Espionagem empresarial?

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Aqui fica um pequeno excerto da entrevista de Bento Valente, o principal olheiro do zbordin que foi contratado no final da época passada pelo Manchester City, ao site Academia de Talentos (podem ler a entrevista completa aqui):


Muito se tem falado na internet, acerca do Prof. Bruno Maruta, que era o principal olheiro do Benfica há alguns anos. Entretanto, ele saiu do Benfica e foi para o Sporting, mas, dois anos depois, saiu dos leões e voltou para o Benfica. Correm muitos rumores na internet que ele tenha vindo "espiar" o Sporting a mando do Benfica, para ter acesso à base de dados do Sporting. Podia-nos explicar exactamente o que se passou com o Bruno Maruta? Como ele foi parar ao Sporting, quem é o que foi buscar e porque é que ele saiu?


O Bruno Maruta era a pessoa no Benfica que fazia o trabalho mais parecido com o meu. A nível nacional falava-se de Aurélio Pereira, Bento Valente e Bruno Maruta. Quando se foi buscar o Bruno Maruta foi a situação que falei anteriormente, de olhar para o clube rival e pensar que a galinha deles é mais gorda que a nossa e desejar que a galinha deles venha para nós. E foi o que aconteceu.

Eu fui sempre contra a sua contratação, até porque já tinha algumas situações menos positivas em relação a ele, porque estando em clubes completamente opostos como é o caso do Sporting e do Benfica há sempre atritos no meio disto tudo. Portanto, ir buscar para o Sporting um elemento que nos tinha causado algumas situações menos agradáveis e arranjado situações que nós não concordámos era arranjar um problema onde ele não existia.

A vinda do Bruno Maruta para o Sporting veio confirmar todas as minhas suspeitas, ele não veio trazer nada de novo ao Sporting e, pelo contrário, veio causar uma grande instabilidade dentro do clube a todos os níveis, pois o departamento de recrutamento ficou logo dividido (criou-se a área 1 e 2 e até aí o departamento era só um) e a partir daí os atritos começaram, num departamento que até então tinha um grande sucesso.

Se a vinda do Bruno Maruta para o Sporting foi pensada ou planeada para vir espiar ou aprender connosco isso não sei nem posso confirmar, mas, em relação a isso, sempre tive algumas dúvidas quanto à sua entrada no clube porque a única coisa que analiso são factos e os factos é exactamente isso que revelam.

Tem alguma opinião sobre quem é que enviou e depois veio buscar o Bruno Maruta ao Sporting por parte do Benfica?

Penso que foi o Presidente do Benfica. Trata-se de uma pessoa bastante interessada no futebol juvenil e, aliás, desde que o Sr. Luís Filipe Vieira chegou ao Benfica, o clube tem feito um bom trabalho na formação.

Que danos é que na sua estimativa, criou esta passagem de Bruno Maruta pelo Sporting? Disse que ele não acrescentou nada, mas, por outro lado, pode ter vindo retirar algo. Ele teve acesso à base de dados do Sporting...

Completamente, durante dois anos ele teve acesso à base de dados do Sporting, teve acesso aos métodos de trabalho do Sporting, teve acesso à estrutura, soube como está montada, o que as pessoas pensam, qual a forma de trabalhar, qual a metodologia utilizada, etc.

O Sr. Bruno Maruta neste momento tem conhecimento de tudo e, se ele não tivesse vindo, teria mais dificuldades em concorrer connosco.


A conclusão que tiro destas palavras é que o Benfica não anda a dormir na área da prospecção de jovens talentos, antes pelo contrário.

É claro que depois de ter dado esta entrevista, onde há uma pequena referência elogiosa a Luís Filipe Vieira, o senhor Bento Valente corre o risco de ver ser inventada uma qualquer historieta em que ele afinal é funcionário de uma empresa fictícia de Vieira. Ou então algo mais mirabolante como, por exemplo, o Manchester City ter instruído Bento Valente a elogiar o presidente do Benfica para depois ter preferência na compra de David Luiz. Infelizmente chegou-se a um determinado ponto em que tudo é possível.

4 comentários:

JNF disse...

Causando o risco de ser polémico, não acho que o Benfica tenha vindo a fazer um bom trabalho ao nível da formação. Para mim, como o nome indica, o mais importante não se trata de ganhar títulos mas sim de "formar" jogadores, conseguir que eles passem para a equipa principal. E nisso, o Benfica falhou por completo. Depois de Rui Costa, quem veio e teve relativo sucesso? Moreira, João Pereira e Manuel Fernandes. Pouquíssimo. E passando para a Era Vieira, temos Miguel Vítor apenas. Um único jogador que pouco se afirmou no Benfica (mas que a meu ver tem mais que qualidade suficiente para pertencer à equipa principal). Outros poderão, casos de David Simão, Roderick, Leandro Pimenta, Nélson Oliveira, mas não passam de promessas.

Hoje olhamos para a selecção principal e vemos 3 jogadores formados no Benfica: Manuel Fernandes, João Pereira e Sílvio. Todos jovens, todos mal aproveitados. O primeiro porque foi um sacaninha de m*rda, o segundo porque uns idiotas acharam que não prestava (meu Deus, estava mais que visto que o João Pereira ia ser bom jogador) e ao terceiro nem foi dada uma oportunidade.

Por tudo isto não acho que estejamos a fazer um bom trabalho na formação.

-=amadorjp=- disse...

Eu só gostava de colocar uma pergunta a esse senhor... quem é que abordou o Bruno Maruta? Foi alguém do Sporting, de certo, então porquê do jornalista levantar suspeitas da ida do bruno para "sacar" a base de dados do Sporting? Depois fez o sentido inverso, pois como ele próprio diz, não estava a resultar no Sporting.

Luis Rosario disse...

A formação, a formação...

Se não tem objectivos, não tem estratégia e não se vê resultados (títulos em barda e passagem de jogadores para a equipa sénior), então não pode estar bem.

Éter disse...

Atenção que, apesar de estarem interligadas, prospecção é diferente de formação. Se a segunda não aproveita o trabalho da primeira, isso é outra conversa.

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.