Castigo eterno?

quinta-feira, 21 de outubro de 2010


Diz-nos a mitologia grega que Zeus decidiu castigar os titãs pela sua rebelião. O mais famoso chamava-se Atlas, que foi condenado a sustentar a abóbada celeste para todo o sempre.
Pode parecer bizarro, mas esta história antiga faz-me lembrar o actual Benfica...

Desconheço o que fez o desgraçado do Javi García para Jesus o ter condenado, pelos vistos também para todo o sempre, a sustentar a equipa do Benfica. Só que, ao contrário do Atlas, que lá vai cumprindo a sua missão (ainda não me caiu nenhum pedaço do firmamento na cabeça), o mesmo não se passa com o Javi. É por demais evidente que o rapaz não dá conta do recado sozinho; e se no campeonato português ainda vai disfarçando, lá fora a conversa muda de tom. Não consegue, não vale a pena insistir. Chega a ser confrangedor ver um jogador daquela qualidade (e todos sabemos que a tem) completamente perdido no campo, tentando acorrer a todos os fogos, por vezes ateados involuntariamente por companheiros de equipa, e acabar invariavelmente subjugado pelo adversário. Há até alguns momentos nos jogos em que o Javi tem um ar tão perdido que só me apetece entrar pela televisão dentro e dizer-lhe: Hombre, yo te ayudaré!

Se calhar era altura de repensar a estratégia, a táctica, o sistema ou que lhe quiserem chamar. Continuar a insistir nisto dificilmente dará bons resultados. Estamos a chegar a um ponto em que a teimosia roça outra coisa... Lembro-me que gozava bastante com Paulo Bento por ele se recusar a abandonar o seu célebre losango, quando era claro que esse sistema já estava esgotado. Não vou gozar com Jesus mas não posso deixar de questionar o porquê de não se verem alternativas de jogo. O Benfica não tem jogadores para jogar como fazia na época passada, porra! E o que enerva mais é que parece que já toda a gente percebeu isso menos o treinador.

O problema, o grande problema, é que na época passada havia um amigo que ajudava o Javi, mas foi para Londres e não volta. E entretanto ninguém lhe apresentou outro amigo. Não se faz.

5 comentários:

zigofrigo disse...

Concordo plenamente!

Não entendo esta fixação do JJ. E vão três jogos perdidos da mesma maneira. Não me esqueço do Liverpool. Jogar com Aimar, Saviola e Gaitan pode ser muito bom no jogo ofensivo mas e o defensivo?

Acho que ele precisa de ver como faz o Mourinho, que mesmo com grandes equipas não se coibe de em muitos jogos apresentar equipas ou sistemas defensivos!

Nada fazer ao intervalo e deixar tudo na mesma foi de ceguinho! Só tinha de colocar em campo o Airton e tirar o Saviola, tirar o Aimar e colocar do lado esquerdo o César Peixoto, como fez mas se calhar a defesa!

Espero que ele tenha razão e as razões para a equipa ter falhado sejam outras mas visto de fora dá sempre a sensação que o Benfica perde estes jogos com muita facilidade, e por causa do sistema táctico, pois é muito o espaço deixado atrás, e com jogadores evoluídos dá no que dá!

No entanto e analisado friamente era um jogo muito difícil pois este Lyon é uma equipa fortíssima na liga dos Campeões! Jorge Jesus devia saber isso e entrar com uma equipa de combate e guardar Aimar ou mesmo Saviola para entrem depois!

Resta esperar que possamos ganhar na Luz, mas não vai ser nada fácil!!!

Anónimo disse...

Ora aí está o grande problema!

Não se pode adaptar um equipa a um sistema de jogo. Tem é que se adaptar um sistema de jogo às características dos jogadores que temos.

http://forcamagicoslb.blogspot.com/

Unknown disse...

hombre que yo te ayudaré ;)

Jaime disse...

Bom post.
Deixa-me só acrescentar que o Javi não foi o único a perder o seu amigo. O Maxi também anda "deprimido"...

TC disse...

Concordo em pleno com o que foi dito. O sistema está dissonante dos jogadores é preciso adaptar a táctica aos jogadores (cujas contratações falharam) e não o inverso que tem vindo a acontecer. O melhor Benfica ocorreu com Fábio a fazer de Di Maria, mas tapou de um lado destapou do outro importa encontrar alternativas no seio do grupo e estas têm que ser tácticas.

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.