Glamour

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Tenho lido e ouvido muitos comentários em relação à possível contratação de Jorge Jesus; pelos mais diversos motivos, uns contra e outros a favor.
Mas há alguns comentários que me causam alguma... confusão, para não dizer pior. Há uma série de pessoas que julga que Jesus não é bom para o Benfica porque: "é um labrego", "não sabe falar", "não se sabe vestir", "tem um corte de cabelo ridículo", "masca pastilha de boca aberta" e outros deste género.
Curiosamente, nenhuma dessas avaliações implica que Jorge Jesus não perceba de futebol, o que me leva a pensar que quem profere e escreve tais coisas não está minimamente preocupado com o futebol do Benfica, mas sim com a aparência do treinador.

Quem ouvir esta gente falar ainda pensa que o Benfica é uma agência de modelos! Eu sempre achei que o Camacho era um labrego e que suava imenso debaixo dos braços, o que dava muito mau aspecto e até algum nojo, e no entanto ele criou as bases para Trapattoni ser campeão. Também sou livre de pensar que o Mário Wilson não sabia combinar a camisa com as calças e que a escolha do calçado deixava muito a desejar e no entanto reconheço que o Benfica lhe deve muita coisa. E se falamos de cortes de cabelo, acho que ninguém me dá um tiro se eu disser que o Paulo Bento tem feito um grande trabalho no zbordin, mesmo sem ganhar nada.

Se fossemos actualmente um clube vencedor, que coleccionasse títulos atrás de títulos e esmagasse sem piedade a concorrência, eu até daria alguma importância à figura estética e à verbosidade do treinador. Mas da maneira como estamos, e não tenhamos pejo em afirmá-lo, de rastos, julgo que não podemos falhar mais na escolha de quem deve orientar a equipa. A margem de manobra é zero e nunca poderá ter como base a elegância.

Eu não sei se Jorge Jesus é ou não o homem certo para o Benfica, mas avaliar a sua competência para o cargo de treinador tendo como base o seu aspecto, digamos, pouco polido, é profundamente ingrato e injusto. Tanto para ele como, e principalmente, para o Benfica.
É por este tipo de coisas que estamos como estamos.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.