Acabou por fim uma longa novela que durou tempo de mais

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Premissa 1: Embora seja completamente descabido considerar a filial de Braga um rival do Benfica, a verdade é que nos últimos anos, coincidentes com a presidência de António Salvador, esse clube transformou-se em algo de profundamente repugnante, fazendo uso de todo o tipo de esquemas, dentro e fora do relvado, para levar a água ao seu moinho. E, particularmente em relação ao Benfica, foi dotado de um anti-benfiquismo de tal forma animalesco que com certeza faz corar muito portista. A filial não é um rival mas sim um inimigo, palavra que nem sequer deveria fazer parte do vocabulário desportivo.

Premissa 2: Nuno Gomes não me diz muito enquanto jogador. Teve três primeiras épocas de grande nível no Benfica, depois saiu para Itália e quando regressou foi mau de mais para ser verdade. Nunca percebi como é que num clube que luta para ser campeão havia um avançado com lugar cativo no onze inicial que marcava 7, 8, ou 9 nove golos por época, enquanto que do outro lado da barricada víamos Bennis, Liedsons, Lisandros e até alguns Farys, Meyongs e Nenés desta vida andarem na casa dos 20 golos. Não será com certeza culpa dele, se calhar foi o homem certo na altura errada, mas para mim o Nuno Gomes é a imagem de um Benfica perdedor, murcho, sem estofo nem exigência. Quem viu jogar homens com o killer instinct do Rui Águas, do César Brito, do Magnusson, do João Pinto, do Isaías, do Nené, etc, e depois leva com o Nuno Gomes durante 12 anos... Custa um bocado a aceitar, caramba! No entanto, compreendo que a malta que anda agora na casa dos vinte anos considere o Nuno Gomes um avançado espectacular da História do Benfica. Não têm culpa de, enquanto cresciam, terem sido brindados com Pringles, Totes, Akwás, Pepas, Sokotas e outros rapazes deste calibre. Tiveram um cheirinho do que é um avançado com o Van Hooijdonk e o resto é basicamente Nuno Gomes. Percebe-se, portanto. Felizmente agora há Cardozo para mostrar como deve ser a média de golos de um avançado que joga numa equipa de topo, embora o Cardozo não caia nas boas graças de todos os adeptos porque não tem uma carinha laroca e não bate com a mão no emblema de cada vez que mete a bola lá dentro.
Depois vem a parte de o Nuno Gomes ser um símbolo do Benfica. Não sou nada dado a simbolismos atribuídos a pessoas, mas para mim o símbolo vivo do Benfica dá pelo nome de Mário Coluna, que personifica tudo aquilo que é este clube e muito mais. De cada vez que vejo o senhor Coluna falar sobre o Benfica arrepio-me todo, o que nem Eusébio me consegue fazer. Depois temos outro símbolo humano, que se chama Cosme Damião, ou como eu gosto carinhosamente de o chamar: Pai. Colocar o Nuno Gomes sequer perto deste patamar de simbolismo é confrangedor e até cruel para o próprio jogador.


E é então com base nisto que desejo ao Nuno Gomes tanta veia goleadora na sua nova aventura como aquela que ele demonstrou nas últimas nove épocas de águia ao peito. Quanto à parte do benfiquismo do Nuno Gomes, só posso dizer que me faz alguma confusão como é que alguém que aparentemente sente tanto o Benfica consegue ir defender as cores de quem tanto ódio nos tem e recebe os nossos jogadores e adeptos com pedras, bolas de golfe, insultos brejeiros, armadilhas em túneis, agressões, etc, etc, etc. Não bate certo e nem a conversa do profissionalismo se enquadra neste contexto tão específico. Faz-me confusão, repito, mas não me deixa indignado ou sequer levemente aborrecido. O Nuno Gomes nunca despertou em mim grande paixão, portanto agora também não despertará grande raiva.
Eu ficava era lixado se o Rui Costa agora resolvesse ir para a SAD da filial durante um ou dois anos e depois regressasse como se nada fosse. Isso sim, seria grave.

Ai, porque ficando em Portugal tenho mais hipóteses de ir ao Europeu.
Tem juízo, Nuno, que já tens idade para isso.

23 comentários:

RFOM disse...

Excelente!

Anónimo disse...

Até que enfim. Pensava que era só eu que achava o nuno gomes um avançado vulgar. Muitos jogos o benfica não ganhou por ter falhado golos de baliza aberta.
Escusa é de voltar.

ToElGordo disse...

Lapidar!

Marciano disse...

Tanta lenga lenga por esses blogues, facebocks, jornais, etc e tal sobre a avécula e está aqui tudo dito!!!
Obrigado Eter

Anónimo disse...

nao foi o maria amélia que acusou por gestos os braguinhas de usarem doping??
com amarelinha talvez marque mais

luis liquito disse...

finalmente, já não aguento ler nos jornais perguntas a o nuno porque é que o coitadinho saiu do BENFICA.Para mim saiu foi tarde.Na verdade o maior feito dele nem foi com a camisa do BENFICA, e sim o golo contra a inglaterra.
E embora nada tenha a ver com o assunto, já repararam que o fdp do villas foi para uma equipe que tem o Ramirez,o david luiz, e agora quer o coentrão????
Se não pode treinar o BENFICA, vai ter um gostinho, digo eu de que.

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

Clap! Clap! Clap! Clap! Clap!

não é como teu amigo que te agradeço este post...

é como benfiquista...

Benfica Sempre!

Ivangennaro disse...

Alguém que me entende...muito bom, está ai tudo!!!

Anónimo disse...

Perder tempo com um jogador que não é nosso. Trocou, não voltes!!!

janjanreis disse...

que excelente post,100% de acordo.
vai para o Braga e por favor nao voltes mais.

pedro pisco disse...

concordo plenamente, afinal na sou unico

Anónimo disse...

1 dos melhores textos que li sobre esta palhaçada ate ao momento.muito bem dito...a mim tambem nao me deixa saudades nem tao pouco pena confesso que isto estame perfeitamente a passar ao lado,a unica coisa que me irrita é que os antis pensam que com isto nos estao a dar alguma facadazinha..lool.isso irritame de resto..bom voyage

Alexandre disse...

Não concordo com tudo, mas concordo com o essencial. Que belo regresso!

Abraço,
Alexandre

Peter Pedro disse...

Eu concordo na parte em que não é nenhum drama o Nuno Gomes deixar o Benfica e na parte em que não precisava de continuar a jogar em Portugal, até porque de certeza que em Portugal o salário dele vai ser inferior ao que poderia ser. No entanto, chamar a Nuno Gomes um jogador banal ou vulgar parece-me no mínimo injusto e bastante redutor! Falas em Isaías, Néné, JVP e outros... compara o Benfica da altura desses senhores e o Benfica da altura do Nuno Gomes. Compara os trófeus ganhos na altura desses senhores e os troféus ganhos na altura do Nuno Gomes. E até podes comparar a média de golos do JVP, na altura em que o Benfica andava nas ruas da amargura, com a média recente do Nuno Gomes. Isto tudo para além das excelentes campanhas que sempre realizou pela selecção.

Faria Nuno Gomes falta dentro do campo? Não me parece. Poderia ser uma mais-valia fora dele? Possivelmente. Poderia ter ido terminar a carreira no estrangeiro? Claro. Foi um jogador vulgar que passou pelo Benfica? Nem pensar.

herr von bolas disse...

O nuno saiu tarde do Benfica e devem nunca mais o deixar voltar.

De acordo com o post.

A saída dele, com entrevista ao pasquim record não foi por acaso.

Logo, ó nuno vai pró caralho. Se dez anos são muito tempo: 12 foram muito mais.

Anónimo disse...

Caro Éter, concordo em parte com o que dizes, mas para mim, o Nuno Gomes foi um dos grandes jogadores do Benfica. Não marcou muitos golos comparado com o Rui Águas, Magnunsson, mas deu muitos a marcar, o que para mim também é muito importante.

Miguel

Águia Preocupada disse...

Um post que denuncia mais ressabiamento que indiferença e só assim se explica o que está escrito.
Elevar Rui Águas e outros à condição suprema e banalizar Nuno Gomes, só por manifesta má vontade e dor de cotovelo.
Concordo que Nuno Gomes já não tem idade, desenvoltura nem frescura de outros tempos e que dentro de campo não seria por certo uma mais valia! Mas numa altura em que o nosso clube e sobretudo o seu balneário está completamente descaracterizado, com estrangeiros de várias nacionalidades a mais e portugueses a menos, talvez o Nuno pudesse ser muito útil.
Mas mesmo que não tivesse lugar na equipa o que aceito, já não compreendo nem aceito é a forma como este processo decorreu. Nuno Gomes esteve tempo suficiente no clube, para merecer um tratamento mais condigno para ele e para o Sport Lisboa e Benfica!

Anónimo disse...

Belo texto, obrigado!

E aos que dizem que fazia falta no balneário, pergunto o que andou ele a fazer a epoca passada. Não o vi transmitir mistica alguma, o que vi foi jogadores a sair do campo depois de derrotas em anemas cavaqueiras, ou então rasparem-se para o balneário para não darem a cara...

Berrante De Encarnado disse...

E mai nada! Muito bom!

A minoria chora. Por minoria, entenda-se como os chorões que preferem uma derrota do Benfica a verem o Falso Gomes no banco, e os anti Vieira aproveitadores.

Cumprimentos benfiquistas

Anónimo disse...

Águia Preocupada, a gente já te conhece de outros lados e sabendo o que escreves, vê-se logo o teu calibre.
Estás-te nas tintas para o NG, mas como agora é necessário falar bem dele, para depois fazeres o contráro com LFV e restante direcção, cá apareces cândido e com asinhas de anjo. Jovem, já não enganas ninguém e os teus apaniguados também não.

Sardinha

Éter disse...

Peter Pedro, atenção que quando falei em Isaías, Nené, etc, tive o cuidado de frisar que se calhar o Nuno Gomes foi o homem certo na altura errada. Talvez tivesse marcado muitos mais golos se jogasse nessas épocas, mas isso nunca iremos saber.

E ao longo do texto não o chamo vulgar nem banal, apenas o associo automaticamente a um período horrível do Benfica. É um jogador até bastante inteligente tacticamente mas peca no essencial para a sua posição: marcar golos. O Cardozo, por exemplo, falha muito golo escandaloso, mas também marca muito. O Nuno Gomes falha muito e marca pouco e no final do jogo é isso que conta.


Águia Preocupada, portanto dizer que um jogador tem "killer instinct" é elevá-lo à condição suprema? Estaremos todos assim tão condicionados com os 12 anos de Nuno Gomes que quando se fala em avançados que marcam golos dá ideia de que estamos a falar de criaturas míticas que só conhecemos dos livros? Não sabia que a ferida era assim tão profunda, mas isto há-de passar.

Luis Rosario disse...

Só para dizer que temos o tempo um bocadinho ocupado, pelo que se demoramos um pouco a aprovar os comentários, pedimos desde já desculpa.

É que vocês de vez em quando surpreendem o blog com uma carga de mimos que não estamos à espera!

Mas continuem! :)

Ricardo Chaves disse...

Se nem o Eusébio acabou a carreira no Benfica, porque raio é que o Nuno Gomes devia ter lugar cativo?

Por outro lado e como disse Jesus muito bem, se não jogou nos outros anos, não era agora que ia ser opção.

O Nuno Gomes é bom jogador, é superior a César Brito e nunca me fez a desfeita que me fez o Rui Águas, mas também não é tão bom que justifique o amor que alguns adeptos lhe têm. Vou aguardar para ver como se comporta na próxima temporada, antes de efectuar comentários, mas não lhe posso desejar sorte...

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.