O respeito é muito bonito

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

É impressionante o respeito, a admiração e o carinho que o nosso Eusébio continua a granjear por esse mundo futebolístico fora. Os ingleses, mais do que todos os outros, têm por ele uma tal reverência que chega a ser difícil de acreditar.

Já neste país do terceiro mundo, onde impera a inveja, a coisa não é bem assim. Eusébio é idolatrado por milhões de benfiquistas, é verdade. Mas é só.

Chega a ser confrangedor ver certos comentadores, adeptos de outros clubes, dos principais programas de debate desportivo da televisão falarem sobre Eusébio. Por mais que se esforcem por ser politicamente correctos, não conseguem esconder o tremendo desconforto que é para eles elogiarem a Pantera. Só porque ele foi jogador do Benfica... Nem sequer interessa que, principalmente na década de sessenta, Eusébio tenha levado o nome de Portugal aos quatro cantos do planeta.

Só quando não tem câmaras nem microfones à frente, é que essa gente mostra a sua verdadeira face. Já mais descontraídos e brincalhões, pare eles Eusébio passa a ser "o macaco".
E esta eu ouvi, ninguém me contou.

Tenho a certeza que os benfiquistas em geral não esperam que adeptos de outros clubes admirem o Eusébio. Se não são capazes de mais, já só pedimos respeito.
Mas pelos vistos nem a isso o melhor jogador português de todos os tempo tem direito.

Que ao menos o exemplo dos ingleses sirva para fazer corar de vergonha muita gente e mudar certas mentalidades.

3 comentários:

JNF disse...

E quem teve a amabilidade de se referir assim ao "Rei"? Isso é que importa saber.

Éter disse...

JNF, compreendo a tua curiosidade, mas sinceramente julgo que isso é o que menos interessa neste post. Mencionei isso apenas como um exemplo, e seguramente devem haver muitos mais por esse Portugal fora.

Mas posso dizer-te que isso se passou no intervalo de um jogo, na zona vip de um estádio, a acompanhar umas cervejas e uns croquetes.

Foi uma das criaturas do Dia Seguinte. Já ficas com 50% de hipóteses...

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

essa criatura é doente.....

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.