Masoquismo

terça-feira, 16 de março de 2010

O jornal A Bola escreve que Jesus vai manter Cardozo a marcar os penáltis e fala mesmo em "confiança absoluta". É um ponto de vista, sim senhor, mas eu chamo-lhe masoquismo.

O Benfica não pode estar refém de uma possível quebra de confiança de um único jogador, ainda que este seja um grande ponta-de-lança e o melhor marcador do campeonato. Não é justo para a equipa nem para o próprio atleta. Aliás, na minha opinião, a maneira mais correcta de defender o Cardozo seria exactamente retirar-lhe essa pressão dos ombros. Ou então só o deixar bater os penáltis quando o Benfica já vencesse, para a pressão ser menor e ele readquirir a confiança, algo que é notório que neste momento ele não tem.

Ao longo dos anos, já vi grandes jogadores serem momentaneamente afastados dessa responsabilidade por estarem a falhar muitos penáltis. Aí, os interesses do colectivo prevaleceram e os atletas foram resguardados. Não percebo por que é que Jesus quer ser diferente.

Deixo uma suposição no ar: último minuto no Vélodrome, resultado em 0-0. Cardozo vai bater o penálti e converte. É erguido em ombros pelos colegas e os adeptos exultam.
Agora imaginem que falha... O que fará isso à tal confiança do jogador que Jesus tanto quer preservar? Como se sentirá Cardozo? Qual será a reacção dos adeptos? Sinceramente, é um filme que eu nem quero imaginar.

6 comentários:

Anónimo disse...

e também podes imaginar a mesmissíma situação e ir converter por exemplo o Saviola e igualmente falhar, o que é que viria a ser dito!!!!!!!!
É que o jogador que vá substituir o Cardozo numa situação dessas irá para lá tão ou mais condicionado que o próprio Cardozo (será sempre um pau de 2 bicos resolver essa situação - se o cardozo já não estivesse em campo era outra história, mas como ele nunca é substituido....)
O melhor é não haver penaltis em condições de extrema pressão e se houverem o Tacuara que os converta (marque golo) como já fez noutros penaltis em que se verificavam empates ou derrotas naquele momento.

editor69 disse...

Não imagines...não vale a pena ficcionar a vida real...nunca dá em nada!

Anónimo disse...

é uma questão polémica, é tipo o ser-se preso por ter cão e por não ter.

mas eu tirava o Cardozo da marcação dos penaltys. saviola parece-me uma boa opção, é um jogador muito mais experiente e frio.

JNF disse...

Retirar-lhe esse estatuto seria prejudicial ao próprio atleta. Seia um sinal de quebra de confiança, e isso num jogador como Cardozo, titular indiscutível, poderia ter consequências graves. Por mim continua, a não ser que seja o próprio a pedir para deixar de marcar. Nesse caso atribuiria a responsabilidade ao Javi ou ao Saviola.

Anónimo disse...

Estatisticamente é pouco provável que Cardozo falhe o próximo penalti, logo, é super inteligente da parte do JJ manter essa opção!
Se nos lembramos do que aconteceu com Sporting... às tantas não tinha nenhum jogador que sabia marcar penaltis, pois todos falhavam, por isso, é melhor que Cardozo continue a marcar. Acredito que se ele falhar o próximo com certeza será o próprio a abdicar desse estatuto e isso tirará peso de cima dos ombros de quem assumir essa responsabilidade.

RedG disse...

Caro Éter,

Uma penalidade coloca sempre a equipa refém de uma possível quebra de confiança de um único jogador e da inspiração do mesmo.
Seja ele qual for.
Em 2 épocas o Cardozo nunca falhou sempre que foi chamado. Esta tem corrido mesnos bem de bola parada (penalties e livres) mas muito melhor de bola corrida.
Tacuara é forte e se a oportunidade surgir não perdoará!

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.