Formação

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Benfica, Real Madrid, Barcelona, Milan, Juventus, Manchester United e Liverpool. Estes são os maiores emblemas da Europa, repletos de êxitos nacionais e internacionais. São inúmeras as semelhanças entre eles, mas há um aspecto preocupante em que o Benfica tem vindo a ficar para trás.
Vejamos:


Real Madrid - Raúl, 17 épocas

Barcelona - Puyol, 14 épocas

Milan - Maldini, 25 épocas

Juventus - Del Piero, 17 épocas

Manchester United - Giggs, 22 épocas

Liverpool - Gerrard, 22 épocas

Benfica - ?

Este ponto de interrogação é o resultado de anos e anos a descurar a formação de jovens atletas.
Todos os colossos europeus, por mais dinheiro que tenham para contratar estrelas, preocupam-se em manter no clube pelo menos dois ou três jogadores provenientes da formação ou que chegaram ao clube muito novos. Apesar das espantosas 25 temporadas de Maldini em San Siro, Gerrard é, na minha opinião, o melhor exemplo: está no Liverpool desde os 7 anos de idade!

Só recentemente o Benfica voltou a investir e a dar importância a esse aspecto absolutamente basilar da vida de qualquer clube. E os resultados estão à vista, o Benfica tem equipas a lutar pelo título em quase todos os escalões da formação e jovens preparados para dar o salto para os séniores.

Na actualidade, o rosto visível da aposta na formação é o Miguel Vítor. O Benfica tem que preservá-lo a todo o custo e dar-lhe condições para evoluir ainda mais. Há muitos anos que não tínhamos um jogador vindo da formação com tanta qualidade e raça. Vê-se que o Miguel sabe muito bem o que é o Benfica, resultado de vários anos a capitanear os diversos escalões da formação por onde passou.

Tenho esperança que daqui a uns anos o Miguel Vítor possa ocupar o lugar do ponto de interrogação daquela lista. Será apenas uma questão de tempo até ser o capitão dos séniores e o líder do balneário.

1 comentários:

Anónimo disse...

tens toda a razão, é isso mesmo.

cumps

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.