pessoas seleccionadas e pediam à pessoa para os acompanhar à zona em baixo da bancada onde lhe entregavam uma prenda e apresentavam a oferta.

Oferecer uma prenda de merchandising a sócios que têm Redpass

Um mimo para os a
deptos que consecutivamente vão ao estádio – um cachecol, um barrete de natal do SLB, uma pequena bola de futebol, etc…, como recompensa pela presença consecutiva.

Ter uma zona dedicada às crianças

O pavilhão (muito mais pequeno que o nosso estádio) tem um playground para os miúdos, com máquinas de jogos, uma zona de fotos com a mascote, etc. Durante o intervalo têm um concurso de lançamentos com os miúdos e animadores sempre presentes durante o jogo todo.

Entregar prémios por sector, não por indivíduo

Estão a ver o lugar de ouro, a única coisa que temos? Vejam só o que foi oferecido durante o jogo (tudo obviamente suportado pelos parceiros, nada pelo clube):

• 1$ de desconto em compras no supermercado por cada triplo marcado pelos Suns, a todos os portadores de bilhete de 2 sectores;

• 1 carrinho de compras (5000 $);

• 1 corrida de bicicletas entre 4 pessoas de cada um dos sectores sorteados. A pessoa que ganhou a corrida permitiu que todas as pessoas do sector tivessem um prémio;

• Desconto em cirurgia laser à visão por cada ponto marcado pelos Suns nesse jogo.

Incluir unidades de restauração / alimentação para além dos concessionários

Sim a concessão paga dinheiro para vender no espaço. Mas existe oferta adicional de alimentação que pode ser apresentada e vendida, resultando em renda adicional para o clube. Para além da área concessionada, existia uma zona exclusiva patrocinada pela Toyota e muitas bancas de alimentação com oferta complementar à das concessões.

Incluir uma pequena loja do clube em cada piso de cada bancada

É básico, mas não é feito. Uma pequena loja (10m2) por bancada, para satisfazer e estimular vendas aos adeptos, sempre com uma oferta especial do dia (um produto a metade do preço – neste caso era um barrete de Natal dos Suns).

Apresentar dados históricos do clube e dos seus jogadores na zona pública por baixo das bancadas

Na NBA é costume retirarem as camisolas dos melhores jogadores das equipas (Já ninguém usa o 32 do Charles Barkley, por exemplo). Na zona pública por baixo das bancadas apresentam informação muito interessante sobre os jogadores e sobre a equipa, valorizando o passado do clube e dos seus melhores atletas. As nossas paredes estão praticamente despidas.



Incluir espaços e anúncios de parceiros na zona pública por baixo das bancadas

Anúncios não faltam nas paredes do pavilhão. As nossas bancadas comunicam quase exclusivamente os parceiros que as patrocinam. Existe dinheiro para ser obtido também nesta componente.

Aproveitar a Benfica TV para gravar conteúdos com os jogadores para passar nos ecrãs

Espantosa a interacção entre as atletas e os adeptos. Num dos descontos de tempo deram uma versão dos ídolos em que o júri era composto por antigas glórias dos Suns que avaliavam os dotes vocais dos actuais jogadores, que cantavam músicas de Natal. Priceless. Imaginem só ter o Cardozo a cantar o Jingle Bells no início ou no intervalo do nosso jogo…

Uma experiência de 3 horas, quase uma dezena de ideias que poderiam ser aplicadas, haja vontade e interesse do clube em captar mais receitas.

6 comentários:

Carlos Alberto disse...

It´s time to... wake up, my friend. LOL

É claro que isso seria tudo boas medidas mas para que isso funcionasse como deve de ser tínhamos de ter um departamento de Markting a sério.

Anónimo disse...

Os Americanos estão muito à frente na componente comercial do desporto. Está aqui um excelente conjunto de ideias. Agora é enviar por um qualquer canal estas ideias à direcção do SLB. Os sócios e simpatizantes do SLB são generosos no apoio ao seu clube e muitas destas ideias beneficiam ambas as partes. Tudo pelo engrandecimento do espetáculo e acima de tudo do nosso Benfica!

Anselmo Damásio disse...

Um jogo à americana.
SAUDAÇÕES GLORIOSAS

Anónimo disse...

E fazer chegar isso à luz!

http://forcamagicoslb.blogspot.com/2010/12/negocios-estranhos.html

João Tomaz disse...

Luís, reduz para 8 que já nos oferecem o cachecol no início da época... (Vou partilhar na página do "Benfiquistas desde pequeninos" no Facebook)

Luis Rosario disse...

João, concordava de estivéssemos a falar da época passada, mas este ano não recebi cachecol. Os que estavam nos kits que oferecemos foram para os novos sócios, fiquei à espera do meu personalizado, mas está quieto...

De qq forma, esta recompensa diria respeito a um prémio de assiduidade a sortear durante a época, nos jogos em casa, e preferencialmente por sector.

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.