O meu canário viu e tal

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Quem segue este blog sabe que aqui não há aquele género de posts tipo "eu sei de fonte segura e tal", "tenho um amigo que sabe e tal", "o meu canário viu e tal", etc. Apesar de ir sabendo ocasionalmente de algumas coisas, isso não faz o meu género e então quando o assunto envolve o Benfica nem sequer me passa pela cabeça pôr cá fora qualquer tipo de informação.

Porém, desta vez, e como não é nada relacionado com o Benfica, vou abrir uma excepção. Esta estória é demasiado deliciosa para não ser contada...

Ontem à noite estava tudo certo para haver novo treinador no Lumiar. Inclusive entre os clubes, daí o comunicado de hoje à CMVM. Faltava apenas limar alguns detalhes pontuais.
Aliás, mas alguém no seu perfeito juízo acredita que se ia fazer um comunicado à CMVM sem existir acordo entre clubes? Eles são um bocado totós, é verdade, mas nem tanto...

Pois bem, a filial corrupta do Calhabé recebeu hoje instruções superiores e, à última hora, exigiu uma quantia absurda para libertar o moço. É simples, é triste, mas é a verdade.

Um abraço aos meus amigos de Coimbra. Vai ser difícil sair do pântano onde vocês próprios se enfiaram.


P.S. Não tem preço imaginar o melão que o Cotonete acabou de engolir.

6 comentários:

JS disse...

"(...)filial corrupta do Calhabé"

Ui, que respeito tens pelos outros clubes... Por acaso, para ser mais exacto a OAF tem sede na Solum, mas ok. É bom ver também confundires a tua opinião sobre pessoas com as instituições.

Mas já agora, porque a Académica se enfiou num pântano? Fica melhor sem o Vila-Boas?

Éter disse...

Meu caro JS, vou responder ao teu comentário por tópicos.

1. Não tenho o menor respeito por clubes que perderam a sua identidade e se foram deixando vergar por um punhado de emprestados e promessas sucessivas de permanência na 1ª divisão. Não tenho o menor respeito por um clube cujo cartaz promocional para a época 2008/09 era uma águia com três furos, alusivo à vitória no Estádio da Luz na época anterior. Sabes quem sugeriu esse cartaz? Adivinha lá...

2. Há uma área demográfica em Coimbra denominada Calhabé-Solum.

3. Vou sempre confundir pessoas com instituições. Por exemplo, se algum dia os dirigentes do foculporto abandonarem toda a panóplia de esquemas que habitualmente utilizam e passarem a jogar limpo, o clube vai passar a merecer o meu respeito.

4. Faço-te a mesma pergunta que me fazes a mim: porque é que a Académica se enfiou num pântano?

5. Obviamente que fica melhor com o Villas, não é isso que está aqui em causa.

Não sei se és adepto da Académica, mas se fores procura falar com pessoas que estavam ligadas à administração do clube há 5 ou 6 anos e pergunta-lhes porque é que muitas delas nem sequer vão ao estádio ver os jogos.

Um abraço

JS disse...

Caro Éter,

Não sabia que lancei tanto tópico, mas aqui vai:

1. Discordo, porque as instituições não são apenas as pessoas que as dirigem (não deixaste de respeitar o Benfica por causa do Vale e Azevedo, ou deixaste?). Podes argumentar que já foi reeleito, mas se é verdade que a Académica tem perdido identidade deve-se a vários factores (incluindo afastamento de sócios e adeptos).

2. Desculpa a correcção, mas deves querer dizer área geográfica (estou errado?). Por acaso, até penso haver distinção, eu pelo menos chamo a uma zona Calhabé (a parte sul até ao Estádio Municipal) e outra Solum, mas não vou discutir, posso estar errado, até porque oficialmente não sei se existem.

3. A questão, é que o Porto precisaria de pelo menos uma geração para mudar. O Porto não é só Pinto da Costa e eu não gosto do Porto por muito mais que isso.

4 e 5. Pensava que relacionavas o pântano com a decisão de manter o Villas-Boas. Mas por curiosidade, tens mesmo fonte próxima que saiba como tudo se passou?

Fui sócio da Académica e ia ao jogos desde 2001 até, penso, 2004. Altura que decidiram duplicar os preços. Num jogo com o SCP, passei mais tempo a meter a conversa em dia do que a ver o jogo e percebi que não valia a pena estar a gastar as minhas economias de estudante por aquele valor (tenho a sensação que muitos fizeram o mesmo e hoje será metade ou 2/3 da assistência da altura).

Éter disse...

JS, como deves compreender, a velha guarda da Académica não se afastou do clube por causa do preço dos bilhetes, mas sim por completo desacordo com a política do Simões de subserviência ao Papa...

Já te dei o exemplo do abortar do negócio Villas-Boas, que já estava consumado. Dei-te também o exemplo do vergonhoso cartaz com a águia com três buracos. E ainda te vou dar outro: nesta pré-época a direcção da Académica tinha dois treinadores em mente, nenhum deles era o nabo do Rogério Gonçalves. Sabes como é que acabou essa história, não sabes? O treinador foi mesmo o Rogério Gonçalves e houve uma pessoa da direcção que se demitiu por se recusar a pactuar com esse género de situações.
Posso dizer-te que o Rogério Gonçalves foi "aconselhado" à Académica...

Claro que podes não acreditar em nada do que estou para aqui a dizer, estás no teu direito, mas uma coisa é certa: um clube com a história da Académica não se devia vergar nem ao porto nem a ninguém.

A Solum e o Calhabé são duas zonas distintas em termos geográficos, mas em certos estudos demográficos já se utilizou a designação Calhabé-Solum.

JS disse...

Esqueci-me de justificar porquê a história do deixar ir aos jogos, é que não indo, fiquei sem estar a par. Por acaso, até sei de um tal Sogou e pouco mais.

Daí nem estar a par da situação.

Mas o meu comentário era mais sobre "a filial corrupta do Calhabé". Estás a deixar que uma direcção que, tendo em conta o sector, está há pouco tempo nisto, tomes a instituição.

Mas, ok. Percebi o teu ponto de vista, apesar de não concordar em parte.

P.S.: A história da Solum era mais brincadeira. É costume, de facto, referir-se ao Calhabé por causa do Estádio, a sede/pavilhão é que é na Solum (e, já agora, a verdadeira AAC é na Praça).

Éter disse...

Quando a direcção da Académica deixar de se vergar desta forma, eu volto a ter respeito pelo clube.

Tens toda a razão, a verdadeira e genuína AAC é na Padre António Vieira, perto da Praça. Aí é que está o verdadeiro espírito académico, que espero que nunca se perca.

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.