Absolutamente lapidar

domingo, 17 de outubro de 2010

Admiro bastante o senhor Carlos Móia pelo muito que tem feito pelo desporto português, nomeadamente por ser o principal mentor das corridas nas duas pontes sobre o Tejo. Para além disso, é um benfiquista dos sete costados que muito me apraz ouvir falar, o que normalmente faz pouco mas bem. Aqui fica um excerto do seu discurso ontem na Casa do Benfica de Ovar (podem ler a notícia completa aqui):


Ser do FC Porto era ser o que o FC Porto era: um clube a fechar-se dentro de uma região, a olhar todo o resto de Portugal como um espaço de inimigos em delírio, de mouros a abater. O Benfica dava-me a imagem oposta: a ilusão de um universo sem limites

Naquele tempo, ser Benfica era escolher simbolicamente a liberdade. Enquanto os nossos adversários tinham a dirigi-los homens da Legião, deputados da União Nacional, magnatas e burocratas enfeudados no salazarismo, nós, no Benfica, tínhamos presidentes que tinham sido operários e sindicalistas, que tinham sido deportados e perseguidos pela PIDE, que não se resignavam à ditadura, antes pelo contrário

Não, o Benfica nunca foi o clube do regime, foi sempre o clube que o regime teve de suportar a contragosto e de que, depois, se apoderou para, na sua propaganda, lhe parasitar a glória.

Acusaram-nos de sermos ridículos por ameaçarmos não jogar no Dragão se não nos derem condições de segurança. Ridículos? Só assim, levando essa nossa luta para além dos 3 pontos que estão em jogo, poderemos ganhar o que é preciso ganhar: a batalha por um futebol mais respirável, menos subterrâneo. Onde a viagem a um estádio não se transforme na vertigem de uma intifada com meia dúzia de aprendizes de talibãs escondidos a rirem-se dos vidros partidos, dos desaforos, dos insultos, do sangue talvez.

2 comentários:

Anónimo disse...

Isto isto e de uma lucidez impar só pode ser de um simbolo do nosso GLORIOSO BENFICA ..
obrigado sr Carlos Móia

patriarca disse...

Excelente texto, o deste SENHOR CARLOS MOIA, só é pena não haver mais "Carlos Moia" na justiça em portugal, á frente da policia, em portugal, frente aos orgãos de soberania em portugal, na comunicação social em portugal,que infelizmente esses cargos foram entregues de mão beijada a individuos do Sistema Corrupto e mais Carlos Moia que apareçam, pelos vistos NINGUÉM os consegue reter na sua caminhada Mafiosa Corrupta rumo á tentativa desenfreada de DESTRUIR o Benfica e CALAR de vez os Benfiquistas, com argumentos podres, nojentos, tramposos, saidos de pocilga onde vivem aqueles javalis e quando os não têm FOGEM como ratos, como o fez o Porco rui porqueira, aos argumentos SÓLIDOS do Antonio Vasconcelos, sobre o apito dourado e respectivas escutas.
Venham MUITOS MOIAS, MUITOS HOMENS que PUGNAM PELA VERDADE DESPORTIVE E ÉTICA NO DESPORTO E NA VIDA, publique-se em tudo o que é sitio estes textos, inclusivé enviá-lo a Instâncias internacionais, que embora nada venham a fazer, mas pelo menos ficam ao Corrente daquilo que a Máfia Corrupta, ENCABEÇADA PELOS PORCOS, estão a fazer ao Desporto e á vida das pessoas em portugal, como eles actuam, quais os seus métodos de actuação e os meios que utilizam para conseguirem chegar aos seus macabros fins.
Abaixo os Mafiosos Corruptos.

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.