Esmiuçar as minudências

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Se há coisa que sempre me irritou foi a designação "Chelsea de Hilário, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira", que passou mais tarde a "Chelsea de Hilário, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Bosingwa e Deco". É certo que é um clube com muitos portugueses e um brasileiro que joga na selecção portuguesa, mas julgo que não era caso para tal disparate.

O curioso é que nunca me lembro de ter ouvido o "Atlético de Simão", o "Lyon de Tiago", o "Valência de Manuel Fernandes, Miguel e Hugo Viana" ou até o saudoso "Milan de Rui Costa", só para dar alguns exemplos. Por outro lado, recordo-me perfeitamente de ouvir o "Werder Bremen de Hugo Almeida", esse avançado de classe mundial.

Porém, agora há uma novidade. Ontem vi o programa dos resumos da Champions e reparei que o fenómeno alastrou para outros clubes. A minúscula moça com ar de actriz de filmes porno para anões refere-se com entusiasmo ao "Lyon de Lisandro" e ao "Marselha de Lucho". Deixámos portanto de ter a lógica utilizada no caso do Chelsea, em que jogam portugueses, para ter uma nova lógica que diz respeito a jogadores que já jogaram no campeonato português.

O problema é que esta lógica tem falhas graves...
Porque é que a Juventus não há-de ser do Tiago, o Standard do Ricardo Rocha ou o Unirea do Bruno Fernandes e do Semedo? Ou até mesmo o Wolfsburg do Benaglio, que já jogou em Portugal e é bom rapaz?
Porque é que se analisarmos todas estas incongruências verificamos que o critério seguido é sempre o mesmo? Ex-jogadores do foculporto.
Porque é que até nestas pequenas e ridículas minudências, mas que de tão gritantes não podem passar despercebidas, o foculporto tem que ser mais valorizado do que os outros?

É caso para dizer: "E a Rtp, é de quem?".

Não é preciso responder, era uma pergunta retórica.

3 comentários:

rixmene disse...

Bem falado.

De facto também já tinha reparado nisso, tal é o exagero...
Enfim... é a comunicação social que temos...

Nem todos são assim, mas costumam ser afastados.

JNF disse...

Excelente texto, mais uma vez. Outro exemplo: "O Real Madrid de Cristiano Ronaldo". Nem está mal... o pior é que já ouvi alguém da SIC dizer que "os adeptos do Real estão em êxtase por verem, FINALMENTE, um grande jogador de classe mundial".

Acho que o Real tem alguns jogadores dessa tal classe mundial, mas os jornalistas da SIC é que sabem.

Éter disse...

JNF, permite-me acrescentar que o Real Madrid sempre teve, tem e terá jogadores de classe mundial.

O Cristiano Ronaldo é apenas mais um no longo historial do clube.

E eu mais depressa dizia o "Real de Raúl" do que o "Real de Cristiano Ronaldo". Mas isso sou eu, que gosto de quem joga por paixão e não de quem o faz apenas por dinheiro...

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.