A Uefa dos Ovrebos

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Julgo que é impossível esquecer a actuação do árbitro da meia-final da Champions da época passada, entre o Chelsea e o Barcelona. Em Portugal já tinha visto muitas habilidades daquele género, mas na Europa foi a primeira vez.

Disseram os ingénuos que a Uefa não arriscaria a credibilidade da competição encomendando tão escandalosa arbitragem, e que aquilo foi apenas uma série de infelizes coincidências. Se assim fosse, mandaria a prudência que aquele árbitro ficasse afastado dos holofotes da ribalta durante uns tempos ou que, no máximo, arbitrasse uns jogos menores da Liga Europa.

Mas, como é óbvio, a Uefa não conhece a palavra prudência nem tão pouco se preocupa com discrição. Lá fora, as coisas passam-se como em Portugal: às claras e sem pudores. E, assim sendo, ontem pudemos ver o senhor Tom Henning Ovrebo a apitar alegremente mais um jogo da Champions.

Desta vez, a encomenda era para um clube conhecido pela sua honestidade e de passado impoluto, a Juventus...
Também é engraçado verificar que, além da Juve, os outros dois principais protagonistas do Calciocaos, a Fiorentina e o Milan, também estão na Champions.


Agora vamos pegar nisto tudo e ver alguns exemplos de como a Uefa trata os clubes portugueses...

Verão de 2008 - Benfica e Guimarães procuram que se faça justiça e afrontam as altas cúpulas da Uefa.
Resultado: o Guimarães é afastado da fase de grupos da Champions graças a duas arbitragens do nível da do Chelsea vs Barcelona.

Verão de 2009 - o zbordin é empurrado para fora da fase de grupos da Champions em prol da Fiorentina. Julgo que se pusermos os clubismos de parte é consensual que a arbitragem em Alvalade foi uma nítida encomenda.

Vários Verões passados - o foculporto é sistematicamente beneficiado em jogos da Champions. Desde o célebre golo mal anulado ao Manchester em Old Trafford, que permitiu que o foculporto seguisse em frente e fosse depois campeão europeu, até ao jogo de ontem em Stamford Bridge.
Ontem à noite parecia mesmo que estava a ver um jogo do campeonato português. Houve de tudo: uma expulsão perdoada à Besta Alves, por agressão a Terry, e consequente penálti por marcar contra o foculporto; o Fucile quase arranca uma perna ao Malouda e não acontece nada; uma quantidade de faltas junto à área do foculporto em que o árbitro manda seguir; o monstro verde e o Falcão mergulham na área do Chelsea e não há cartão; o monstro verde tem uma entrada perigosa sobre o Carvalho e outra sobre o Cole e não há cartão; um indivíduo chamado Fernando, que deu pau o jogo inteiro, só conseguiu ser expulso nos descontos. Aliás, o único jogador do foculporto a ser admoestado com cartão amarelo em todo o encontro foi mesmo o Fernando. Tudo isto são coincidências? Pois sim...

Quanto ao Benfica, que é aquilo que verdadeiramente me interessa, só espero que o tal Verão de 2008 não contribua para nos estarem reservadas umas bonitas encomendas durante esta campanha europeia.

É bom não esquecer que a Uefa tem sempre a faca e o queijo na mão e não costuma olhar a meios para atingir os seus interesses. Na época passada o Mundo e, principalmente, os patrocinadores pediam uma final entre Messi e Ronaldo e assim foi...

2 comentários:

Anónimo disse...

excelente texto, a maior parte das pessoas só se preocupa com o que se passa em Portugal e não vê o big picture.

BT26 disse...

Nessa do guimarães não foi só da liga dos campeões(ou melhor,liga dos corruptos,a sigla é a mesma)foram vergonhosamente expulsos da uefa também.Já não sei onde li(foi um blog dos nossos claro),e o rapaz que escrevia dizia que nesta edição havia pelo menos 6 equipas que tem casos de corrupção,estamos a falar de pouco menos de 20%,e ele salvo erro nem referiu milan e fiorentina(o que daria 8 e logo estaríamos a falar de 2 grupos em 8, 25%).

Benfica sempre

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.