Futebol global

terça-feira, 25 de agosto de 2009

O facto de o Benfica ter que fazer escala em Kiev, prosseguindo depois numa viagem de cerca de 350km de autocarro, para conseguir chegar a Poltava, incomoda-me muito mais do que o duelo no relvado. A justificação para o voo não ser directo é, segundo as autoridades de Poltava, o facto de o aeroporto local não estar preparado para receber aviões de grande dimensão.

Não percebo como é que a Uefa dá tanta importância ao estádios, chegando mesmo a obrigar alguns clubes a jogarem em recinto emprestado, e descura as questões da acessibilidade.
Eu realmente acho muito bonitos aqueles vídeos promocionais que mostram criancinhas a jogar a bola nos mais diversos ambientes por esse mundo fora, tentando mostrar que o futebol é global e que está ao alcance de todos, mas qualquer dia temos uma equipa desconhecida de uma cidade meio perdida no meio das montanhas do Cazaquistão a entrar nas competições europeias.
E depois, como é?

Numa perspectiva estupidamente absurda poderemos ter o seguinte cenário:
a comitiva da equipa visitante aterra num aeroporto, percorre milhares de quilómetros num autocarro a cair de podre até ao sopé da dita montanha e, por fim, inicia a subida da mesma ao jeito daquelas expedições que víamos nos filmes de aventura, em que havia burros a carregarem os mantimentos e morriam sempre um ou dois guias.

3 comentários:

Filipe Rodrigues disse...

Se essa equipa espedicionária for o FC Porto, por mim tudo bem. A verdade é que a abertura da Europa leva a estes encontros. E não podemos esquecer que para clubes como o Zenit ou o CSKA ou até os Israelitas, vir a Portugal também não é pera doce. Imaginem uma equipa da Russia ter de vir jogar a Leiria ou a Chaves. Também temos de pagar o facto da nossa ocidentalidade.
Outra questão mais pertinente é saber se estas equipas do casaquistão deviam estar já a competir com clubes de dimensão superior, ou se não devia haver mais pré-eliminatórias.

Éter disse...

Tens razão, Filipe. O problema é que se o Desportivo de Chaves fosse às competições europeias, a Uefa arranjava maneira de dizer que o estádio não cumpria os mínimos e lá tinham eles que ir fazer o jogo a Braga, Guimarães ou Porto.

JNF disse...

Pior que isso é o exemplo do Vitória de Setúbal. Comparem o Bomfim com a amostra de estádio em que o Benfica jogou em Bucareste, frente ao Dínamo, há uns anos...

Éter, já viste a Liga Eterno Benfica? Não te vais inscrever e "limpar" a competição :-) ?

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.