Provar que o que aconteceu foi normal, mas com números

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

De modo a fecharmos o assunto Lyon, e sobretudo para não deixar a justificação cair no "falta de sorte" e na "expulsão do Gaitán", deixo os números que devem ser alvo de análise e que permitem ser reflexivo em relação ao ponto onde o nosso clube está, face à elite que anualmente se degladia na UCL.

A análise dos números leva à conclusão que já tirámos no início da época - este plantel para a competição interna pode chegar, para a Liga dos Campeões, fica a milhas do nosso prestígio do passado, dos objectivos da direcção e do treinador e das expectativas criadas.

Serve sobretudo para quem anda com a cabeça mergulhada na areia e pensa que, por se ter sido campeão, ter perdido "apenas 2 jogadores" e ter mantido um bom treinador, está tudo mais que pronto para voltar à competição de elite do futebol por equipas.

Jogadores sem experiência de UCL e de qualidade mediana não chegam, nem de perto nem de longe, para ter sucesso, porque erram com mais frequência e, nesta competição, o erro faz toda a diferença.

Alguns dados: 70% dos jogos do 11 inicial do SLB na UCL foram disputados por Luisão, Aimar e Saviola. Estes 3 jogadores são responsáveis por 95% dos golos que o nosso clube fez na prova. Os restantes 8 jogadores do 11 inicial dividem entre si 42 jogos de UCL, o mesmo número de jogos que fez Lisandro, menos 5 do que o treinador do Lyon já fez na prova. Pjanic, de 20 anos, tem 18 jogos e 6 golos na UCL...

Ficam os números do confronto entre o "gigante" Lyon e o "pequeno" SLB para reflexão, todos retirados do site da Uefa CL. Que permitam tomar decisões ponderadas em Janeiro para o fecho desta e em Maio para a preparação da próxima época.

Venha o Portimonense, esse sim do nosso campeonato.


1 comentários:

EK disse...

Porra. Acho que já disseste tudo. E o Jesus que não se estique. Isto é o Benfica, não cabem cá os arrogantes. Por muito bons que sejam.

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.