Porque e onde é que a nossa formação falha?

sábado, 2 de outubro de 2010

Nos últimos 2 dias temos assistido a uma interessante discussão no Geração Benfica, onde tenho dado algum contributo, sobre um dos aspectos que, na minha opinião é sem dúvida, a par da compra de jogadores no mercado, uma das áreas onde o nosso clube precisa mais de melhorar.

Aproveito a passagem do 4º aniversário do Caixa Futebol Campus, efeméride celebrada em Setembro, para avançar com algumas considerações sobre esta temática também aqui no Céu Encarnado.

Para mim a Formação do SLB é hoje mais um projecto da Fundação Benfica do que um activo para o futebol profissional do clube.

Os factos são, diria, quase irrefutáveis:

1: Desde 2004, com Manuel Fernandes, que o SLB não consegue criar jogadores de qualidade para resistirem ao crivo “exigente”do nosso futebol sénior (tivemos ainda João Pereira que de 2003-2006 fez parte do plantel, mas acabou por não se afirmar no nosso clube),

2: No último triénio, os poucos com potencial não foram aproveitados para integrarem as segundas escolhas do nosso plantel principal, possibilitando poupar no investimento no mercado e em salários (Ruben Lima, David Simão, Nelson Oliveira, Miguel Victor podiam ter assegurado que a folha salarial baixaria drasticamente e os investimentos falhados no mercado não tinham sucedido como Filipe Meneses, Eder Luis, Shaffer, etc.).

3: O clube tem demasiados estrangeiros na formação. Nos juniores, o plantel tem 7, e não estamos a contar com Oblak e Rodrigo Moreno, que não sabem o que é o Benfica e o que o clube representa.

4: O clube não consegue incutir nos jovens que lá estão o que é o Benfica. Sofremos influências de fora, perdendo potenciais reforços de seniores como Danilo (Parma) ou Toni Brito (Liverpool).

5: O clube teve necessidade de alterar várias vezes o responsável pela formação optando agora por escolher Armando Carneiro em Setembro, apercebendo-se que Manuel Ribeiro não era suficientemente competente para assumir a função no SLB.

6: Carece ainda de capacidade as equipas técnicas de alguns escalões (Treinadores muito capazes como Luis Araújo dos iniciados contrastam com elementos de grande carência técnica e sem capacidade pedagógica)

São demasiados factos que fazem com que não se consiga perceber como alguém defende que a nossa formação é um caso de sucesso, para além do facto de termos uma infra-estrutura de inegável qualidade.
Não existem argumentos nem justificação que suporte tal racional neste período 2004-2010, mas algumas melhorias podem ser feitas para que, a partir de 2010, este epíteto possa ser real, aspectos que abordaremos em breve.

3 comentários:

Anónimo disse...

Luis, antes de mais o meu agradecimento pelo teu contributo na discussão no GB. Muitíssimo válida.

Quanto ao que referes, e já muito escrevi sobre isso no GB, sabes que sempre que posso vou ver os jogos da nossa formação.

Há ali muito potencial, mas como muito bem referes, não sabemos trabalhá-lo. A qualidade está lá... não estão CR7s, porque esses aparecem de decadas a decadas, mas estão jogadores capazes de evitar que esbanjemos dinheiro em Ederes, Makukulas, Menezes e outros que tais... esse dinheiro todo junto comprava um Ronaldinho de dois em dois anos ou aumentava os bons para cá ficarem.

Um reparo apenas à questão do Tony Sa e do Danilo. A culpa não foi dos jogadores nao saberem o que é o Benfica, a culpa é de eles saberem melhor o que é o Benfica do que quem poderia ter resolvido a questão dos jogadores.

No caso do Danilo, enquanto o Manuel Ribeiro andava a com duvidas sobre o jogador e no final da epoca nem clube tinha ou contrato profissional... andou o Parma a negociar e a mostrar ao jogador que acredita nele

MaKaKo disse...

nao foi so o Manel e o joao pereira..
se fores ver a lista da selecção tens lá mais 1!

o Benfica nao trabalha bem
contrata mtas duvidas, para mandar joao pereira e silvio a sua vida...

isto fora os outros q depois de largados pelo Benfica nao dao a volta..

o Benfica assim como os seus adeptos tem a mania de ver mta parabólica e pouca liga tuga..
e isso e meio caminho para o Benfiquinha...

Anónimo disse...

"O clube tem demasiados estrangeiros na formação. Nos juniores, o plantel tem 7, e não estamos a contar com Oblak e Rodrigo Moreno, que não sabem o que é o Benfica e o que o clube representa." Mas os que sabem o que o benfica representa tambem se piraram. olha para o caso do Manuel Fernandes, Maniche e Miguel. Por isso nao vejo onde venha mal ao mundo com os estrangeiros.

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.