O fado só podia ser mesmo português

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Tenho lido por aí várias despedidas emocionadas ao Nuno Gomes, o que me faz lembrar quando, aqui há uns anos, um amigo meu anunciou que iria estagiar um ano nos Estados Unidos no âmbito do programa Inov Contacto. A família tratou logo de organizar um jantar de despedida quando ainda faltava meio ano para o rapaz ir embora. Claro que conforme a data da partida se ia aproximando, os jantares de despedida se multiplicaram. Já mesmo na recta final, houve pessoas que deixaram de ir às despedidas, já que estas tinham perdido totalmente o sentido.

Bem sei que isto é um fenómeno muito típico de Portugal e que não adianta nada estar a tentar mudar a tradição. Regra geral, os portugueses têm um prazer mórbido em prolongar a dor e gostam bastante de lembrar a ausência de quem ainda não partiu, o que é um paradoxo absolutamente delicioso.

- Ahhh, o Antunes... Era um gajo bem porreiro.

- Estou aqui ao pé de ti, pá...

- Sim, mas estou a preparar-me para quando não estiveres. Vais fazer falta, amigo.

E é por isso que hoje não vou recordar, emocionado, a carreira do Nuno Gomes no Benfica, os seus golos, as suas assistências ou o seu espírito de liderança. Nem tão-pouco dizer, com uma lagrimita no canto do olho e um xaile negro nos ombros, Felicidades para o resto da tua vida, Nuno. Foi um prazer ter-te aqui.

Não. O Nuno Gomes ainda é atleta do Benfica, tem mais oito meses de contrato, mais títulos para vencer, mais jogos para fazer, mais golos para marcar, e recuso-me a enterrá-lo antes do tempo. E mesmo que não jogue mais um único minuto, ainda assim faz parte do Benfica. Quando ele realmente sair do Benfica cá estarei para o homenagear, que ele bem merece.

8 comentários:

Jorge disse...

concordo. para quê carpir as mágoas quando o rapaz ainda pode ser útil? especialmente quando a imprensa vai inventando ausências e não-disponibilidades com Jaras e novas mega-compras na Argentina. estou à espera que apareça o primeiro nome para o meu clube...

ah, e fiz parte do InovContacto (onde estagiei, curiosamente, nos EUA aqui há uns anos) e só fiz um jantar de despedida. um. a uma semana de me pôr ao fresco. gaita, serei português que chegue?

cumps,
Jorge
http://porta19.blogspot.com

Éter disse...

Jorge, só um jantar de despedida não é suficiente para seres um português de gema. No mínimo têm que ser dois almoços e três jantares.

Ivangennaro disse...

Realmente é estúpido começar com a choradeira nesta altura...por mim já devia ter sido à muito mais tempo, sempre foi um jogador a mais no plantel, digo isto porque o nuno, nunca teve um rendimento com o mesmo nível do seu ordenado desde que regressou ao benfica, ou seja, muito alto.

Contudo, merece o meu maior respeito, sempre foi um jogador exemplar e profissional, defendendo os nosso interesses. Podia começar já em janeiro como nosso dirigente.

Jorge disse...

@Éter: tens razão. vou deitar fora o galo de barcelos. é feio que fode, ainda por cima :)

sloml disse...

Penso que o timing das pessoas neste caso se deveu apenas e só ao anúncio oficial por parte do jogador, que se deu ontem. Não foi um caso dos bloggers se lembrarem disso de repente e começarem todos a carpir mágoas.

SLBruno disse...

Realmente os teus amigos são mesmo portugueses...
É mmo de português arranjar motivos para se jantar/almoçar... Tudo é motivo para reunir a malta numa boa jantarada de convívio!
Essa é a parte importante não o motivo do jantar/almoço ;)
Eu ia a todos os jantares de despedida ou lá o que lhe quiserem chamar...

Éter disse...

SLBuno, toda a gente gosta de conviver e de jantaradas. Mas, como aconteceu naquele caso que relatei, chegou-se ao ponto em que o próprio "homenageado" se começou a fartar que toda a gente lhe quisesse dar uma espécie de último adeus... Ainda por cima algumas pessoas nem sequer se davam assim tanto com ele.

Percebes onde quero chegar?

Bimbosfera disse...

Nesta situação pode-se dizer ao Nuno Gomes «Toca a andar»?

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.