Coiso da Uefa

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Antes do coiso propriamente dito, a Uefa começou por informar que, depois do sucesso dos árbitros de baliza na passada edição da Liga Europa, estes vão agora ser utilizados também na Champions. Eu sinceramente não sei que sucesso é que eles viram mas, assim de repente, lembro-me de um penálti verdadeiramente inacreditável, em plena Luz, na área do Liverpool, mesmo nas barbas (por acaso tinha mesma barbas) do árbitro de baliza, que até teve que levar com um petardo para ver se acordava. E houve muita mais escandaleira no ano passado na Liga Europa... Portanto, para mim, isso dos árbitros de baliza é uma grande tanga. Porque se uma equipa de arbitragem entrar em campo com certas e determinadas instruções (como esquecer a forma como o senhor Ovebro arrumou com o Chelsea e colocou Messi na tão ansiada e lucrativa final contra Ronaldo?), não interessa para nada se os árbitros são três, cinco, ou cinquenta e quatro.

Depois desta parvoíce, veio outra. A Uefa fez cara feia e, qual Inquisição dos tempos modernos, avisou que vai perseguir os batoteiros que compram e influenciam resultados de futebol (o foculporto ainda hoje tem marcadas no lombo as consequências de tão dura perseguição, não é?).

Minutos depois destas palavras começa o coiso. E porquê coiso? Porque chamar àquilo um sorteio é falta de educação para com os sorteios. A meio do coiso do pote 3, estava eu todo contente com as hipóteses do Basel ir direitinho para o grupo do Benfica, quando me apercebo que afinal isso não podia ser. Porquê? Não se sabe. Que eu tivesse reparado não havia ali mais nenhuma equipa suíça...

Depois saiu o papelinho com o nome do Ajax. Ok, porreiro, pode ser este, pensei eu. Mas pensei mal, afinal também não podia ser, isto apesar de ainda não haver qualquer equipa holandesa nos grupos (o Twente era do grupo 4). Resumindo, quando faltavam sair quatro equipas do pote 3, os senhores da Uefa já tinham mais ou menos determinado quem ia ficar em qual grupo. Isto depois daquela conversa da batota... Espectacular!

Quanto ao nosso grupo... Tivemos sorte no pote 1, azar no pote 3 e assim-assim no pote 4. O Lyon já não é o mesmo de há três ou quatro anos atrás. O Schalke é uma equipa alemã e o Benfica parece que tem uma espécie de maldição quando joga nesse país (a ver se é desta que quebramos isso). O Hapoel implica uma viagem muito longa e isso nunca é bom.

Num clube com o prestígio e dimensão do Benfica e, muito especialmente, face a estes três adversários, considero ridículo sequer pensar-se que o objectivo mínimo é ficar em terceiro para passar para a Liga Europa. O mínimo é ficar em segundo e o máximo é ficar em primeiro. Qualquer resultado que não seja seguir em frente na Champions será, na minha opinião, uma vergonha.

8 comentários:

Jotas disse...

Excelente caro Éter, toda a razão.

DarthVader disse...

tanga da boa, lérias so para a fifa nao ter de fazer o k é mais k obvio, o uso de tecnologias para assistir o arbitro na sua decisao.

o que me envergonharia a mim nao era o benfica nao passar, seria nao jogarmos um puto, se fizermos grandes jogos, mas tenhamos azar em varios resultados e nao passarmos por 1 ponto ou diferença de golos, nao considerarei vergonha, o lyon e o schalke sao duas boas equipas.

Anónimo disse...

penso que tivemos sorte porque o unico fora de serie neste grupo,somos nos.para passar basta jogar á BENFICA.não temos no grupo nenhum papão.força BENFICA

JNF disse...

Lyon e Schalke, parecem-me, actualmente, ligeiramente mais fortes que o Benfica, mas nenhum deles joga o que o Benfica 2009/2010 jogou. Hapoel pode ser uma incognita, e arrisco dizer que e no confronto com os israelitas que tudo se vai decidir para os tres restantes, pois o HAPOEL eliminou equipas interessantes nas ultimas edicoes da UEFA. E um grupo totalmente em aberto, o mais equilibrado da prova.

Manuel Oliveira disse...

Ahahahahah! Pelo título parecia que era outro o coiso, mas tudo bem.
Quanto ao Grupo, aceitável. Melhor era difícil.
Já te respondi lá na caixa!
Blog do Manuel

JS disse...

Apesar de também ter estranhado o condicionamento do Basileia, é quase certo que está nos regulamentos. Não ia passar em claro, num sorteio deste tipo, uma ilegalidade.

Mas porquê, não sei...

Éter disse...

JS, claro que tem que estar nos regulamentos. O problema está em quem fez esses regulamentos, e porquê?

Anónimo disse...

Escandaloso arbitraje pro- Barça de Ovebro en el el Barça/ Chelsea......

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.