Um dilema chamado Gaitán

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

No jogo contra o Arouca, os poucos minutos em que Jorge Jesus colocou Gaitán nas costas dos avançados veio cimentar aquela que é há muito tempo a minha opinião: Gaitán é um excelente armador de jogo mas não passa de um extremo jeitoso para o campeonato português, sendo que neste aspecto até rende mais à direita do que à esquerda. Ou seja, numa das posições abre o livro e brilha, nas outras duas limita-se a cumprir o que lhe pedem. Tenho muitas dúvidas de que, como extremo, venha a alcançar o nível de, por exemplo, Di María, mas também é óbvio que com Aimar no plantel aliado à clara falta de opções para as alas as suas hipóteses de jogar no meio são muito reduzidas.

Alguns cenários possíveis (partindo do princípio que todo o plantel está disponível):

Gaitán à direita - implica sentar Carlos Martins (que está num momento de forma fantástico) e faz com que Coentrão tenha que jogar a extremo e Peixoto a defesa (medo).

Gaitán no meio - implica sentar Aimar (o que deveria dar prisão) e novamente o problema de Peixoto ter que ser titular.

Gaitán na esquerda - Aimar e Martins titulares e Coentrão nas costas de Gaitán. Parece claramente a opção mais equilibrada, mas Gaitán só mostra metade do seu real valor.

Resumindo, parece-me óbvio que apenas em caso de lesões/suspensões de alguns jogadores importantes ou em experiências de Jesus em jogos já resolvidos é que poderemos voltar a ver Gaitán no meio. O que, na minha opinião, é uma pena.

4 comentários:

Paulo Silva disse...

Tanto cenário possível mas..
Porque não Gaitán na direita e Martins sobre a esquerda, com a possibilidade de haverem várias permutas ao longo do jogo?
Gaitán está cada vez melhor, se realmente rende mais sobre a direita, ok. Então que jogue na direita. E o rendimento de Martins, será assim tão diferente entre a esq e a direita? Não me parece. Teremos sempre um jogo mais interior esta época, é um facto confirmado. No entanto, com constantes subidas do Maxi e do Coentrão ao longo dos flancos, também pelas laterais causaremos perigo.
O melhor onze está delineado, há que trabalhá-lo da melhor forma possível.

Anónimo disse...

Boa análise, mas seja como for Coentrão só rende mais a defesa esquerdo.
É preferível um Gaitan a fazer o que lhe pedem, com Aimar e Carlos Martins em campo também, do que ter Gaitan em campo, Carlos Martins no Banco e Peixoto a defesa Esquerdo!!!!

http://forcamagicoslb.blogspot.com/

Manuel Oliveira disse...

Bem visto, Éter!

editor69 disse...

"implica sentar Aimar (o que deveria dar prisão)"...
ahahahahahahahahaaha

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.