Vamos à fonte

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Li uma notícia no site do Record a informar que o New York Times escreveu um artigo a destacar o facto de o Benfica actuar sem portugueses no onze. Achei estúpido. A que propósito é que o New York Times iria publicar um artigo que destacava tal coisa? Decidi ir beber a água directamente da fonte, em vez da habitual mixórdia filtrada e engarrafada que o Record nos serve diariamente.

Deparei-me com um excelente artigo, que obviamente não destaca "o facto de o Benfica actuar sem portugueses no onze", como anuncia o Record. O artigo refere isso, sim senhor, mas destaca muitas outras coisas, talvez incompreensíveis para quem trabalha na redacção do Record (provavelmente leram o título e ficaram por ali, não me admirava nada). No fundo, é uma belíssima análise à realidade de três colossos do futebol e ao rumo que cada um está a seguir.

Real Madrid, Inter Milan and Benfica will always be among the great names of European club soccer. They have been champions of the continent before, and all three are on top of their qualifying groups after winning on Tuesday. Isto é logo o primeiro parágrafo. Leiam. É bom. Não bebam aquela merda do Record, está inquinada.

8 comentários:

Anónimo disse...

Já li e é um excelente artigo de análise... No Record a fluência em inglês deve ser ao nível do vão de escada!

mWo disse...

O inglês-americano dos pasquineiros do Reco-Reco é fantástico...

joão godinho disse...

Burrice (ou talvez não) do Record. No título desse pasquim é destacado a falta de portugueses no onze habitual como negativo, à boa maneira tuga (quem viu a prestação dos jogadores a actuarem em Portugal no último jogo da Selecção só pode sorrir). Mas o tom do artigo do NYT é exactamente o oposto, destacando como uma força o "outside help" e citando ainda que as maiores vitórias do Real Madrid sempre se apoiaram em estrangeiros. Se o tom fosse aquele que o Record pretende, seria muito fácil recordar o Bi-campeonato Europeu do Glorioso, só com jogadores estrangeiros, mas isso nem sequer é referido.
Mais um exemplo de um estilo de jornalismo que os americanos poderiam chamar de "bottom of the barrel".

Seismilhoesum disse...

Pois é, retira-se a parte que "interessa", faz-se notícia, até são capazes de alegar que é verdade .... MAAASSSS ... as coisas RETIRADAS do seu contexto (cirurgicamente, de propósito ou não) podem dar uma INTERPRETAÇÃO completamente diferente ...... conforme o que se quer!

BR disse...

Éter... o reco reco escreve apenas sobre o que lhe interessa e com as palas bem postas para que veja apenas as partes que lhe interessa.
Por isso o reco reco esqueceu de dar noticias e capas de jornais quando no sábado o foculporto jogou com onze estrangeiros no onze inicial e que ao final apenas o varela era tuga.

Mas disso ninguém fala... porque também a ninguém interessa.
O reco reco escreve desta maneira sobre isto e sobre o benfica pq sabe que faz muita comichão à maioria dos benfiquistas e vende...

Difícil está é de os benfiquistas deixarem de comprar este jornaleco.

Trapalhadas disse...

Eles no record leram...mas o google tradutor tem estas coisas...traduz palavra a palavra e nao expressoes e isso deve ter trocado as voltas aos meninos...que pelo que eles escrevem parecem ser muito intiligentes:P

Red Sniper disse...

Caro Éter

Os editores do rascord, fizeram a leitura que iria ter na óptica deles maior impacto para os leitores do clube dos antis...

Nada a fazer, pessoalmente há mais de 9 anos que não conspurco as mãos com esse pasquim !

dot disse...

Boas

Independemente da qualidade jornalistíca do record, que para mim é o desportivo mais especulativo e menos fiável, o artigo refere claramente que para um português com orgulho nas suas gerações de ouro será "estranho" olhar para este Benfica.

Mas para mim o melhor do artigo é sem dúvida quando referem que o golo que foi marcado ao basileia foi o mais melífluo (teve mais harmonia) da liga dos campeões, isto é um elogio impagável.


Um abraço

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.