1 ano de Céu Encarnado

domingo, 13 de dezembro de 2009

Há precisamente um ano atrás, demos início a um blog onde nos propúnhamos escrever sobre o nosso Benfica. O que começou em jeito de brincadeira e servia apenas para desabafar sobre o que nos ia na alma, transformou-se em algo um pouco mais a sério. Em breve os textos começaram a ser comentados e até tivemos direito a seguidores do blog.

Sempre que há alguém a ler algo que outra pessoa produz, isso deve fazer aumentar a responsabilidade de quem escreve. A forma que encontrámos de aumentar a nossa responsabilidade foi mantermo-nos fiéis aos nosso ideais e princípios. Nunca escrever só por escrever. Nunca escrever para dizer mal de algo sem fundamentos. Nunca escrever para lamber o rabo de ninguém. Aliás, como diz uma personagem que marcou a minha juventude: "Só te cagam em cima da cabeça se te baixares muito". E de uma coisa podem estar certos, neste blog nunca ninguém se vai baixar perante nada.

Para concluir, resta-me agradecer a todos aqueles que perdem uns minutos por dia a ler o que aqui se vai escrevendo.

E agora deixo-vos um texto do JNF do Eterno Benfica, o blogger com o qual eu mais me identifico em toda a blogosfera encarnada e que, através da leitura dos seus posts, me fez ter vontade de também eu ter o meu próprio blog:


Há praticamente dez anos, pela mão de João Vale e Azevedo, um grande avançado da Noruega, sim, melhor que o Karadas, chegou ao Benfica com a promessa de muitos golos. Chamava-se Sigurd Rushfeldt e era figura de proa do Rosenborg multi-campeão norueguês. Mas Rushfeldt, como tantos outros na altura, não rendeu nem metade dos golos esperados. Aliás, nem um jogo fez, proporcionando apenas um belo momento Kodac que ficaria (ou não) para a posterioridade. O que é facto é que perante a grandeza do clube, o bom Rushfeldt não se conteve, e teve de sair à pressa, palavras de Vale e Azevedo, se bem se lembram.

O que é que isto tem de semelhante com o Céu Encarnado? Bom, neste caso, eu sou uma espécie de Rushfeldt. Fui convidado pelo Éter e pelo Scandium para escrever o post de aniversário deste belo blog. Será o meu primeiro e penso que último artigo no Céu Encarnado. Só vim aqui, a pedido deles, proferir umas palavrinhas e ir-me embora, tal como o norueguês. Confesso que da primeira vez que por aqui passei também estive à beira do mesmo problema do Rushfeldt: quase não me continha com este post. Aliás, este é um dos muitos exemplos da efectiva fina ironia, da verdadeira, não da burgessa, que os autores deste espaço tão bem sabem utilizar. Mas não só de ironia se faz este blog. Quando é preciso criticar, eles estão aqui. Quando não gostam de um jogador, dizem-no. E quando acham que o Benfica não segue o rumo devido nem honra a sua história, fazem questão de anunciá-lo, doa a quem doer, porque a verdade e a memória deste nosso clube são eternas, mesmo que isso implique criticar quem está no poder. Aquela história dos yes man não com é com eles. Aqui pensa-se o Benfica. A prova disso é, além da atitude anti-lambe-botismo já referida, a atitude anti-bota-baixismo que podem ver aqui e aqui.

Não sou do Céu Encarnado desde pequenino. Mas quem vem a este blog sabe que é efectivamente bom. Aliás, é dos melhores. E as quase 50 000 visitas espelham precisamente isso. Podem ter poucos comentários, menos, muito menos do que a qualidade deles merecia. Para mim é, certamente, dos 15 melhores blogs encarnados, daí visita-lo praticamente todos os dias. Se eu podia viver sem o Céu Encarnado? Podia, mas não era a mesma coisa. Muito obrigado pela oportunidade de poder, desta forma, parabenizar o vosso trabalho, pois criar um blog é fácil, mas mantê-lo com a vossa assiduidade e qualidade é bem difícil. Venham muitos e bons anos para este espaço. Parabéns.


Saudações Benfiquistas,



JNF, do Eterno Benfica

5 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo vosso excelente blog. um dos meus preferidos!

Anónimo disse...

Este blog é fantástico!!!

Sou fã desde o primeiro post. Muitos parabéns!!!

Anónimo disse...

Parabéns, vocês merecem. O JNF destaca a fina ironia e tem toda a razão. Não há blog igual a este nesse aspecto.

pedro

Pi disse...

Ainda este blog não tinha sido criado e já eu estava entusiasmada com o que iria ser escrito aqui. Parabéns aos dois. Espero que continuem durante muito tempo a deliciar-nos com os vossos posts. Mesmo que isso implique que eu fique, como é costume, uma eternidade à espera que o Éter venha para a mesa à hora de jantar... Primeiro o post, depois a refeição! ;)

Bimbosfera disse...

Vocês têm, portanto, mais um ano e um «poucochinho» do que eu, por assim dizer. Eu nasci a 02 de Janeiro de 2010... Ok, ok, é bom saber!
Parabéns!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.