O Benfica de Quique Flores

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Se ao intervalo já estava bastante exasperado a ver o Estrela a jogar, no decorrer da segunda parte esse mal-estar agudizou-se ainda mais. A única forma que encontrei para me acalmar e não me sentir envergonhado foi mentalizar-me que aquele não era o Benfica. Era apenas o Benfica de Quique Flores.

Como é possível o Benfica de Quique Flores presentear os seus sócios e adeptos com esta exibição? Como?! E no final há desculpas? Não. "O jogo era difícil." Pois, Quique, deu para ver. Penosamente difícil, acrescentaria eu.

Quantas equipas de topo na Europa jogam como o Benfica de Quique Flores, com a bola a passar directamente da defesa para o ataque e sem haver mais que três ou quatro passes seguidos? Zero.

Como é possível que um argelino diga que o Yebda é o melhor jogador da Liga e alguns benfiquistas embarquem nessa ladainha? O Yebda? Tenham dó! O Yebda, que recebe o seu dinheiro a tempo e horas e não se cansou em jogos internacionais, hoje foi atropelado pelo meio-campo do Estrela. O Yebda que reflicta muito bem sobre as suas primeiras exibições com a camisola encarnada e sobre as tristes figuras que anda a fazer nos últimos meses.

O que é que o Jorge Ribeiro continua a fazer com a camisola do Benfica? Como é possível pôr este indivíduo a jogar só para o Sídnei não ser titular? Esta embirração de Quique com o miúdo já passou todos os limites do razoável. O Sídnei é um excelente jogador, com grande margem de progressão e, para quem gosta de números, é só o central mais caro da história do clube. Mas é apenas a quarta opção para o eixo, tendo até o Jorge Ribeiro à sua frente na luta pela titularidade, como se constatou hoje. Exemplo claríssimo de como se queima um jogador...

Para que é que o Benfica gastou milhões na contratação do Pablo Aimar, que é um craque, e lhe paga um ordenado principesco, se é para jogar à base de pontapés longos dos centrais para o Cardozo? Qual é a utilidade de Pablo Aimar nesta forma de jogar? É que já nem interessa se ele está na esquerda, na direita ou no meio. O homem assim não consegue render. É confrangedor ver o Pablo em campo e ele mal tocar na bola. Mas se foi assim durante 90 minutos, presumo que o treinador não veja problemas nisso.

Podem dizer e escrever o que quiserem, mas o Katso já não está com a cabeça no Benfica há muito tempo. Perdeu a influência no meio-campo e, acima de tudo, a alegria de jogar.

Gostei da exibição do Cardozo que, apesar de ter sido solicitado no jogo aéreo 1593 vezes, nunca virou a cara a luta e esforçou-se sempre para tentar tabelar com os colegas ou segurar a bola na esperança que alguém aparecesse para o ajudar. O Nuno também se portou bem, mas a idade e, principalmente, a forma de jogar do Benfica de Quique Flores desgastam-no demasiado cedo. Deve ser triste para um jogador com inteligência acima da média ter que jogar naqueles moldes.

Em relação à componente física, é impressão minha ou a rapaziada do Estrela correu muito mais? E não me venham com as desculpas dos jogos das selecções, porque já no último jogo em casa contra os vitós, estes correram também muito mais. Os jogadores andam todos rotos.

Mas pronto, vamos todos apoiar o Quique, coitadinho, porque senão não somos bons benfiquistas e não percebemos nada de futebol. Porque ele tem métodos inovadores e os jogadores evoluem muito e tal. E os projectos precisam de tempo e mais não sei quê. Por mim, já vi o suficiente deste projecto do Quique. Não gostei.

Fica esta questão: mas o que interessa ao Benfica que os jogadores evoluam muito a nível individual se, passados oito meses, a nível colectivo estão uma verdadeira miséria? Quem beneficia com isto? Os jogadores. Quem é prejudicado? O Benfica. Com o que é que eu me preocupo? Apenas e só com o Benfica, os jogadores são apenas funcionários temporários do clube.

Se eu não sofresse tanto com o Benfica, não me importaria nada que Quique Flores cumprisse o seu contrato até ao fim, só para depois ouvir e ler as conclusões de quem hoje o defende até aos limites da irracionalidade. Iria ser curioso e divertido, tenho a certeza. Mas acontece que me preocupo mesmo com o Benfica; e com este treinador ao leme o futuro é negro.

Na próxima jornada o Benfica de Quique Flores defronta uma equipa que joga razoavelmente bem à bola e que treina todos os dias. Aguardemos...

1 comentários:

Anónimo disse...

Ernesto Valverde JÁ!

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.