Percurso dos jovens para chegar a Sénior do SLB

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Do que tenho reflectido, parece-me ser esta a forma adequada para 90% dos nossos activos que chegam dos juniores ou têm menos de 22 anos:

1º Ano - Liga Orangina - Adaptação ao país ou a uma realidade diferente da do SLB. Não vai trazer nada de novo ao clube, nem vale a pena cá estar. Vai jogar para a rua... Tem de aprender que a vida custa a todos.

2º Ano - Regresso ao SLB - Analisa-se evolução e passa um ano de aprendizagem com os Maiores. Sofre por não jogar, mas está na altura de aprender como nunca, melhorar táctica e tecnicamente e reforçar índices musculares. Pró ano estará melhor e mais forte!

3º Ano - Equipa da 1ª Liga - Põe em acção os conhecimentos, ganha maturidade e calo, leva porrada, dá provas da evolução, continua a crescer, faz-se homem e jogador.

4º Ano - Integra o plantel e é activo ou é vendido/dispensado. Aqui não deve haver dúvidas - ou reforça o plantel ou termina a ligação.

Claro que podem existir excepções, mas o ciclo deveria ser este. Roderick perdeu 1 ano, esperemos que não perca outro. Miguel Vítor fez o ciclo certo embora com um ano a mais no SLB antes de ir para fora (Aves, SLB - 2 anos, Leicester, SLB). Rodrigo e Nelson também o estão a fazer.

Penso que o método é este. Jogadores como Jara e Kardec (um pouco mais velhos) devem fazer ciclos de 3 anos (SLB, fora, SLB), mas o modelo aplica-se.

Só os fora-de-série (ou os jogadores para o qual o clube não tem alternativa mais experiente para pôr a jogar - tipo Di Maria) poderão escapar a isto nestas idades, entrando directamente para o plantel como alternativa válida. Não tenho dúvidas que Nelson e Rodrigo poderão ser óptimos jogadores no futuro, mas arrisco-me a dizer que ainda necessitam de ser emprestados no próximo ano, antes do seu potencial ser totalmente captado pelo SLB, em 2012/2013, com 22 anos.

5 comentários:

Bernardo disse...

isto nunca pode ser aplicado de olhos fechados. estás a admitir que não há jogadores a jogar a grande nível com menos de 22 anos que há e com muita fartura. não sei se o nélson e o rodrigo serão exemplos desse tipo, espero que sim. mas são jogadores que têm qualidade para serem apostas como tinha o di maria, que ficou no benfica e foi aposta, ao contrário do coentrão que tem a mesma idade. e agora foram os dois para o real por valores aproximados. podemos dizer que o coentrão precisou daquele tempo para aprender ou podemos pensar que se tivesse sido aposta, não renderia talvez no primeiro ano (di maria não rendeu, nem no segundo), mas se calhar perdemos um ano ou dois de coentrão no benfica ao mais alto nível pelo caminho dos empréstimos. que idade tem o neymar? ganso? que idade tinha o pato quando chegou à europa? o pastore? o robinho? isto para falar de casos mais conhecidos.

saudações,

Luis Rosario disse...

Coentrão precisou daquele tempo todo, claramente.

Di Maria como chegou nunca jogaria na primeira época no SLB de hoje, precisava claramente do tempo fora na 1ª época e teria certamente feito uma 2ª melhor.

Como escrevi, na minha opinião aplica-se a 90%. Poderão excepções obviamente, Neymar, Pastore e Pato enquadram-se nesse perfil.

Jotas disse...

Ora viva, cá estou eu, regressao de férias, para percorrer esta gloriosaesfera.
São de facto questões pertinentes, eu acho que um jovem, precisamente essencialmente de jogar e as equipas B seriam vitais, desde que levadas a sério como em Espanha, assim o jogador não só tinha competição, como era melhor acompanhado dentro do próprio clube.

Anónimo disse...

Esta reunião do Relvas com o presidente da federação é de morrer a rir.A profissionalização dos árbitros foi discutida.Depois de serem profissionais o Pintinho já não lhes pode mandar o Jantar?Ou pode?Tenham juízo,antes deles serem profissionais,tem é que conseguir apitar sem medo.

Anónimo disse...

benfiquista a serio,

caro luis rosario,

a sua ideia na teoria é boa só que os clubes da liga orangina e da 1.º liga não apostam nos jogadores emprestados pelo benfica salvo raras excepções como foi o paços de ferreia o ano passado. penso que a melhor opção seria o proprio treinador do benfica ir chamando juniores com potencial para os jogos mais faceis (tipo taça da liga) e apostar neles para que quando cheguem aos seniores já estejam prontos para jogar com regularidade. é assim que o barça de guardila, o manchester de fergusson, o sarsenal de wenguer fazem. é preciso é coragem dos treinadores do benfica e as escolhas da cantera sejam criteriosas (jogadores humildes, com raça, com orgulho de vestirem a nossa camisola, e que sobretudo sejam bons tanto tecnicamente como tacticamente). já agora não seria boa ideia adoptar o mesmo sistema tactico desdos os iniciados até aos seniores. assim pouparia-se tempo na adaptação dos jogadores a novos sistemas tacticos conforme o treinador.

Related Posts with Thumbnails
 
Céu Encarnado - by Templates para novo blogger
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.